Quer sejam salgados ou doces típicos italianos, esse povo chegou no Brasil cheio de receitas em suas malas, que não somente influenciaram a nossa culinária como um todo, como também movimentam nossa economia com restaurantes tipicamente italianos, costumeiramente liderados por descendentes dos imigrantes dessa nacionalidade. Conheça um pouco mais da realidade dessas pessoas.

Além da arte, da cultura e da arquitetura que o povo italiano criou e disseminou pelo mundo, temos também a gastronomia. E não estamos falando somente dos pratos tradicionais, como também das mais variadas sobremesas tipicamente italianas que conquistaram o mundo todo e podem ser facilmente encontradas no Brasil, afinal de contas: somos dotados da maior população de italianos fora da Itália!

Estamos falando aqui desde os Canollis, o Mascarpone, a Panacota, o Panetone, o Tiramisu e muitos outros doces típicos italianos. Veja um pouco mais sobre esse tema aqui no texto abaixo.

RECEITAS DE DOCES TÍPICOS ITALINOS QUE PASSAM DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO COMO A CIDADANIA

Os primeiros italianos que chegaram à nossa terra, ainda que dotados de uma série de receitas originais, nem sempre tinham os ingredientes. E por conseguinte, tiveram de adaptar. Foi aí que muitas receitas, “tipicamente” italianas, surgiram. Do improviso!

  1. BIFE À PARMEGIANA: Antes de gerar surpresa – sim, o bife à parmegiana existe na Itália, mas este é feito tão somente com cordeiro, e não é nunca acompanhado por arroz, muito menos com batatas fritas. Isso é uma invenção totalmente brasileira;
  2. PALHA ITALIANA: De italiana, só tem o nome! A Palha Italiana é inspirada nos salaminhos de chocolate que temos na Itália, mas ao invés do chocolate, aqui usa-se brigadeiro, e ao invés dos frutos secos, biscoitos;
  3. RISOTO À PIAMONTESE: Ainda que o risoto realmente seja italiano, e que a Região de Piamontese também exista, o Risoto à Piamontese que conhecemos aqui não existe na Itália. A receita brasileira foi completamente criada em nosso solo e os italianos desconhecem a mesma por inteiro!

Mas calma aí, esse texto não era sobre as comidas típicas? Sim sim, estamos para falar aqui é das receitas italianíssimas, feitas por descendentes de italianos ou entusiastas da cultura, das mais variadas cidades. O assunto inclusive já foi tema do Globo Repórter!

A maior parte desses pratos podem ser encontrados no Rio Grande do Sul, onde a gastronomia italiana tem grande influência, quer seja nos pratos brasileiros, alemães, poloneses, portugueses, e até mesmo os árabes, judaicos e africanos.

É em meio a essa mistura de receitas e raízes culturais que pratos como a famosa Pizza são adaptados, revistos e criativamente recheados com os mais diferentes ingredientes.

Leia também:

100 nomes italianos masculinos e femininos mais comuns e raros

Saiba qual o fuso horário da Itália e viaje sem jet lag

QUE DELÍCIA É PROVAR UM POUCO DA ITÁLIA NO BRASIL!

Vemos também vastamente disseminados em nossos restaurantes o famoso Risoto, as massas ao molho bolonhesa, a lasanha, o nhoque (do italiano Gnocchi), assim como do mundo das sobremesas, o Gellato, o tiramisù, e aos que têm sorte, um típico e delicioso cannoli, que tem sua receita original vinda da Sicília.

Os descendentes de italianos sabem que essas delícias fazem sucesso, e é por isso que empreendedores como o Alexandre Leggieri, vendedor de Cannolis na Feira do Bexiga, em São Paulo, investiu em seu projeto culinário, levando a cultura de seus ancestrais para qualquer um que queira provar. O mesmo, a partir da venda dos doces, é capaz de sustentar toda a sua família!

E é essa a realidade de muitos outros empreendedores brasileiros, que em suas raízes, encontram famílias italianas. A mão para a culinária é passada de pai para filho, e por consequência, a cultura se mantêm viva, junto com esses sabores natais inconfundíveis.

Sobrenomes italianos no Brasil: os mais raros e populares

VOCÊ JÁ PROVOU O SABOR DA ITÁLIA EM SÃO PAULO?

Todos que comem do Canolli do Leggieri sabem que é o sabor vindo direto da Itália! E fica tão pertinho da gente que é simplesmente tentador ir correndo lá na Feira do Bexiga para provar dessas delícias.

E se você, assim como o Alexandre, tem as raízes de sua família vindas lá da Itália, tem ainda mais motivos para ir provar na feira um pouquinho da cultura de seus ancestrais através de diversos doces típicos italianos. E não somente pelo sabor, mas por honrar as tradições do povo que passou por longas trajetórias para trazer o nome de sua família até nosso solo!

Honre a história de seus ancestrais: participe da cultura dos mesmos e reconheça suas raízes! Se o seu objetivo for reconhecer a sua cidadania italiana, gozando a partir desse momento de todos os direitos de um cidadão italiano nato, fale conosco da Cidadania4u.

Somos uma assessoria de renome no mercado, assim como, dotados de inúmeros casos de sucesso. Fale conosco no [email protected] e saiba mais detalhes sobre como podemos te ajudar! 😀

Nossa equipe de especialistas está esperando seu contato desde já!

Nos falamos em breve! Até mais!