Enviar dinheiro para outros países pode se tornar uma tarefa difícil – e cara – se você não sabe qual é o melhor meio de fazer essa remessa. 

Como esse pode ser um problema que você está enfrentando agora, ou pode muito bem enfrentar no futuro, nós da Cidadania4u pensamos em fazer esse artigo especialmente para que você não passe por maus bocados quando chegar a hora. 

Se você quer saber como enviar dinheiro para a Itália, aproveite a leitura!

Como enviar dinheiro do Brasil para Itália?

Exatamente isso que você leu: é possível enviar dinheiro do Brasil para a Itália. E o melhor: pode ser feito de diversas maneiras, seja do sofá da sala a entrega pelos próprios correios. Para melhor entendimento, decidimos separar esse artigo em formas de envio tradicionais (ou mais conhecidas) e formas de envio online. 

  1. Formas de envio tradicionais: 

1.1. Transferência bancária;

1.2. Casas de câmbio;

1.3. Correios.

  1. Formas de envio online:

2.1. PayPal;

2.2. Western Union;

2.3. Wise;

2.4. Remessa Online.

Vamos entender cada uma dessas modalidades e descobrir qual a melhor para você? Acompanhe o texto.

7 formas de enviar dinheiro para a Itália

Começando pelas formas mais tradicionais de enviar dinheiro para fora do país, nós temos 3 opções: através de bancos, correios e casas de câmbio. Independente da opção escolhida é necessário que você entenda: não há opção sem taxa. 

Vindo pela perspectiva de serviços online, suas chances de sucesso (e opções de envio) são maiores. Atualmente, os melhores serviços de transferências financeiras online para o exterior são: PayPal, Remessa Online, Wise e Western Union.

Agora que já deixamos isso claro, falaremos separadamente de cada um desses modelos. 

Transferências bancárias

Um dos modos mais seguros de seguir com o envio de dinheiro para a Itália ou qualquer outro país, basta transferir o dinheiro da sua conta do Brasil para a conta italiana. O processo é muito fácil de ser feito, pedindo ajuda do seu gerente ou apenas utilizando o aplicativo do seu banco.

Como falamos acima, existem taxas a serem pagas, e por se tratar de banco, além das taxas de câmbio, há a necessidade de pagar as altíssimas taxas de administração. Também é importante que você saiba que existe um limite de envio, 3 mil dólares, conforme dita o Banco Central do Brasil. 

Casas de câmbio

Por mais estranho que possa ser, nas casas de câmbio você “compra” dinheiro de outro país. Costumeiramente você consegue boas taxas de câmbio, mas vale lembrar que a taxa de administração é bastante alta.

Correios

Por mais que seja um serviço rápido – 2 a 5 dias – e econômico, é uma opção apenas para os residentes e estudantes que viajaram ao país. Você precisa levar seus documentos, os dados do destinatário e pagar o valor equivalente em reais. Para receber o dinheiro no exterior, a pessoa deve ir numa agência de correio italiana e informar o número da remessa. 

Essa é a opção mais escolhida por aqueles que estão na Itália em busca do reconhecimento da cidadania italiana. Você pode entender mais pelo nosso artigo: 

PayPal

Algumas pessoas já devem conhecer esse sistema de transferência de dinheiro online. É seguro e prático, mas últimas atualizações vêm tornando o aplicativo numa péssima opção. 

A começar por você precisar adicionar um cartão de crédito, tornando as taxas administrativas altíssimas. O pior é que o sistema só mostra o quanto você pagou de taxa após a transação, e não antes. 

Mesmo não sendo uma das melhores opções, pode ser a mais rápida e a mais fácil para você.

 Western Union

Uma das empresas mais antigas no mercado de serviços financeiros, a Western Union é extremamente confiável. Mesmo com transferências online, como citamos acima, a Western possui taxas administrativas e de câmbio mais baixas. 

Você precisará fazer a transação no nome da pessoa que vai retirar o dinheiro, e ela deve apresentar documento de identificação quando for retirar o dinheiro.

Wise

Com menores taxas de câmbio e administrativas do que bancos, a Wise oferece aplicativo para que você acompanhe o processo, levando apenas 2 dias para ser concluído. O único problema que você pode encarar utilizando essa plataforma é em relação a limites de pagamento de boleto e transferências bancárias.

Remessa Online

Mais uma plataforma de transferência online, com a Remessa Online você consegue mexer com valores altos, com limites diários. Credenciada pelo BACEN, a segurança está do nosso lado!

As taxas administrativas e de câmbio também são mais amenas que as que você encontraria nos bancos, e a transação é finalizada em apenas 1 dia útil.

Qual é a melhor forma de enviar dinheiro para a Itália?

Agora que já te contamos quais as formas de enviar dinheiro para a Itália, falta dizermos qual é a melhor maneira. 

Seguindo a mesma linha de raciocínio que falamos acima, a melhor forma para enviar dinheiro do Brasil para a Itália é por meio de plataformas digitais, mais especificamente pela Wise. 

Além de ter a melhor taxa do mercado, ela é fácil de usar e totalmente transparente com o quanto você vai pagar desde o início da sua transação, sem grandes surpresas. Ela também é super segura, e legalizada – o que precisamos nos atentar caso ocorra algum problema. 

Contudo, a melhor forma não existe de fato, essa é apenas a nossa escolha. Tudo vai depender das suas necessidades e do que você considera importante ao fazer essa troca de real e euro.

Por exemplo: enquanto a transação de mil reais pela Western Union seria equivalente a 181 euros (sem descontar taxas aplicadas no pagamento), pelo PayPal dariam somente 168 euros. Os valores mais parecidos estão com a Wise e Remessa Online, 179 euros aproximadamente, já consideradas as taxas.

Economize na hora de enviar dinheiro para Itália

A moeda brasileira passa por uma queda de valor há alguns anos, o que faz o ato de economizar ainda mais importante para que você não perca dinheiro nessa troca. Com o pensamento de que “cada centavo vale” e que você não quer desperdiçar dinheiro ao fazer a troca de real para euro, selecionamos algumas dicas para você

  1. Opte por enviar dinheiro para a Itália por plataformas online, principalmente pela Wise e Remessa Online, que possuem taxas mais amenas que seus concorrentes
  2. Pesquise maiores formas de envio, não se limite. Se mantenha atento aos custos de transação e faça simulações antes de realizar as remessas de fato;
  3. Acompanhe a cotação do euro e notícias sobre a economia brasileira. Assim você saberá qual o melhor momento para realizar essa transação; e
  4. Evite o mercado paralelo. Pode parecer uma boa ideia de início, mas lembre-se que ele é ilegal, e pode acabar saindo mais caro que o esperado.

Mantenha-se informado

Agora você já sabe o que fazer e o que evitar ao enviar dinheiro do Brasil para a Itália. Apenas se mantenha atento aos canais de notícia e acompanhe a economia brasileira e mundial. Saber os melhores dias para transações financeiras para o exterior é a melhor coisa que você pode fazer. 

Se você achou esse conteúdo interessante e deseja saber mais sobre como morar na Itália, estudar em Portugal ou outras informações sobre o processo de cidadania, nos siga nas redes sociais!

Instagram

Facebook

YouTube