A ideia de reconhecer a cidadania italiana na Itália é muito atrativa, principalmente para aqueles que pensam em curtir o país enquanto estão lá e outros que, após o fim do processo, pensam em visitar os demais países da União Europeia e do globo terrestre. 

Você se encontra em algum desses casos? Preste bastante atenção e veja o que deve e o que não deve ser feito durante o processo de cidadania italiana. Acompanhe.

Cidadania italiana na Itália ou no Brasil: qual o melhor para você?

Não há de fato uma “melhor resposta” a essa pergunta, tudo depende do quanto você quer, ou pode, gastar. Se o seu desejo é finalizar seu processo o mais rápido possível sem se preocupar com a quantia de dinheiro investida, a melhor opção seria fazer o seu processo de cidadania italiana na Itália. 

Agora, se você não tiver urgência em reconhecer seu direito de sangue ou pretende economizar, sua melhor opção seria dar entrada no processo de cidadania italiana no Brasil, na rede consular que te atende.

De todas as formas, essas são as únicas diferenças entre as vias, já que os documentos permanecem iguais em ambos os processos.

Vantagens e desvantagens de fazer o seu processo na Itália

Você já sabe qual a diferença entre o processo de reconhecimento da cidadania italiana tanto na Itália quanto aqui no Brasil, mas tem ideia de quais as vantagens e as desvantagens de fazer seu processo no país da bota? 

Vamos contar para você.

Vantagens da cidadania italiana na Itália

  1. Processo mais rápido

Sim! Como falamos mais acima, o processo na Itália demora em torno de seus 180 dias, às vezes menos! Falamos que o processo é mais ágil, pois aqui no Brasil, segundo o site oficial do Consulado Italiano de Belo Horizonte, o prazo para o mesmo processo é de 730 dias.

  1.  Menos etapas

Na Itália, diferente do que acontece aqui no Brasil pelos consulados, a fase da entrevista não é necessária. No país da bota, após a avaliação dos seus documentos, você receberá uma carta com as notícias da sua cidadania. 

Além disso, você também terá acesso à cultura local, tempo para se acostumar com a língua, costumes e quem sabe conquistar futuros amigos e contatos profissionais!

Desvantagens da cidadania italiana na Itália

  1.  Custos do processo

Falamos que o valor para essa modalidade é maior que pela via administrativa no Brasil, e não estávamos brincando. É fato que o custo de vida na Itália é mais barato que aqui no Brasil, mas tenha na cabeça que eles ganham em euro e gastam em euro. 

Quando você decide seguir com os trâmites da cidadania italiana na Itália você precisa fazer a conversão de real para euro, o que acaba por ser algo triste já que o euro hoje custa R$ 5,10 reais.

  1. É recomendado que você saiba italiano 

Quem nunca viajou para Itália deve achar que para eles é comum falar em inglês, mas não! Mesmo com tanto turismo e estar perto de outros países europeus com diversas línguas, a Itália é um país muito patriota, então é importante conhecer ou ter um contato com a língua para que você consiga passear pelo sistema.

  1. Você terá que morar na Itália

Uma coisa intrínseca a essa via em específico, é necessário que você tenha uma residência fixa na Comune que escolheu seguir com a solicitação. Com o passar do processo o Vigile irá te visitar, então não pense em fazer viagens e afins antes desse encontro acontecer, ele é imprescindível para a aprovação da sua cidadania.

Quais os documentos para cidadania italiana na Itália?

Os documentos para cidadania italiana na Itália são as certidões de:

  1. Nascimento;
  2. Casamento;
  3. Óbito (se existir); e
  4. CNN, Certidão Negativa de Naturalização, se necessária.

Vale lembrar que você deve recolher esses papéis desde o italiano da família até o requerente, no caso, você. 

Para maiores dúvidas sobre os documentos para cidadania italiana em qualquer via, leia também: 

Como dar entrada na cidadania italiana na Itália: entenda o passo a passo 

O primeiro passo é o que todos já sabem e imaginam: coleta de documentos e montagem da pasta . Além de serem originais, precisam estar devidamente traduzidos por um tradutor juramentado e apostilados. Depois disso basta dar entrada no seu processo, e é aí que sua jornada começa. 

Chegando na Itália você precisará de um Codice Fiscale e apresentar seu pedido de Iscrizione Anagrafe, documento esse que demarca seu endereço na prefeitura local, garantindo que você faça parte da população daquele Comune. 

Após apresentação do pedido, o próximo passo será esperar as visitas do Vigile, que servem para comprovar que você realmente vive naquele local e em condições saudáveis. É depois de dar entrada no seu pedido de residência que você solicita o reconhecimento da sua cidadania. 

Porém, além desses passos, você ainda deverá preencher um formulário e pagar uma taxa de 16 euros. A partir daí o que resta é esperar, pois começam os trâmites burocráticos e deveres administrativos.

Quando sua solicitação de reconhecimento de cidadania italiana for aprovada pela Comune, você receberá uma notificação no endereço cadastrado no momento em que você chegou na Itália. Se resultado positivo: parabéns, agora você é um cidadão italiano! 

Com essa última notícia, seu último passo é requerer seu passaporte italiano.

Quanto custa o processo?

Uma pergunta que interessa a todos é qual o valor gasto até a finalização do processo. Pois bem, depende. Alguns gastos como protocolar a documentação na Comune, conseguir o Permesso di Soggiorno são fixos, não passando de 150 euros, sendo que aqui no Brasil os Consulados Italianos cobram uma taxa de 300 euros por pessoa. 

Contudo, fazendo seu processo na Itália, você terá que se preocupar com o aluguel da residência que irá permanecer até o fim do processo, gastos como comida, roupa, limpeza, saúde e afins, tudo isso em euro.

Fuja das fraudes da cidadania italiana! Conte com uma assessoria séria para te ajudar a reconhecer este sonho

Nos últimos tempos, talvez por uma tentativa de fugir de discussões políticas e na tentativa de uma melhora de vida, os brasileiros estão cada vez mais aflorados no quesito sair do país. Isso é mostrado pela grande alta nos serviços de cidadania europeia em território brasileiro, o que infelizmente acaba sendo um prato cheio para os mal intencionados. 

Não é de hoje que vemos quadrilhas e outros estelionatários aplicando golpes. Isso acontece pois o processo de cidadania é um processo caro, atiçando a ganância desses indivíduos. Muitas pessoas já sofreram nas mãos desses delinquentes, assistindo ao documento que pensavam ser real passar apenas por um papel sem valor. 

Antes de contratar uma assessoria, procure depoimentos de antigos clientes, atuais, funcionários, comentários em sites como o Reclame Aqui. Infelizmente, devemos ter esse tipo de cuidado ao contratar não só uma assessoria, mas qualquer pessoa ou assinar contratos pela internet.

Golpes existem e devemos ter atenção com quem estamos falando, principalmente em situações como processos de cidadania, nos quais o investimento é maior e as chances de ter essa experiência arruinada também. 

Leia nosso artigo sobre o Golpe da Cidadania Italiana e fique atento aos sinais.

Perguntas frequentes 

Vale a pena tirar a cidadania italiana na Itália?

Depende da sua pressa e do seu orçamento. 

Como falamos, o processo na Itália é muito mais rápido, porém ao ganhar de um lado você perde de outro. O tempo é menor, mas os recursos gastos são maiores. Pense no melhor para o seu orçamento e em suas necessidades.

Eu perco a nacionalidade brasileira ao reconhecer a cidadania italiana?

Não! Você não precisa abdicar da cidadania brasileira para reconhecer a italiana. 

Essa é uma pergunta muito importante, pois realmente existem casos onde você precisa escolher com qual cidadania permanecerá. A Lei de Nacionalidade Holandesa é uma das que colocam essa escolha como requisito, o que não acontece com a Itália. 

Se você deseja ambas as cidadanias, italiana e brasileira, você se tornará um membro da comunidade ítalo-brasileira.

Não desista, a Itália é logo ali!

Tem a intenção de tirar sua cidadania italiana na Itália, mas tem medo de percorrer todo o processo sozinho? Fale agora com um de nossos especialistas e tire todas suas dúvidas referentes ao processo de cidadania. 

Clique no banner abaixo e aproveite!