Antes de tudo, você deve saber que as filas dos processos de cidadania nos consulados da Itália aqui no Brasil demoram cerca de 10 anos, oscilando entre 06 e 12 anos num geral. Isso acontece sobretudo com o consulado italiano de Curitiba, ou Consulado-Geral da Itália, como também é chamado.

Por exemplo, quase 1 milhão de descendentes hoje aguardam em listas de espera para gozar do direito à cidadania italiana ao apresentar a sua documentação e ter seu reconhecimento aceito.

Em seguida falaremos um pouco sobre novidades do agendamento, formas de contato e algumas especialidades do consulado italiano de Curitiba. Lembrando que cada consulado tem um funcionamento diferenciado, assim como uma velocidade de análise única.

Leia com a gente:

Tipos de serviço no consulado italiano de Curitiba

Conforme todo e qualquer lugar, o Consulado-Geral da Itália em Curitiba oferece certos tipos de serviços, entre eles a cidadania italiana e o passaporte. Nesse sentido, sobre esse último, dada as mudanças recentes do dia 01/02/2022, o sistema adotado para aqueles que pensam em adquirir o passaporte vermelhinho passa a ser feito exclusivamente por meio de vídeochamada via WhatsApp. Ou seja, o requerente deve efetuar uma chamada pelo número +55 41 98784-9869 e deve ter em mãos um documento com foto em vigor (menos de 10 anos de emissão), RG ou passaporte brasileiro, e apresentar comprovante de endereço atualizado.

consulado italiano de curitiba
Consulado italiano de Curitiba oferece serviços de cidadania e passaporte.

Mas quais documentos eu preciso para fazer o agendamento no consulado italiano de Curitiba?

Bom, isso varia de acordo com o seu caso. Vejamos:

Para casos de maiores de idade sem filhos menores:

  1. 2 fotos iguais, recentes, sem data, coloridas, frontais e com fundo branco, com 40 mm de altura por 33mm de largura.
  2. Documento de identidade acompanhado de fotocópia (um dentre os seguintes: RG, RNE, passaporte do país de origem, carteira de habilitação italiana) dentro da validade e com data de emissão não superior a 10 anos.
  3. Caso possua, passaporte anterior acompanhado de fotocópia das primeiras 5 páginas.
  4. Comprovante do depósito da taxa de emissão.
  5. Formulário de requisição, preenchido na presença do funcionário.
  6. Comprovante de residência nominal e recente (até três meses) no nome do requerente. Serão aceitos: contas de energia elétrica, água, gás, conta de celular, boleto de instituição de ensino no qual conste claramente o endereço, folha de rosto da última declaração do IR; contracheque recente da aposentadoria, certidão expedida pelo cartório eleitoral contendo o endereço do eleitor.

Atenção: a fatura do cartão do crédito não é aceita.

Para casos de maiores de idade com filhos menores, além dos já listados acima, são obrigatórios os seguintes itens:

Passaporte italiano

  1. Declaração de consentimento do outro genitor assinado na presença do funcionário do Consulado, ou com firma reconhecida em Cartório, juntamente com cópia autenticada do documento de identidade. Na falta da declaração de consentimento do outro genitor, poderá ser substituída por um decreto consular o qual poderá ser obtido através de comprovação documentada do pagamento das obrigações alimentícias relativa ao menor.
  2. Caso o outro genitor seja falecido, certidão de óbito.

Agora, para os menores de idade:

  1. 2 fotos iguais, recentes, sem data, coloridas, frontais e com fundo branco, com 40 mm de altura por 33mm de largura.
  2. Documento de identidade acompanhado de fotocópia (um dentre os seguintes: RG, RNE, passaporte do país de origem) dentro da validade e com data de emissão não superior a 10 anos.
  3.  Caso possua, passaporte anterior acompanhado de fotocópia das primeiras 5 páginas.
  4. Comprovante do depósito da taxa de emissão.
  5. Formulário de requisição, assinado por ambos os pais na presença do funcionário, ou Declaração de consentimento para a emissão do passaporte do genitor impossibilitado a comparecer pessoalmente, com firma reconhecida em Cartório, juntamente com cópia autenticada do documento de identidade.

Assim como nos outros casos, é necessário comprovante de residência, e como ambos, a fatura do cartão de crédito não é aceita.

E a cidadania italiana?

A princípio, para o acesso ao canal de cidadania italiana pelo Consulado-Geral da Itália em Curitiba não há modificações. Ou seja, o agendamento continua acontecendo pelo Prenot@Mi.

Antes de mais nada, a fila de cidadania para o reconhecimento de cidadania foi extinta. Hoje é feito diretamente por agendamento através do sistema Prenota Online. Nesse caso, recomenda-se primeiramente, que analise toda a sua documentação. Isso é necessário para buscar pontos a retificar, validade de documentos, apostilamentos e traduções. Essa verificação é como um pente fino, que ocorre com a finalidade de que tudo corra como o exigido pelo consulado.

Para apresentação de documentos, o requerente tem as seguintes formas de contato seguindo sua residência e representação consular:

Formas de contato: Endereço e horário de atendimento

Fila do consulado italiano de curitiba
Jardim Botanico de Curitiba

Consulado Geral da Itália em Curitiba

Rua Marechal Deodoro, 630 – Shopping Italia – 21º andar
CEP: 80010-010 – Curitiba – Paraná
Telefone: +55-41-3883-1750; Fax: +55-41-3883-1773
Email: [email protected]

Atendimento ao público: segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras das 08:30 às 12:45 horas.

Descubra agora quanto tempo demora para tirar a Cidadania Italiana?

E a fila e lista de espera do consulado de Curitiba?

Bem, hoje em dia, por conta da pandemia de COVID-19, o comparecimento é limitado a uma pessoa por vez, mesmo nos casos onde ocorre de vários serem convocados da mesma família (assim o indivíduo que aparecer deverá levar consigo autorizações por escrito dos familiares).

Por exemplo, hoje, a lista de espera está entre os inscritos n. 52.501 ao 54.500 para que entrem em contato com o consulado italiano de Curitiba (ou seu representante consular, como mencionado acima). Dessa forma o inscrito tem até o dia 23 de Março de 2022 para marcar uma data para apresentar os documentos.

Contudo, caso você não saiba seu número de inscrição, envie um e-mail para [email protected], indicando seu nome e sobrenome completo, local e data de nascimento, e a data de envio do módulo.

Por fim, para saber mais sobre as novidades do Prenota, assista ao vídeo onde falamos sobre falamos sobre o consulado do Rio de Janeiro.