Sim, pela primeira vez, a Itália passa de Portugal quando o assunto é concessão de cidadania europeia. No total, 9.936 cidadanias italianas foram concedidas para brasileiros, o que é 46% de todas as concessões dadas na data do recorte. Entenda mais sobre isso abaixo em nosso artigo.

O número de brasileiros que conseguem a cidadania europeia cresce ano após ano. Entre 2016 e 2017 o número dos que conseguiram cidadania italiana subiu 71%! Por conta desse aumento, foi possível ver a Itália ultrapassar o total de cidadanias reconhecidas por Portugal a brasileiros.

Os dados veem diretamente do Gabinete de Estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Enquanto temos agora 6.084 brasileiros com dupla cidadania portuguesa, temos quase 10.000 novos brasileiros com dupla cidadania italiana, e a tendência desse número é crescer ainda mais.

CADA VEZ MAIS BRASILEIROS COM CIDADANIA ITALIANA

Veja abaixo os 10 países da União Europeia que mais concedem cidadania a brasileiros, e quantos foram os reconhecidos nos processos de 2017:

  1. Itália: 9936
  2. Portugal: 6084
  3. Espanha: 1294
  4. Alemanha: 1169
  5. Reino Unido: 898
  6. França: 819
  7. Bélgica: 362
  8. Holanda: 284
  9. Suécia: 273
  10. Irlanda: 264

De acordo com dados fornecidos pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, ao menos 112 mil pedidos de cidadania aguardavam aprovação em 2018, e como cada pedido desses tem a capacidade de abranger até 4 pessoas, a estimativa é que existam 450 mil descendentes de italianos na fila de São Paulo.

Estima-se que mais da metade da população de São Paulo seja de origem italiana. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo a taxa também é alta, e a percepção dos benefícios em reconhecer a cidadania italiana tem só crescido. Por isso, cada vez mais processos de pedidos têm sido protocolados perante os consulados do Brasil.

10 melhores sites para pesquisa de árvore genealógica

100 nomes italianos masculinos e femininos mais comuns e raros

Acesse também:  Como fazer e montar uma árvore genealógica da família?

COM A CONCESSÃO DE CIDADANIA TEMOS UMA POPULAÇÃO BRASILEIRA CADA VEZ MAIS ITALIANA

Para reconhecer a cidadania italiana, é necessário seguir alguns passos específicos. Quer seja a procura do antepassado que veio da Itália para o Brasil, dando início à linha de sucessão do direito à cidadania, assim como o levantamento de todas as certidões, traduções e apostilamentos.

Por conta de todos esses passos, é extremamente importante ter lado a lado de si uma assessoria de qualidade, para que os investimentos documentais não sejam em vão.

E a empresa que pode te atender, dando cobertura a todos os serviços que acima descrevemos, é a Cidadania4u. Dotada de especialistas em cidadania italiana com anos de experiência, com a assessoria de nossa empresa você tem a certeza de que seu processo está em boas mãos.

Além disso, também saberá, em tempo real, o andamento de todos os seus pedidos, graças ao Aplicativo da Cidadania4u! Este que te permite conversar com nossa equipe pelo chat, enviar e receber documentos, assim como consultar o status, significado e prazo de cada atividade.

Esta é a Cidadania4u! Lado a lado contigo em seu processo de reconhecimento de cidadania italiana como nunca antes! 😀

Quer consultar nossos valores e condições para realização dos serviços? Fale conosco no [email protected] e receba em detalhes tudo o que precisa saber!

Um grande abraço e até mais!