Como a Cidadania4u começou?

Maio é o mês de aniversário da Cidadania4u, que nasceu em 2019 com um propósito muito bem estabelecido: ajudar na concretização do sonho de reconhecimento da cidadania.

Idealizada pelos irmãos Rafael e Rodrigo Gianesini, se originou da frustração ao tentar o reconhecimento da cidadania italiana e se sentirem completamente perdidos sobre o processo e como tudo seria feito. 

Já que não entendiam muito bem em qual etapa do processo estavam e nem como aquilo funcionava exatamente.

Rafael Gianesini, CEO da empresa, diz que a missão da Cidadania4u se traduz da seguinte forma:

“A gente queria que esse processo fosse simples e descomplicado. Desde o início, essa tem sido a nossa missão.

Quando mais novo, acompanhei de perto a minha tia tendo que lidar com uma série de obstáculos para conseguir reconhecer a cidadania. Eram inúmeras idas a cartórios. Bem como, consulado. Meu irmão e eu lidamos com essas dificuldades mais de perto quando demos entrada no nosso processo.

mês de aniversário cidadania4u
Rafael e Rodrigo Gianesini, CEO e COO da Cidadania4u.

Eu me lembro de entrar em contato com a assessoria que nos atendia e perguntar sobre em qual etapa do processo estávamos e não obter uma resposta transparente. Eram sempre respostas tangenciais. Não saber exatamente a etapa me deixava muito frustrado.”

Quais são os valores que formam a empresa

Partindo desse princípio, era necessário que a empresa estivesse reunida em torno do mesmo propósito, tendo em vista a jornada que a Cidadania4u estava começando a trilhar. Assim, os valores foram definidos . Isto é, de forma a encontrar pessoas que partilhavam do mesmo. 

Assim sendo, hoje os principais valores da empresa são:

  • Cada processo é um sonho

Aqui, entendemos a importância do reconhecimento da cidadania. O sonho de se reconectar com as origens e estabelecer laços que honram o legado da família. 

Além de deixar registrada toda a história para as próximas gerações também. Dessa forma, cada processo que passa pelas nossas mãos é um lembrete da nossa missão em realizar o sonho das pessoas. Bem como, uma forma de valorizar a confiança delas em nós ao nos escolher para caminharmos juntos nessa jornada.

  • A tecnologia é nossa aliada

O sistema foi criado para ser prático e ágil. Assim, a tecnologia sempre esteve como aliada no processo, presente em todas as etapas. Desde a chegada do cliente até a aprovação do processo.

  • Agimos com simplicidade

Nossa comunicação é toda pensada para ser acessível ao cliente. É importante para nós que isso flua bem. Isto é, a fim de deixar cada pessoa confortável e confiante com o andamento do processo. 

Acesse também:  CIDADANIA POR FILHOS DIRETOS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Como também, curtindo a experiência da melhor forma possível. Com um canal para esclarecimento de dúvidas sempre aberto.

  • Pensamento inovador

O que guiava os nossos passos era pensar “o que podemos fazer de diferente e que irá inovar a forma como o processo de cidadania é feito hoje?

Partindo disso, desenvolvemos um método que guiaria a nossa plataforma. Da qual o nosso App é o maior expositor hoje. Isto é, ele funciona como uma espécie de bússola durante todo o processo de reconhecimento.

  • Honestidade e respeito

Acreditamos que pessoas motivadas, que se sentem inseridas em um ambiente de respeito e transparência, se sentem mais confiantes com relação ao seu trabalho. 

Além disso, enxergam melhor o valor da sua contribuição para o cliente. Como resultado, tendem a passar isso de uma melhor forma nos pontos de contato direto entre empresa e contratante.

  • Diversidade e inclusão

Como lidamos com o sonho das pessoas, entendemos que a diversidade é um ponto crucial dentro e fora da empresa. Pois vivências plurais somam na forma como nos comunicamos e na forma como nos conectamos com as histórias que chegam até nós todos os dias.

Qual o papel da empresa na realização do sonho dos clientes?

Para nós, a cada novo processo deferido, é um sonho nosso também que se realiza. Sendo assim, o nosso papel como empresa é ser facilitadora a cada etapa desse caminho, até o objetivo final. Pois a partir do momento que você nos escolhe para intermediar a realização de se conectar com as suas origens, você se torna família para nós.

Hoje, a Cidadania4u oferece planos diferenciados para cada situação. Assim, podemos auxiliar em uma ou mais etapas do processo, assim como realizar todo o processo para o cliente. O que significa, fazer a pesquisa genealógica, ou investigação, caso o cliente ainda esteja buscando a confirmação do direito.

Além disso, todo o processo documental também é feito aqui. Então temos um time responsável pela análise de documentação, para verificar qualquer possível brecha no processo que inviabilize o reconhecimento, além de se certificar sobre a existência de todos os documentos exigidos.

Acesse também:  Família Albarello: um case de sucesso Cidadania4u

Para que o pedido seja protocolado no respectivo consulado. Isto é, com o cumprimento de todos os requisitos.

Tudo isso de forma clara e transparente, com todas as atualizações por meio do app.

Como a empresa se vê crescendo alinhada com a demanda do cliente hoje: agilidade, transparência e tecnologia

Tendo em vista a rapidez com que temos informação nos dias de hoje, é natural que o jeito de consumir informações também tenha se alterado. Por isso, é importante ser uma empresa atenta e que acompanha esse ritmo. 

Pensando nisso, desenvolvemos uma metodologia, sendo uma adaptação do método 4E. Ela é capaz de atender às necessidades dos nossos clientes e entregar um serviço de qualidade. 

Método 4E

O método 4E, o qual é empregado aqui, é uma metodologia adaptada para o nicho de cidadania e, portanto, própria. Ela garante otimização do processo, o que implica em maior agilidade e menor prazo, dentro dos termos da lei. 

Explicando cada etapa:

  • Entender: cada processo é único e tem etapas particulares;
  • Estruturar: para que as etapas sejam otimizadas, é montada uma árvore;
  • Executar: aqui a plataforma divide as tarefas para cada especialista;
  • Entregar: a entrega do processo completo para o cliente, ele não precisa se preocupar com absolutamente nada.

Dessa maneira, com a filtragem de dados, o método é aplicado desde a Pré-venda. Partindo então para a Venda, em que são feitas perguntas específicas para entender melhor sobre o processo. 

A partir do momento que o cliente passa pela fase de venda, a área de Sucesso do Cliente, que é a principal área usuária da metodologia, faz então o checkpoint. 

Por fim, a área de Processos, como guardiã do método 4E, faz então uma revisão de todas as etapas juntamente ao time de TI. Sendo assim, o nosso app é o meio pelo qual fazemos do nosso método algo funcional, orquestrando o trabalho e dividindo-o entre diversos especialistas.

Sendo assim, permite que várias etapas sejam executadas simultaneamente. Dessa forma, a gestão das tarefas termina sendo algo automatizado e quem as performa são especialistas.

O que já conquistamos até aqui e como pretendemos seguir

Campus Party

Em 2020 fomos convidados para participar da Campus Party, como um reconhecimento por sermos referência de tecnologia e inovação no nosso ramo.

Acesse também:  Dupla Cidadania: Quem tem direito e como conseguir tirar?

Nesse sentido, nossos fundadores Rafael e Rodrigo Gianesini,  palestraram no evento sobre o uso da tecnologia para escalonar processos burocráticos. 

Além de discutir o que fez com que a empresa tivesse um crescimento acelerado em apenas 2 anos. Passando pela idealização do negócio, as necessidades que precisavam ser atendidas, até chegar na nossa plataforma como solução para lidar da melhor forma com a burocracia envolvida em um processo de cidadania. 

Além disso, abordamos como a empresa lidou com o auge da pandemia e segue lidando com esse cenário, agora melhorado. 

Selo Great Place to Work (GPTW)

Esse ano fomos certificados como um excelente lugar para se trabalhar. De acordo com a metodologia do Great Place to Work Brasil (GPTW). Em que são avaliadas as jornadas de liderança e velocidade de inovação (IVR). 

Assim, é possível saber o índice de satisfação dos colaboradores com a cultura e clima da empresa, relação com as lideranças e demais colaboradores, além de entender em que ritmo a empresa vem crescendo. 

Nos sentimos realizados com o resultado, além de preparados para novos desafios. Afinal, um índice de satisfação de 90%, quando o mínimo é 70%, é consequência do quanto nos esforçamos para colocar nossos valores em prática todos os dias, e o que explica nosso índice de assertividade de 100% nos processos. 

Além de poder visualizar com clareza como nossos esforços vêm impactando no nosso crescimento como empresa e nos ajudando a cumprir a missão de realizar cada vez mais sonhos de cidadania.

Assim, pretendemos seguir nesse ritmo, prontos para mais aprendizados e inovação. Animados para comemorar mais muitos aniversários de casa e, certos de que nosso sucesso é apenas reflexo da valorização do coletivo!

mês de aniversário cidadania4u
Família4u

Para celebrar essa data especial, resolvemos presentear quem faz o nosso propósito se cumprir todos os dias, você! Por isso, neste mês estamos com uma condição especial nos processos de cidadania italiana e portuguesa. 

Além disso, toda pesquisa genealógica adquirida, ganha uma porcentagem de Cashback na compra do plano premium para sua dupla cidadania, quando finalizarmos a pesquisa!

*Consulte sua porcentagem de desconto com nossos especialistas.

Participe dessa festa e dê o primeiro passo na realização do seu sonho! Clique abaixo e aproveite: