Diversas cidades e regiões passaram a fazer parte da lista de Patrimônios da Humanidade. Portugal possui diversos lugares que estão presentes nessa lista, e hoje nós pensamos em te dizer quais são os principais Patrimônios da UNESCO de Portugal. 

Pegue um caderno para anotações e já decida sua próxima viagem! Acompanhe a leitura.

Centro Histórico de Angra do Heroísmo

Localizado em Açores, foi apenas em 1983 que esse território foi classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade. Isso ocorreu por conta de sua arquitetura única e pluricultural. 

O porto que existe no local era um ponto obrigatório para aqueles que tinham o desejo de atravessar o Oceano Atlântico, na época das navegações. Em 1980 a cidade passou por um terrível terremoto, mas ainda contém grandes monumentos da cultura portuguesa. 

Angra do Heroísmo também esconde alguns tesouros, principalmente do período barroco, como a Igreja de São Gonçalo, datada desde o século XVIII. Também foi a primeira cidade portuguesa a fazer parte dos Patrimônios da Humanidade.

Floresta Laurissilva 

Ocupando 20% da Ilha da Madeira, a floresta leva esse nome devido às árvores que se encontram na região: as Lauráceas. Com aproximadamente 15 mil hectares de floresta subtropical úmida, dizem que a Floresta Laurissilva permanece quase intocada pelo homem. Diferente do Centro Histórico de Angra, a Floresta foi considerada um Patrimônio da Humanidade em 1999.

Hoje existem visitas guiadas à Floresta, feitas por técnicos ou vigilantes da natureza. Durante a visita você aprende sua composição biológica, seu uso, suas ameaças e muito mais, um passeio livre para todas as idades. 

Melhores países e cidades na Europa para morar

Região Vinhateira do Alto Douro

Se você gosta e entende de vinhos, deve conhecer o vinho do Porto. As uvas que o produzem estão localizadas na região de Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo. 

O Vale do Douro é uma das regiões agrícolas mais importantes de Portugal. Ele entrou para a lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO em 2001.

Real Edifício de Mafra

O Edifício Real de Mafra conta com o Palácio, a Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapa. Voltando ao século XVIII, é considerado uma das construções mais importantes da época. 

O prédio é o principal monumento de influência barroca de Portugal. Sua construção serviu de inspiração para uma das maiores obras literárias portuguesas, Memorial do Convento, de Saramago. 

Ao contrário dos outros lugares já citados, o Edifício de Mafra passou a fazer parte da UNESCO recentemente, em 2019. Se você estiver com viagem marcada para Portugal, essa é uma excelente opção para uma visita no final de semana.

Santuário de Bom Jesus do Monte

Contendo influências do estilo barroco, rococó e neoclássico, o Santuário de Bom Jesus do Monte está situado na região de Braga, ao norte de Portugal. Sua construção deu início no século XVI, representando o monte sagrado de Jerusalém. 

Seu percurso conta com uma série de capelas, com estátuas evocativas da morte e ressurreição de Cristo. O Santuário foi a forma que a Igreja Católica encontrou para enfrentar a Reforma Protestante na Europa Monárquica. 

A Escadaria dos Cinco Sentidos é considerada a obra barroca mais emblemática de todo o Santuário. Atualmente ele recebe milhares de devotos, se tornando um dos principais pontos religiosos do mundo.

O Santuário passou a fazer parte da lista de Patrimônios Culturais da Humanidade em 2019.

Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas fortificações

Como o nome já diz, a cidade-quartel de Elvas faz fronteira com Portugal e Espanha. Contando com muralhas, o Forte de Santa Luzia, o Forte da Graça, o Aqueduto da Amoreira e três fortins, ela possui a maior fortificação militar abaluartada do mundo, com aproximadamente 10km de perímetro.

As fortificações de Elvas foram construídas na Guerra da Restauração, remontando ao século XVII. Elas também são um notável exemplo de tradições holandesas no que tange arquitetura militar. 

Hoje existe um projeto, “Percursos pelo Património”, que divulga a cidade-quartel com visitas guiadas que acontecem sempre aos sábados. O percurso pode ser feito a pé ou com carro, e é gratuito!

Cidadania Portuguesa: quem tem direito e como conseguir tirar

Universidade de Coimbra 

Universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas de toda a Europa, a Universidade de Coimbra foi fundada em 1290. Foi ela que desenvolveu a educação na cidade, além de movimentos artísticos, sociais, arquitetônicos e urbanos.

Além da Universidade, a instituição também cede seu espaço para o Museu Nacional de Machado de Casto, um dos principais e mais influentes museus de Belas-Artes em Portugal. Seu acervo contém importantes núcleos de escultura, pintura e artes decorativas.

Apesar de sua construção remonta ao século XIII, ela só passou a ser um Patrimônio Cultural da Humanidade em 2013. 

Sítios Pré-históricos de Arte Rupestre 

No distrito de Guarda, no vale do Rio Côa, existe uma galeria de gravuras ao ar livre numa área de 17 km. Essas gravuras foram datadas no período Paleolíticos, ou seja, mais de 12 mil anos atrás. 

Os sítios representam o conjunto de arte rupestre mais importante – e antigo – de toda a Península Ibérica. Trazendo tamanha importância para a civilização humana, foram considerados como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1998. 

Se interessou por esses lugares e gostaria de conhecer outros? Veja a lista completa no site oficial da UNESCO. 

Não deixe a lista acabar por aqui!

É fato que a UNESCO possui uma lista enorme, que não temos tempo o suficiente, e às vezes dinheiro, para poder visitar todos os lugares e poder entender a grandeza de seus monumentos e cidades históricas. Mas isso não quer dizer que você não pode aproveitá-los virtualmente! 

Pois é, visitas virtuais guiadas já são realidade em diversos países, inclusive no país vizinho, a Itália! Se você quiser ficar por dentro de tudo que acontece nas comunidades ítalo e luso-brasileiras, nos siga nas redes sociais! 

Instagram

Facebook

YouTube