Que a Itália é um país procurado por turistas e pessoas que desejam morar no exterior nós já sabemos, mas você sabe o que fazer se precisar usar o sistema de saúde italiano? 

Hoje nós iremos descobrir como funciona a saúde na Itália, quem tem o direito de usá-la e outros mais. Confira a leitura.

Como funciona a saúde na Itália?

É comum procurar saber como é a saúde pública na Itália se você estiver marcando viagem ou pensando em morar por lá. 

Felizmente, hoje, a saúde pública italiana é muito semelhante ao nosso SUS! Pois é, no país da bota existe uma rede chamada Servizio Sanitario Nazionale (SSN), abrangendo todo o território.

Também podemos dizer que os hospitais são regionais, e não estaduais. Cada uma das 20 regiões italianas administram seu próprio sistema de saúde local.

Como é a saúde pública na Itália?

Como vimos acima, comparamos a saúde pública na Itália não é universal, ou seja, não é gratuita para todos. Existe sim uma taxa a ser paga, mas ela é baseada no Imposto de Renda, e caso a família não tenha uma renda fixa, ou o total dessa renda for baixo, ela será isenta de pagamento.

Quem tem direito à saúde pública na Itália?

Boa pergunta! Tem direito à saúde pública na Itália: 

  1. todo e qualquer cidadão italiano residente no país;
  2. todo e qualquer cidadão italiano que viva no exterior, mas se encontra temporariamente em solo italiano;
  3. qualquer cidadão europeu residente no país ou exterior;
  4. não cidadão europeu, mas que tenha residência fixa na Itália;
  5. estrangeiros casados com italianos. 
Acesse também:  Entenda como é o processo para conseguir documentos de antepassados italianos

O custo anual do SSN é de 400 euros, aproximadamente. Contudo, esse valor cai pela metade se você for estudante, e como falamos acima, se fizer declaração de renda na Itália você não precisará pagar essa taxa.

Você também pode se interessar por: 

Como usar o IB2 para ter acesso à saúde pública italiana?

O IB2 (Indice di Bisogno di Cura) para aqueles que não conheciam, é um acordo sanitário entre Brasil e Itália, assegurando assistência médica para todos os cidadãos brasileiros que estejam na Itália a turismo ou tenham se mudado recentemente, valendo para ambos os lados.

Para se inscrever no SSN, é necessário ter um código fiscal italiano (codice fiscale) e um comprovante de residência na Itália. Uma vez que você tenha esses documentos, pode se inscrever no SSN e obter um cartão de saúde (Tessera Sanitaria) que lhe dará acesso aos serviços de saúde pública italianos. 

Vamos entender um pouco mais sobre esse cartão de saúde? Continue a leitura.

Como solicitar a Tessera Sanitaria?

Para solicitar a Tessera Sanitaria na Itália, você precisará ter um Codice Fiscale, que é o número fiscal italiano. Depois disso, procure um médico, pode ser um médico geral ou especialista, não há distinção.

O médico irá fornecer-lhe um formulário de solicitação da Tessera Sanitaria e ajudá-lo a preenchê-lo. Certifique-se de trazer seu Codice Fiscale e qualquer outra documentação necessária para a consulta. 

Agora só resta esperar pela emissão do cartão, que pode levar algumas semanas. Quando estiver pronto, vá até a Azienda Sanitaria Locale com um documento de identificação com foto. Et voilà, você já possui seu Tessera Sanitaria!

Quanto custa o atendimento médico público no país?

Como vimos anteriormente, as taxas são determinadas com base no tipo de serviço de saúde que você está utilizando e variam de acordo com a região. 

Acesse também:  ITÁLIA TEM 5 DOS MELHORES RESTAURANTES DO MUNDO

É importante lembrar que o sistema de saúde público italiano é financiado pelos impostos e é acessível a todos os cidadãos e residentes legais na Itália. Em geral, as taxas são relativamente baixas, e muitas vezes são isentas para pessoas com baixa renda ou com condições de saúde graves.

Quanto custa um plano de saúde na Itália?

Mesmo com um sistema de saúde público, muitos ainda optam por adquirir um plano de saúde privado para complementar os serviços oferecidos pelo sistema público ou para ter acesso a serviços exclusivos.

Os planos de saúde privados podem incluir cobertura para serviços médicos especializados, hospitais privados, medicamentos e outros serviços de saúde que não são cobertos pelo sistema público.

Eles podem variar de algumas centenas a milhares de euros por ano, dependendo do tipo de plano e da cobertura oferecida.

Brasileiros podem ter acesso gratuito a saúde: descubra como funciona

Sim! Como já citamos, brasileiros possuem acesso gratuito à saúde pública italiana, basta estar inscrito no Servizio Sanitario Nazionale (SSN) e possuir, obrigatoriamente, o permesso di soggiorno, pois ele te deixará apto para se inscrever no sistema de saúde.

 Se você estiver somente a passeio, poderá utilizar o sistema italiano de saúde pelo IB2, aquele acordo de amizade entre Brasil e Itália, onde seus povos têm direito à saúde em seus países desde 1970.

Aproveite o sistema de saúde italiano como um nativo

Apesar de possuir semelhanças com o SUS brasileiro, a saúde na Itália também é referência no continente europeu. 

No artigo de hoje nós vimos que é possível utilizá-lo como estrangeiro, mas o quão melhor seria se fôssemos um cidadão italiano? Clique no banner abaixo e faça seu teste de cidadania totalmente GRATUITO!