Ao iniciar o processo de cidadania italiana é normal nos depararmos com alguns nomes estranhos, entre eles a tradução juramentada. Afinal, o que há de tão especial numa simples tradução? 

Isso é o que vamos te contar nesse artigo! Desde o que é a como encontrar um tradutor juramentado e quanto custa esse serviço, você saberá de tudo. Acompanhe a leitura!

O que é uma Tradução Juramentada Italiano?

A tradução juramentada, também conhecida como tradução pública, é uma tradução de fé pública, que dá reconhecimento oficial em português ao conteúdo do documento original. Esse exercício não pode ser feito por qualquer pessoa, como veremos abaixo, mas sim por um tradutor com autoridade para tal. 

No processo de cidadania italiana vemos que muitos documentos precisam ser traduzidos para o italiano, e você pode se perguntar “por quê?”. Bem, para terem valor perante o governo italiano esses documentos precisam estar em italiano. 

Além da tradução para a língua estrangeira, para que estes documentos sejam vistos como papéis originais na Itália e tenham valor de um arquivo original, é necessário que possuam o apostilamento de Haia.

Como é feita a tradução juramentada em italiano?

Mencionamos brevemente acima, mas iremos te contar com mais detalhes. No momento em você descobrir que precisa de uma tradução juramentada, procure na Junta Comercial do seu estado e entre em contato com o tradutor do idioma desejado (no nosso caso, um tradutor italiano). 

Confira se o nome dele se encontra entre os tradutores oficiais do estado. Para se tornar um tradutor juramentado é necessário realizar um concurso para então adquirir esse título. Por isso, atente-se! Seu documento só terá validade dessa maneira.  

Perguntas frequentes sobre tradução juramentada para processo de cidadania italiana

Quanto custa fazer uma tradução juramentada em italiano?

O valor para conseguir fazer uma tradução juramentada para o italiano vai depender da Junta Comercial do seu estado. 

Basta você pesquisar por junta comercial + seu estado e clicar na aba “tradutores” dentro do site. Você encontrará um quadro como o exibido abaixo. Além do valor de uma tradução, você terá o valor de versões de textos gerais, jurídicos, técnicos e científicos, interpretação e versão verbal.

Valores tradução juramentada; Junta Comercial do Distrito Federal

Contudo, se você estiver na Itália, a média que os tradutores cobram para traduzir uma peça chega aos 100 euros. Considerando que você precisará traduzir as certidões de casamento, nascimento e a certidão negativa de naturalização do italiano até você, o gasto para esse processo se torna muito mais exigente que no Brasil. 

Veja também: 

Onde fazer a tradução juramentada para italiano?

Se a sua decisão for traduzir os documentos necessários para cidadania italiana aqui no Brasil, sua solução será procurar a Junta Comercial do seu estado e entrar em contato com o tradutor de italiano. 

Porém, se você estiver na Itália e preferir fazer esse processo por lá, procure por um tradutor legalizado!

Qualquer tradutor pode traduzir o documento?

Não! Qualquer um pode traduzir, claro, mas somente um tradutor juramentado poderá realizar uma tradução juramentada. Isso se dá, pois ele possui uma autorização legal para que aquele documento traduzido tenha fé pública.

O documento com tradução juramentada precisa da Apostila de Haia?

Sim! Além de ser traduzido por um tradutor juramentado, o documento também precisará conter o selo da Apostila de Haia para que seja válido.

O que precisa para tradução juramentada?

Apenas são necessários o documento original e contratar um tradutor juramentado, facilmente acessível pela Junta Comercial do seu estado.

Quanto tempo vale uma tradução juramentada?

Isso vai depender da validade do documento original. Então, se o seu documento tiver validade de 5 anos, a tradução juramentada também terá validade de 5 anos. 

Conte com a Cidadania4u!

Por sermos uma empresa referência em processos de dupla cidadania europeia já sabemos quanto os tradutores cobram, em média, por estado. Atendemos o país inteiro sem cobrar taxas adicionais. 

Iniciou seu processo de cidadania italiana e precisa de ajuda com traduções juramentadas? Fale com um de nossos especialistas e tenha um orçamento personalizado em menos de 2 minutos. 

Clique no banner abaixo e aproveite!