É de conhecimento geral que o Egito é uma das mais antigas e importantes civilizações da história do mundo ocidental.    

A escrita, a agricultura, a urbanização e até mesmo a organização religiosa e cultural da sociedade são algumas das práticas desenvolvidas ainda em sua era antiga e compartilhadas com muitas outras nações ao longo do tempo.     

Atualmente, o Egito é a segunda maior economia da África e é um dos países mais populosos do continente, com cerca de 95 milhões de habitantes.   

Além disso, o seu território é repleto de artefatos, construções antigas e museus que contam em detalhes sobre um recorte do passado da humanidade.   

Desse modo, com tantas atrações incríveis, é mais do que óbvio que o país situado aos pés do Rio Nilo também fosse um dos destinos mais procurados pelos turistas de plantão.   

Mas vem cá, viajante brasileiro: Egito precisa de visto?    

Eu sei, que essa pode ser a dúvida de vários turistas tupiniquins que sonham em conhecer os quatros desse mundão-de-meu-deus!   

De antemão, já informo que brasileiros precisam de visto para ir ao Egito. E para piorar a situação, os trâmites para tirá-lo costumam ser deveras complicados e tediosos.    

Então, para facilitar a sua ida a esse maravilhoso destino, segue aqui comigo neste artigo que eu explico o passo a passo para tirar um visto para entrar no Egito!   

Afinal, brasileiros precisam de visto para ir ao Egito?   

Infelizmente, e diferentemente de muitos outros países, como a Itália e Portugal, por exemplo, brasileiros precisam de visto sim para visitarem o Egito.   

E não há alternativas: a autorização é documento extremamente necessário para os turistas que desejam conhecer de perto as famosas pirâmides, esfinges e, claro, a Biblioteca de Alexandria.   

Egito precisa de visto

Então, qual o primeiro passo para tirar um visto para o Egito?   

Simples: possuir o passaporte brasileiro com validade de, no mínimo, 6 meses a partir do dia do embarque para lá.   

Vale lembrar que documentos danificados com rasgos, manchas, têm grandes chances de serem recusados pelos fiscais de imigração.   

Dessa forma, atente-se às condições físicas do seu passaporte antes de entrar com o pedido de visto não só para o Egito, mas para qualquer país.   

Tendo o visto conduto, completamente dentro dos conformes, em mãos, é só partir para a parte burocrática do pedido.   

ALM_5423-1-scaled.webp

Pedido de visto para o Egito   

Primeira etapa superada com sucesso, é chegado o momento de entrar com o pedido formal de visto para o Egito. Lembre-se que Egito precisa de visto, hein!?   

Assim, saiba que há dois caminhos nesta etapa. E a escolha depende da região em que você mora: pedir o visto por meio da embaixada ou do consulado.   

Embaixada do Egito 

A Embaixada do Egito fica em Brasília e é capacitada para atender pessoas de qualquer região do Brasil.   

Além disso, o órgão atende tanto de forma presencial, como a distância e até mesmo por meio dos serviços dos Correios.   

Contudo, recomendo que o pedido do visto seja feito, no mínimo, de 3 a 2 meses antes da viagem para o Egito.   

Caso você queira fazer o processo à distância, basta enviar um e-mail à embaixada solicitando o formulário de pedido de visto.   

📧 O e-mail é esse bem aqui, ó: [email protected]   

Agora, se a forma presencial for a preferência, é só agendar uma visita pelo mesmo canal e levar os documentos necessários (logo adiante, falo quais são).   

Consulado do Egito   

Já por meio do Consulado do Egito, apenas pessoas que moram na região sudeste do país, pois o órgão fica situado no estado do Rio de Janeiro.   

Desse modo, tirando a questão territorial e que todos os atendimentos acontecem de forma presencial, o desenrolar continua o mesmo: basta agendar um horário e levar os documentos para dar entrada no pedido do visto para o Egito.   

🚨 Importante: nos dois casos o prazo de resposta é o mesmo: 10 dias úteis.   

Documentos para tirar o visto para o Egito   

  • Formulário de pedido: adquirido diretamente com a embaixada ou consulado do Egito;   
  • Comprovante de vacina contra a febre amarela: A vacina é obrigatória para entrar no Egito e recomendo que seja tomada até 10 dias de viajar para lá;   
  • Fotos 3×4: As fotos devem ser recentes e tiradas em um fundo branco bem iluminado;   
  • Comprovante do local de estadia: As famosas reservas do hotel;   
  • Passagens aéreas: Passagens de ida e volta com as datas marcadas;   
  • Declaração de turismo: Todos os turistas que vão para o Egito devem assinar uma carta compromisso alegando que vão respeitar as leis e costumes do país e que irão embora na data firmada. A carta também é obrigatória para quem vai ao Egito por outras motivações, como negócios, por exemplo.   

Quanto custa para tirar cidadania portuguesa? Preço e valores atualizados

Visto de turista

Seguindo todo esse passo a passo, você estará mais do que apto para entrar com o pedido de visto para turismo. (Sim, Egito precisa de visto!).   

O visto tem validade de 3 meses e começa a contar a partir do momento em que foi emitido.   

Porém, se o plano for visitar o Egito mais vezes, é possível solicitar o visto de turista que permite múltiplas entradas no país.   

Aliás, o prazo de validade desse tipo de visto é maior: pode durar até 6 meses a partir da data de emissão.   

Já as taxas para tirar o visto de turista com direito a uma entrada custam em média R$ 180,00. O visto para múltiplas entradas, R$ 370,00.   

Tenho a cidadania europeia, preciso de visto para ir ao Egito? 

Sim. Cidadãos da União Europeia também precisam de um passaporte válido e de visto para entrar no Egito.   

Em alguns casos, é possível conseguir o visto ainda na chegada ao aeroporto do país, diretamente no site do Ministério de Assuntos Exteriores do Egito.   

Mas por que isso acontece?   

Vale lembrar que os passaportes de países da União Europeia estão entre os mais fortes e poderosos do mundo.   

Para melhor exemplificar: o passaporte da Itália, tido como o passaporte mais forte do mundo, garante ao seu portador o benefício de entrar em mais de 190 países sem precisar de visto.   

Além disso, o documento confere ao cidadão italiano algumas outras facilidades, como tirar um visto de maneira facilitada.   

Incrível, né?   

Outros benefícios da cidadania europeia     

  • Maior facilidade na imigração para a Itália, Portugal, Espanha e outros países da Europa;     
  • Confere uma proteção burocrática e diplomática a mais ao proprietário;    
  • Garante o direito de voto na Europa;    
  • Viabiliza o acesso à justiça europeia;    
  • Você pode se candidatar quando houver concursos públicos para órgãos europeus;    
  • Facilita a busca por empregos e a abertura de empresas na Europa, de modo geral;    
  • Você não precisa de vistos especiais para entrar e viver no continente europeu, ou ainda estudar por lá.    
  • Facilita a entrada em outros países – viajando para os Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Japão, Austrália e Nova Zelândia; você não terá que apresentar nenhum visto na entrada, pois o passaporte europeu já é o suficiente.    

Partiu Egito!   

Infelizmente, Egito precisa de visto! Mas enfrentar filas e burocracias para tirar um visto não é motivo para desanimar de viajar, certo?    

Bom, se for para você, a solução é conquistar a sua cidadania europeia agora mesmo e ter acesso ao passaporte da Europa!   

Saiba que grande parte da população brasileira tem o direito de requerer a cidadania de seus antepassados e ainda não sabe disso… Já pensou se você é uma dessas pessoas?   

Assim, para não deixar a dúvida te consumir, entre em contato com os profissionais da Cidadania4u e dê o primeiro passo rumo à cidadania europeia!