Encontrar informações sobre nossos ancestrais que imigraram pode ser uma empreitada e tanto. Mas você sabia que o Arquivo Nacional possui dados e documentos sobre os imigrantes no Brasil? Isso mesmo. Para ajudar ainda mais os vários oriundis, ela segue sendo aprimorada. Veja aqui como usar a ferramenta. Além de encontrar informações sobre seu sobrenome.

Um dos primeiros passos na busca de nosso sonhado reconhecimento da cidadania italiana é saber qual de nossos ancestrais nos confere tal direito. Nesse sentido, o Arquivo Nacional é uma ferramenta muito interessante. Já que mantém alguns bancos de dados. Isto é, com informações importantes sobre a entrada de imigrantes em nosso país.

Assim, o seu vínculo italiano pode estar dentro desse banco de dados, sabia? Dessa forma, sites desse gênero podem ajudar quem está em busca dos documentos de seus antepassados.

Os antigos artigos datilografados estão indexados no sistema por meio da tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres (OCR), o mesmo que permite o seu celular identificar frases e traduzí-las posteriormente. Veja o tutorial a seguir de como usar a plataforma.

Informações sobre seu sobrenome: encontre informações no SIAN

Antes de tudo, SIAN é o Sistema de Informações do Arquivo Nacional. Isto é, lá que estão os dados que podem te ajudar na busca de documentos ou registros de antepassados imigrantes.

  • Acesse o site do SIAN (sian.an.gov.br) e clique em “Criar Cadastro”. Isso aparece logo na primeira página;
  • Um e-mail de confirmação será enviado para sua caixa de entrada de e-mail. Clique no link recebido para ativar sua conta;
  • Tendo feito seu cadastro, faça login em sua conta e procure a opção “Fundos/Coleções” optando pela “Pesquisa Livre” logo após;
  • Logo depois, pesquise pelo sobrenome pelo qual você tem interesse de encontrar informações sobre. Os documentos encontrados pelo sistema serão exibidos em tópicos.
Cidadania Italiana com a Cidadania4u

Não encontrou nada? Você também pode fazer pesquisas em sites como o Porto do Rio de Janeiro ou o Arquivo Público de São Paulo. Abaixo faremos um tutorial para cada um desses sites.

Porto do Rio de Janeiro

  • Acesse o site Entrada de Estrangeiros no Brasil – Porto do Rio de Janeiro (bases.an.gov.br/rvbndes/Menu_Externo) e clique em “Consulta”. Depois disso, procure pelo sobrenome pelo qual está procurando;
  • Ao receber os resultados, navegue por todas as páginas independentes. Utilize os botões na parte superior da tela para alternar entre os registros encontrados.

Informações sobre seu sobrenome: arquivo público de São Paulo

  • Acesse o site do Arquivo Público de São Paulo (arquivoestado.sp.gov.br/site) e logo após, clique em “Repositório Digital”;
  • Em seguida, clique em “Acervo Textual” e abra “Listas de Bordo”;
  • Escolha o navio (vapor), nacionalidade ou ano de imigração da pessoa que você está procurando. Logo depois, clique em “Buscar”;
  • Você terá, à essa altura, de fazer um cadastro bem rapidinho, totalmente gratuito. Para isso, clique em “Cadastrar-se” e insira seus dados pessoais solicitados;
  • Cadastro feito, efetue o login e cheque os resultados que serão exibidos em forma de lista. Clique em “Visualizar” para dar uma olhada no documento original.

Depois de checar esses 3 sites ainda não encontrou os documentos que procurava? Não há motivo para se desesperar. Existem inúmeras outras formas de se fazer isso. Como por exemplo, através de uma assessoria especializada em encontrar informações sobre seu sobrenome.

Para essas e mais informações sobre o processo de cidadania, saiba que podemos te ajudar.

Entre em contato conosco para descobrir mais sobre a sua história e entender melhor o seu caso! Clique abaixo:

informações sobre seu sobrenome