Que o Brasil é dotado da maior comunidade italiana fora da Itália em todo o mundo, isso já estamos cansados de saber. Mas, uma outra coisa que percebeu-se nas análises quantitativas é que alguns sobrenomes italianos se sobressaem dentre os demais, mostrando milhares de descendentes que ostentam orgulhosos nomes mais comuns de raízes italianas.

Entretanto, alguns destes nem sequer sabem da origem do sobrenome. Nesse sentido, se você tem interesse em descobrir mais a respeito da origem de seu sobrenome, saber se tem raízes italianas e de que região veio, imaginamos que esse artigo lhe poderá ser de bom uso.

Antes de tudo, para fazer essa lista utilizamos algumas referências do site Cognomix. Assim como de outros bancos de dados brasileiros, a fim de te dar informações mais certeiras e claras.

Sobrenomes italianos: descubra a diversidade

Sendo cerca de 350.000 sobrenomes diferentes, a Itália ocupa o cargo número 1 em diversidade de sobrenomes no mundo. Assim sendo, os 10 principais sobrenomes italianos são:

  1. Rossi;
  2. Russo;
  3. Ferrari;
  4. Esposito;
  5. Bianchi;
  6. Romano;
  7. Colombo;
  8. Ricci;
  9. Marino;
  10. Greco.

Desta lista você já pode conhecer uma bela gama de amigos ou mesmo familiares que portam os sobrenomes italianos em seus registros. Contudo, vale destacar que para ter direito à cidadania italiana, não necessariamente deve-se portar o nome no registro. Já parou para pensar em quantos sobrenomes se perderam até chegar em você?

Partindo do pressuposto que seus pais têm dois sobrenomes cada e você também só possui dois, 50% dos sobrenomes se perderam no caminho. Se subir aos seus avós, bisavós e assim por diante, mais e mais sobrenomes se perdem.

Ou seja, já imaginou quantas pessoas são descendentes dessas famílias citadas aí em cima, ou mesmo de outras, e não fazem a menor ideia?

Sobrenomes italianos: possibilidade de descoberta de sua ascendência

Sabendo que existe essa grande chance de possuir-se a cidadania italiana e nem sequer ter vestígios disso em seu nome civil, não te dá uma pontinha de vontade de correr atrás do histórico de seus ascendentes?

Além de uma grande aventura, ainda poderá aprender muito sobre sua família, se orgulhando ainda mais de onde veio e sabendo tudo pelo que seus parentes distantes passaram para lhe trazer até onde está hoje.

A procura pela origem de sua família

Essa parte pode ser um pouco mais complicada e precisar de um pouquinho mais de esforço. Mas existem alguns sites e assessorias que podem te ajudar nessa parte de pesquisa mais “grossa”. Um site que podemos recomendar já de antemão é o Cognomix mesmo, que usamos na confecção desse artigo.

Através dele, você pode ir pesquisando a ascendência dos sobrenomes e se eles são de fato sobrenomes italianos. Portanto, é só ir perguntando aos seus pais, avós e parentes próximos que saibam o nome e sobrenome de seus ancestrais.

Depois disso, é só levar o sobrenome ao site e confirmar se ele é um dos sobrenomes italianos ou não. Legal né?

Para essas e mais informações sobre o processo de cidadania italiana, saiba que podemos ajudar. Entre em contato conosco para descobrir mais sobre a sua história e entender melhor o seu caso!