Quem foram os seus ancestrais? Como viviam e pelo que eram conhecidos? Por centenas de anos, saber esse tipo de informação requisitava uma longa viagem as nossas raízes. Ou até mesmo pesquisas em livros e álbuns antigos. Hoje em dia, com o advento da tecnologia isso se tornou muito mais simples. Buscar a origem de sobrenomes italianos, por exemplo, já é possível graças a vários sites que se dedicam a isso. Muito útil, não é mesmo?

Nesse sentido, o Museu del Cognome, que surgiu em 2012 lá em Pádula, na região de Campânia, no sul da Itália, inventou uma maneira bem divertida, explicativa e bacana de contar a trajetória de várias famílias de origem italiana: no formato de Histórias em Quadrinhos!

Como resultado, esse projeto de retratar a história da origem de vários sobrenomes tem atraído olhares de muitos descendentes de italianos. Assim, se você é um oriundi e tem curiosidade de saber mais sobre o Quadrinho Genealógico (Fumetto Genealogico), leia esse texto e entenda melhor sobre esse jeito fascinante de retratar origens.

O quadrinho que revela o passado de sua família

Primeiramente, o projeto idealizado pelo fundador e diretor do museu, Michele Cartusciello, é fruto de uma parceria com Emanuele Sabatino. Um cartunista italiano extremamente talentoso. Assim, esse projeto é capaz de aproximar os oriundis de suas origens. Isto é, criando uma espécie de álbum de recordações baseado na pesquisa genealógica.

É emocionante ver histórias que tínhamos apenas ouvido falar, de forma desenhada e incrivelmente detalhada. O primeiro de todos os quadrinhos foi feito com base na história da família do próprio Cartusciello. Assim sendo, o resultado foi de cair o queixo.

Logo após esse plano piloto, o Museu abriu alas para as encomendas. Onde você pode requisitar o envio de sua árvore genealógica cartunizada. Algumas informações detalhadas serão necessárias de sua parte. Depois disso, Cartusciello também fará uma pesquisa histórica a respeito do sobrenome e da evolução dos costumes ao longo dos anos para a criação dos desenhos.

Além dessa fonte de informações, você pode obter mais dados sobre seus antepassados em sites como:

Origem dos sobrenomes italianos: o que mais existe no Museo Del Cognome

Claro que um museu totalmente especializado em Sobrenomes Italianos não pararia com suas surpresas por aí, certo? Em seu site, que você pode visitar clicando aqui, você pode conferir uma série de informações a respeito de seu sobrenome que já podem estar expostas no site.

O Museu oferece serviços de pesquisa genealógica, reelaboração e criação de brasões heráldicos e burgueses, análise grafológica, e outros.

Nesse sentido, os serviços prestados por ele são de extrema importância para a população italiana e seus descendentes. Como o país de maior variedade de sobrenomes no mundo, possuir um museu dedicado ao estudo dos mesmos é algo incrivelmente gratificante aos seus cidadãos.

Reconhecer a origem de sua família não só é uma forma de demonstrar total orgulho de suas raízes, como também uma forma de gozar dos direitos que lhe são conferidos por conta dessa ancestralidade.

Para essas e mais informações sobre o processo de cidadania italiana, saiba que podemos te ajudar. 

Entre em contato conosco para descobrir mais sobre a sua história e entender melhor o seu caso!

 

origem dos sobrenomes italianos