Recorrer ao processo de cidadania italiana é um direito de todos os descendentes de italianos. Mas, ainda que um direito, existem diversos valores envolvidos no processo. Daí, surge a pergunta – quanto custa cidadania italiana? Confira a resposta para isso no texto abaixo.

Continuando a explicar as principais dúvidas de nossos seguidores, nós aqui da Cidadania4u estamos, neste artigo, procurando dizer para você, em detalhes, quanto custa cidadania italiana. Ser reconhecido enquanto um cidadão italiano é o sonho de muitas pessoas, mas o tabu de que isso tem um valor inacessível, por vezes, deixa os interessados receosos de procurar o reconhecimento.

A resposta para a pergunta “Quanto custa cidadania italiana”, depende de diversos fatores. Onde o processo será feito? No Brasil ou na Itália? Outro ponto a ser levado em consideração é – você já tem os documentos em mãos? Se não, quantos estão faltantes?

Tudo isso, no final das contas, influirá na quantia do seu processo.

CADA PROCESSO TEM UM CUSTO ESPECÍFICO

Para que você saiba quanto custaria o seu processo de cidadania italiana, basta falar com a nossa equipe aqui da Cidadania4u! Envie um e-mail para o nossa equipe de especialistas poderá te ajudar.

Não esqueça de detalhar pra gente, da melhor forma possível, a sua atual situação perante os documentos da cidadania italiana, assim como, perante o próprio processo em si. Você já deu início a algum protocolo? Conta tudo pra gente e poderemos te dar mais detalhes sobre os valores.

Atualmente, costumamos ver os valores oscilarem desde R$ 5.000, até mesmo R$ 20.000. Conte pra gente sua situação e nossa equipe poderá te assessorar da melhor forma possível.

QUAIS AS FASES DO RECONHECIMENTO DE CIDADANIA ITALIANA

bandeira italiana

Ainda que não possamos chegar aqui e lhe dar um valor, ou uma informação genérica de quanto custa para tirar cidadania italiana, podemos facilmente te dar uma informação bem relevante, e que de uma forma ou de outra, implica no valor do processo como um todo: as fases do processo da cidadania.

De uma forma ou de outra, quem determina os valores da cidadania italiana são os passos que precisarão ser dados, e os possíveis “sub-passinhos”. Confira abaixo as fases:

  • PRIMEIRA FASE:

Essa fase é principalmente conhecida pela procura documental. Nesse primeiro momento, existe a busca das certidões italianas e brasileiras que dão o direito ao requerente. Essa fase pode ser rápida ou demorada, uma vez que algumas famílias já têm grande parte da documentação, enquanto outras não.

Aqui, é necessário bastante cuidado, e um verdadeiro trabalho investigativo, até encontrar onde estão os documentos necessários ao processo de reconhecimento da cidadania italiana;

  • SEGUNDA FASE:

A análise e retificação da documentação. Com todos os documentos em mãos, é hora de analisar todos eles, retificar (caso seja necessário), assim como, fazer o apostilamento e tradução da documentação em sua completude.

Não podemos frisar o suficiente como é indispensável que você tenha ao seu lado uma equipe experiente e profissional para conseguir estudar minuciosamente os documentos, analisar se existe ou não a necessidade de retificações, a fim de evitar retrabalhos (e consequentemente, gastos extra);

  • TERCEIRA FASE:

Na terceira e última fase, você está com todos os seus documentos em mãos. E estes, estão prontos para serem submetidos ao poder administrativo italiano, que vai analisar tudo minuciosamente, e reconhecer sua cidadania italiana.

Essa terceira fase é também marcada pelo agendamento junto ao consulado, e a espera pela data de chamada do consulado. Aqui, a paciência deverá reinar, uma vez que realmente é só esperar para que as portas da cidadania italiana se abram para você.

CONTE COM PROFISSIONAIS!

Nada como ter profissionais especializados ao seu lado, para ajudar com o processo de cidadania italiana. E esse tipo de especialização, você só encontra aqui na Cidadania4u! Nós sabemos que esse texto não necessariamente respondeu sua pergunta sobre quanto custa cidadania italiana, mas realmente, sem analisar o caso específico, não temos como lhe dar um valor.

Ainda que aproximemos de uma média, os valores realmente oscilam bastante, e o mais recomendado, sempre, é que você fale com os nossos especialistas, a fim de receber um feedback claro, específico e sob medida para a sua realidade.

Fale com um de nossos profissionais no contato@cidadania4u.com.br e saiba como podemos te ajudar! Estamos esperando seu contato desde já, ok? Um grandíssimo abraço e nos falamos em breve!

Até mais!