Antes de tudo, sempre podemos reiteramos a máxima de que a cidadania italiana dá acesso a uma infinidade de direitos. Quer seja de estudo, assim como turismo e trabalho. Ou até mesmo de lograr em países e ainda ter o direito de permanência por alguns dias. Como no caso dos EUA, que abre essa possibilidade. Ou seja, você pode viajar sem a necessidade de visto para os EUA, utilizando o passaporte italiano. Ficou curioso e quer saber mais detalhes sobre essa temática? Leia e descubra tudo!

O passaporte europeu, bem como o passaporte italiano, é um dos mais poderosos do mundo. Isto é, traz consigo o benefício de evitar ao portador uma série de exigências burocráticas. Como em mais de 100 países na hora de apresentação do documento na imigração. Além disso, uma grande vantagem e que poucos sabem a respeito dela é a de poder entrar nos Estados Unidos sem necessidade de visto.

Desde que você não tenha o interesse de ir morar, trabalhar ou procurar acesso ao Green Card, as exigências a um cidadão europeu para ingressar no país são realmente mínimas. Falaremos mais abaixo sobre essas requisições e o que é o ESTA em resumo.

Como funciona o visto para os EUA – ESTA usando o passaporte italiano? 

A cidadania italiana, embora dê direito a trabalhar, visitar, residir e estudar em toda a comunidade europeia, não concede tais direitos em solo americano. Se você é um cidadão europeu, não possui qualquer flexibilização desses direitos nos EUA. Ou mesmo no pleiteio do Green Card. Entretanto, possui imensa facilidade em ingressar no país para turismo.

Os italianos que possuem passaporte eletrônico não têm qualquer obrigação de obter visto para permanência de até 90 dias nos Consulados Americanos. Por outro lado, têm de fazer o ESTA, que é uma pré-autorização de viagem.

Conseguir tal documento envolve meramente o pagamento de uma taxa e o preenchimento de um formulário online.

Os requisitos específicos são:

  • Possuir cartão de crédito internacional válido (MasterCard, Visa, American Express e Discover) do qual será debitada a taxa de US$14,00;
  • Ter um plano de viagem;
  • Ter passagem de volta com menos de 90 dias de diferença da passagem de ida;

Com o formulário preenchido, basta fazer a solicitação no site, submeter essa solicitação, registrar o número do requerimento, efetuar o pagamento e aguardar sua confirmação. O prazo máximo de validação do ESTA é de 72 horas e você receberá uma autorização de viagem no e-mail cadastrado no sistema.

O seu documento terá validade de 2 anos!

Visto para os EUA usando passaporte italiano: a imigração é diferenciada nesse caso?

Nesse sentido, fazendo uso do ESTA, você será encaminhado à imigração normalmente, onde lhe serão feitas as perguntas de praxe, como: qual sua razão de estadia; onde é sua hospedagem, entre outros.

Depois disso, será exigido que você coloque seus polegares no scanner para o controle biométrico. Isso feito, você não terá qualquer problema posterior. (:

Mais um dos vários benefícios da cidadania italiana!

Ter direito ao ESTA é apenas um dos vários benefícios que sempre falamos aqui no blog do Cidadania4u. Caso você tenha direito de reconhecer a sua cidadania, quer seja por meio de seus pais, ancestrais distantes ou mesmo em decorrência de seu matrimônio, que tal nos chamar para uma conversa? Clique abaixo:

 

visto eua passaporte italiano