Alguns países exigem visto, outros não. Mas você sabe se precisa de visto para a Itália? Essa é a pergunta que responderemos hoje. 

Nos últimos anos o número de pessoas que escolheram a Europa, mais especificamente a Itália, para se mudar ou simplesmente iniciar um tour pela União Europeia só aumentou. 

Foi com esse pensamento que decidimos responder algumas perguntas que você pode se deparar ao montar seu guia de viagens. Continue a leitura para saber se brasileiros precisam ou não de visto para entrar na Itália!

Brasileiro precisa de visto para ir à Itália?

Se você não pretende passar mais de 90 dias na Itália, não. Contudo, se a sua visita se estender mais que esse período, você irá sim precisar de visto para continuar no país, além do Permesso di Soggiorno, uma permissão que o governo italiano concede a estrangeiros que decidem ficar no país. 

O prazo de 90 dias vem da Zona de Schengen, um acordo feito entre países para conceder acesso a seus territórios. Ao todo 30 países assinaram o papel, dentre eles 26 participantes da União Europeia, a Itália inclusa. Por isso nós brasileiros conseguimos ficar por até 90 dias em solo italiano sem a necessidade de visto

Acontece que a partir desse ano, 2023, os países da Zona de Schengen passarão a exigir uma permissão de viagem, o ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem). Isso quer dizer que independente da sua viagem ser a turismo ou negócio, você precisará ter essa autorização. 

Mas não se sinta único. Além de nós, os cidadãos de Costa Rica, Nicarágua, Venezuela, Uruguai, México, Colômbia, Peru, Honduras, Chile, Paraguai, Guatemala, Panamá, Argentina e El Salvador também precisarão apresentar essa nova autorização exigida pelos países do Acordo de Schengen.

Apesar de ser especulado que o ETIAS entre em vigor ainda esse ano, rumores dizem que ainda não é um requisito obrigatório, mas que a estimativa é que seja exigido a partir de novembro deste ano.

Quais são os tipos de visto para Itália?

Além dos dois tipos de visto que já estamos acostumados, estudo e trabalho, a Itália possui uma lista um tanto diferente do que esperamos. Veja:

Os vistos são para: 

  1. Atletas;
  2. Trabalhador independente de start-up;
  3. Jornalista;
  4. Pesquisador;
  5. Intercâmbio ou estágio;
  6. Trabalhador autônomo ((lavoro autonomo);
  7. Trabalhador com contrato (lavoro subordinado); e
  8. Trabalhador com papel corporativo. 

Claro que ao solicitar o que mais atende às suas necessidades é possível que você encontre algumas dificuldades. Neste caso não há nada melhor do que olhar no site oficial do Consulado Italiano que te atende. 

Por exemplo, no site oficial do Consulado Italiano de Recife constam outros vistos, como turismo, religioso e para trabalhos marítimos. Lá você conseguirá inclusive verificar quais os documentos necessários para emitir cada tipo de visto. 

Veja a lista de todos os consulados italianos do Brasil: 

  1. Consulado Italiano do Rio de janeiro;
  2. Consulado Italiano de São Paulo;
  3. Consulado Italiano de Curitiba;
  4. Consulado Italiano de Belo Horizonte;
  5. Consulado Italiano de Porto Alegre;
  6. Embaixada Italiana de Brasília.

Documentos gerais para emissão de visto para Itália

Falando neles, você deve sempre se atentar aos documentos necessários para a emissão do seu visto italiano. Cada consulado tende a ter sua própria lista, mas entre elas alguns documentos se destacam, sendo eles: 

  1. 2 fotos 3X4 coloridas;
  2. Cópia autenticada do RG (ou outro documento com foto válido);
  3. Cópia autenticada do título de eleitor (se tiver) e cópia autenticada do comprovante de residência;
  4. Passaporte com validade mínima de 1 ano a partir da data de partida;
  5. Reserva do voo (a passagem comprada também é aceita);
  6. Pagamento da taxa consular;

O valor do visto não é fixo, ele varia a cada três meses. Como falamos, cada consulado possui sua própria burocracia para emissão de visto, então ao marcar viagem para a Itália se informe no site oficial da sua rede consular.

Quanto tempo demora para tirar o visto italiano?

Geralmente, ele é emitido um mês após a solicitação. Tudo vai depender de quão complicado foi o seu pedido, pois ele será analisado meticulosamente. Por exemplo, no caso de visto para estudante, o tempo para emissão é de 30 dias. 

Agora, para vistos trabalhistas esse prazo vai depender de cada caso. Se você já possuir um contrato, não passará de 30 dias, também. Porém, se você for autônomo, esse prazo pode chegar a 120 dias de pura espera. 

O que fazer quando chegar a Itália?

Com tudo pronto, chegou a hora da mudança! Ao chegar na Itália é importante que você peça seu Permesso di Soggiorno, uma permissão de permanência em solo italiano dada pelo governo local. 

Infelizmente você não possui escolha entre conseguir ou não esse documento já que ele é uma obrigação imposta pelo governo italiano. Mas não se preocupe! Felizmente nós da Cidadania4u nos adiantamos e já fizemos um artigo especialmente para esse momento. 

Se você quiser entender mais sobre o Permesso di Soggiorno, como emiti-lo, saber para que serve e quais são os tipos dessa permissão, leia nosso artigo na íntegra. 

Ao chegar na Itália você também pode sentir a necessidade de algumas coisas básicas ao ser humano, como dirigir ou simplesmente conseguir alugar um lugar para ficar durante a sua estadia. Dirigir na Itália não é um desafio, diferente de conseguir alugar um apartamento no país da bota. 

Mas não se desespere! A burocracia pode ser sua maior aliada. Para saber como alugar um imóvel na Itália clique no link abaixo: 

Mude-se já!

Sair de casa e ir para outra cidade já é um desafio, fazer essa mudança para outro país é um ainda maior, mas a adrenalina e o sentimento de realização e liberdade são maiores.

Se você quiser entender mais sobre os países europeus, como conseguir trabalho na União Europeia, se tornar um cidadão europeu ou apenas gosta de fatos curiosos, nos siga nas redes sociais! 

Instagram

Facebook

YouTube