Dias festivos e suas comemorações são a marca de um país, de uma cultura. A Itália, seguindo esse padrão, também possui seus feriados, tanto regionais quanto nacionais. Se você planeja viajar para o país da bota num futuro próximo, veja a lista que fizemos dos feriados na Itália e como os italianos festejam

Pegue sua xícara de café, se acomode na poltrona e continue a leitura!

Lista com datas comemorativas da Itália

Acredito que no mundo inteiro não exista uma pessoa que não goste de feriados, principalmente quando são prolongados. Pode ser apenas um costume brasileiro, mas ficar em casa, confortável e aproveitar o dia está no Top 5 da lista de melhores coisas a se fazer. 

Já que falamos de lista, hoje nós decidimos trazer alguns dos feriados italianos mais importantes para que você possa entender mais um pouquinho sobre a cultura desse país em forma de bota

Preparados? Vejam só: 

1 de janeiroAno Novo
6 de janeiroEpifania do Senhor
25 de abrilDia da Libertação
1 de maioDia do Trabalhador
2 de junhoFesta da República
15 de agostoAssunção de Maria
1 de novembroDia de Todos os Santos
8 de dezembroDia da Imaculada Conceição
25 de dezembroNatal

Apesar da lista acima, esses não são os únicos feriados que a Itália possui. Acontece que como aqui no Brasil, o país da bota também possui seus feriados regionais. Por isso, além dos já encontrados, existem muitos outros! 

Além disso, nossos amigos italianos também possuem suas superstições. Por exemplo, durante a passagem de um ano para o outro, nós brasileiros costumamos pular ondas na praia, vestir roupas de certa cor para atrair dinheiro (ou amor) no ano que se aproxima.

Pois bem, os italianos costumam usar roupas vermelhas e acrescentar uvas-passas na comida para atrair sorte. Outra tradição é ir à missa, celebrada meia-noite. 

Quantos feriados tem na Itália?

Existem, aproximadamente,18 feriados na Itália! Podemos ter perdido algum, pois apesar de ser um país pequeno, cada região italiana possui um feriado comemorativo diferente.

Apesar da quantidade de feriados, eles não diferem tanto com o resto do mundo. O que realmente os faz se distinguir são as comemorações, e o apelo ao cristianismo. Um fato muito importante e que você deve sempre se lembrar é que a Itália é um país muito religioso, não à toa abriga a maior sede do catolicismo atual, o Vaticano. 

É por isso que os nomes de suas datas comemorativas estão ligados a santos, além de relacionarem a “Festa de” alguma coisa, como Epifania do Senhor, que em italiano se chama “Festa dell’Epifania”, ou a Festa da República.

Feriados na Itália versus no mundo

Como falamos anteriormente, algumas de nossas datas comemorativas coincidem com o país italiano, distinguindo apenas suas comemorações. Além do Ano Novo, a Befana italiana se assemelha ao que temos no Natal, mesmo já existindo o feriado no país. 

Lá, a Befana é celebrada no mesmo dia em é celebrada a Epifania (Dia de Reis). Ela é baseada na lenda onde uma bruxa boa passa nas casas nesse mesmo dia e deixa doces e brinquedos escondidos para as crianças que se comportaram. 

Se você tiver sido uma criança malvada, a bruxa deixa um pedaço de carvão dentro da sua meia. Ela ainda leva todas as comemorações embora, ou seja, a Befana é uma forma de dizer que as festas de final e início de ano acabaram. 

O que não dura por muito tempo! Pouco tempo depois das festas de fim de ano, o que espera os italianos é o Carnaval. Pois é! Nossos amigos encantam os turistas com fantasias e máscaras pomposas. Se você achou que esse era um costume só nosso, está errado. 

Para maior demonstração de fatos, a caracterização carnavalesca também é uma peça importante do Carnaval português. A data também é móvel, assim como o brasileiro, e costuma cair no mês de fevereiro ou no início de março.

Seguindo o apelo por outras culturas e pela globalização, aposto que você já ouviu a música Bella Ciao, que ficou conhecida pela série do serviço de streaming Netflix “La Casa de Papel”. É no dia 25 de abril, nas ruas, que a população italiana a entoa para relembrar o fim do regime nazifascista que afetou o país.  

Como falamos, existem outros diversos feriados italianos, cada um com sua especificidade e comemoração, o que os tornam únicos. 

Você também pode se interessar pelos seguintes artigos: 

Comemore na Itália

Claro que não estaríamos falando dos feriados italianos sem sentido, sabemos que para turistas é a melhor época para se estar no país. Afinal, que brasileiro não gosta de uma festa? 

Foi com essa intenção que trouxemos esse artigo, para que você possa planejar sua próxima viagem, seja como estrangeiro ou como um futuro cidadão italiano! 

Para não perder nenhum conteúdo sobre a Itália, Portugal, além de outros países europeus e seus costumes, nos siga nas redes sociais! 

Instagram

Facebook

YouTube