Conhecido como Permesso di Soggiorno in Attessa di Cittadinanza, a autorização de residência é um documento essencial para aqueles que pleiteiam a cidadania e desejam que, durante esse processo, já possam gozar da residência em terras italianas. Leia o artigo e saiba o que é necessário para solicitá-lo!

Possuindo alguns requisitos próprios, o Permesso em questão depende da apresentação dos documentos que seguem listados abaixo:

  • Uma carta emitida pelo comune onde você está fazendo o reconhecimento de sua cidadania;
  • Uma fotocópia de todas as folhas do seu passaporte brasileiro;
  • Um envelope contendo todos os módulos a serem preenchidos (conhecido como Kit Giallo).

O citado envelope pode ser pego no posto italiano mais próximo à você de forma completamente gratuita. Depois é só seguir alguns passos que deixamos abaixo.

CONSEGUINDO O PERMESSO DI SOGGIORNO

Se você chegou na Itália diretamente do Brasil ou de outro país fora da União Europeia, recebe o carimbo em seu passaporte brasileiro, o qual lhe permite ficar legalmente no país por 90 dias. Caso, mesmo antes de conseguir seu permesso, você seja abordado por um policial, basta mostrar esse seu carimbo!

Lembre-se que seu permesso deve ser providenciado antes dos 90 dias, para que você não fique irregular no país e ter o risco de ter o processo bloqueado. Isso explicado, vamos aos passos:

  • Solicite em um comune uma fotocópia do pedido apresentado ao sindaco e protocolada no próprio comune. Nesse momento, explique ao oficial que você está estourando o prazo de 90 dias, coloque dentro do envelope de sua solicitação a domanda (que é o documento a ser preenchido e entregue ao comune com a Marca da Bollo e os documentos originais);
  • Com isso em mãos e a fotocópia de todas as páginas de seu passaporte, vá na posta (correio) e solicite o Kit Giallo do Permesso di Soggiorno (dentro você encontrará 4 documentos – Modulo 1, Modulo 2, Informativa Generale, Tabela Allegata);
  • Preencha todos os documentos de caneta preta perfeitamente, se tiver dúvidas de como responder alguns pontos, questione o oficial no local. Afinal, é melhor prevenir que passar algum vexame por preenchimento errôneo;
  • Depois de preencher tudo corretamente, una os documentos, coloque no envelope e não lacre – isso é feito pelo funcionário da posta, ele vai conferir se tudo está preenchido corretamente.
  • Agora, basta ir em qualquer tabacaria, comprar uma Marca da Bollo que custa 16 euros e colar na primeira folha do módulo 1. Leve esse pack à posta e pague a custa para envio do documento.

No fim o processo custará cerca de 80 euros, ao menos esse é o valor de quando fizemos nossas pesquisas documentais, à época da postagem desse texto.

Só lembrando que, com esse tipo de permesso, não é permitido trabalhar enquanto a cidadania não seja reconhecida, ok?

CONTE COM A CIDADANIA4U NO SEU CAMINHAR!

Ainda está no Brasil e se organizando para reconhecer sua cidadania? Não se estresse com isso! Fale com a gente no contato@cidadania4u.com.br e ficaremos felizes em te ajudar!

Nossa equipe é especializada no lidar burocrático do consulado e ficará contente em exercer esse conhecimento lado a lado contigo! Estamos esperando seu e-mail desde já, ok? (: