Imagina que, enfim, você vai viajar para um país recheado de cenários fantásticos, cidades com pontos turísticos incríveis e que, além de tudo isso, possui uma das gastronomia mais deliciosas do mundo inteiro… 

Em outras palavras, você está realizando o sonho de conhecer uma das regiões da Europa mais requisitadas pelos turistas de plantão: a Itália. 

Contudo, esse tão aguardado momento pode ser seriamente prejudicado pela pressa do cotidiano e pela falta de uma melhor organização. 

Ou seja, não montar um bom roteiro de viagem antes de embarcar para o país da bota pode ser um erro fatal e que não te deixará aproveitar o que de melhor esse lugar tem a oferecer. 

Dessa forma, a Cidadania4u preparou este artigo para que você possa decidir o que fazer na Itália antes de ir se aventurar pela Europa e, assim, curtir tudo de bom que há para curtir por lá!

O que fazer na Itália?

Primeiramente, sabia que para visitar todos os principais pontos turísticos italianos levaria cerca de 3 meses?  

Assim, a não ser que você esteja de mudança para lá, é quase impossível curtir todas essas atrações em uma única viagem

Desse modo, saber o que fazer na Itália de forma antecipada é uma excelente forma de otimizar o seu tempo de visita ao país e assim conseguir conhecer tudo o que você deseja

Trip de carro pela Toscana

Uma ótima forma de conhecer os famosos campos floridos de girassóis, os vinhedos, as estradas ladeadas e as cidades medievais italianas é fazendo uma pequena viagem de carro pela região da Toscana. 

Contudo, para conhecer e aproveitar todo esse cenário, é necessário alugar um carro, já que o sistema de transporte básico da Itália não te permite realizar essa maravilhosa façanha. 

Além disso, o preço do aluguel de carro por lá não é tão caro e a excelente infraestrutura das estradas italianas também torna esse evento para lá de especial.

Tirar um foto segurando a torre de Pisa

O que fazer na Itália: Torre de Pisa

Pode parecer clichê, mas tirar aquela famosa foto segurando a torre Pisa pode ser umas das melhores coisas para se fazer na Itália. 

Uma outra vantagem, é que a cidade de Pisa fica na região de Toscana, assim, é possível organizar dois passeios ao mesmo tempo. 

A Torre de Pisa é o erro arquitetônico mais famoso do mundo: o monumento de quase 57 metros é inclinado em 4 graus, o que dá todo um charme à obra. 

Outro fato curioso sobre esse ponto turístico, é que a tal “torre” italiana, na realidade é uma campanário de uma igreja medieval

Assim, também é possível conhecer o interior da igreja e, caso você tenha muita coragem, até subir na torre. 

Passear de gôndola em Veneza

O que fazer na Itália: passeio de gôndola

Esta é uma excelente dica para os casais apaixonados (mas serve para todo mundo também, viu?): dar uma romântica volta pelos canais de Veneza

Além de ser uma cidade medieval, Veneza está sobre 117 ilhas que são ligadas por muitas e muitas pontes

Assim, o passeio de gôndola, que é um barquinho preto bem simpático, pelo Canal Grande da cidade é uma das atividades mais procuradas pelos turistas que visitam o país.

Desse modo, o que dá todo o charme para essa região da Itália é a própria composição da cidade: prédios antigos, ruas aconchegantes e cheias de atrações locais. 

Veneza ainda abriga a famosa praça de São Marcos, onde estão situadas a basílica e o campanário de mesmo nome. 

Visitar o Coliseu

O que fazer na Itália: visitar o Coliseu

Eleito uma das sete maravilhas do mundo, o Coliseu é um ponto turístico indispensável para quem quer conhecer o melhor da Itália! 

Esse grande monumento fica localizado no centro histórico da capital do país e é uma grande atração em qualquer horário do dia. 

O Coliseu é uma espécie de anfiteatro construído ainda na era clássica de Roma, com a finalidade de dar palco para combates entre gladiadores, encenações de batalhas e peças dramáticas. 

Atualmente, sua fachada ainda conserva uma parte considerável do mármore original usado na sua construção. 

Além disso, no período da noite, o monumento é completamente iluminado, o que permite que ele seja observado por diversos locais da região, principalmente das ruínas do Foro Romano.   

Peregrinar até as Basílicas Papais

Visitar as 4 Basílicas Papais foi uma imposição da igreja católica, ainda da era medieval, para os fiéis que desejavam alcançar o perdão por seus pecados. 

Contudo, esses monumentos italianos não são importantes apenas para os religiosos, já que suas estruturas arquitetônicas são uma verdadeira jóia para o mundo. 

Além de não precisar pagar para entrar nas basílicas, as 4 igrejas são de fácil acesso e ficam próximas ao metrô de Roma. 

Por outro lado, por se tratar de uma região muito ligada à religião, é importante se atentar às vestimentas que você irá usar

Assim, quando visitar as Basílicas Papais use roupas cumpridas, sempre abaixo do joelho, e que não exponha muito do corpo. 

Se refrescar nas Fontes de Roma

O que fazer na Itália: fontes de Roma

Você sabia que em Roma, capital da Itália, existem mais de 2500 fontes espalhadas por toda a cidade

Dessa maneira, é possível se refrescar tomando algumas boas goladas de água (todas possuem água limpa e potável) ou apenas apreciar as belas estruturas que muitas delas possuem. 

Assim, uma fonte muito conhecida por sua composição artística é a Fontana de Trevi, sua estrutura barroca chega a medir cerca de 26 metros.

Visitar uma Vinícola

O que fazer na Itália: visitar uma vinícola

Uma boa dica do que fazer na Itália com certeza é se um passeio completo por uma vinícola da região

Nesse sentido, muitos hotéis italianos oferecem esse tipo de entretenimento, com direito à degustação de vinho e visita por toda área do local. 

Contudo, essa atividade costuma ser muito requisitada pelos turistas e deve ser planejada com uma maior antecedência. 

Apreciar os museus de arte de Florença

O que fazer na Itália: Florença

Florença, além de ser a cidade toscana mais famosa do mundo, é também conhecida como a o “berço da renascencia”. 

Dessa forma, essa região italiana é repleta de igrejas, palácios, museus e vários outros lugares interessantes. 

Os turistas geralmente iniciam a visita aos monumentos com uma caminhada na Piazza del Duomo, o coração da Florença

Logo depois, a Galeria Uffizi, conhecida também por sua gigantesca coleção de obras renascentistas, se torna a grande atração da cidade. 

Conhecer a casa de Romeu e Julieta em Verona

O que fazer na Itália: Casa de Romeu e Julieta

Agora, uma outra dica para os casais apaixonados: a cidade de Verona é conhecida como a cidade do turismo romântico

Além disso, essa região italiana abriga um dos maiores anfiteatros do mundo (e também símbolo da cidade), a Arena de Verona. 

Outro atração turística é a casa de Romeu Julieta, uma belíssima construção no estilo gótico, onde é possível encontrar a estátua dos dois personagens.

Verona também possui um famoso mercado de frutas e legumes, o Piazza Delle Erbe, rodeado de antigos prédios medievais.  

Visitar o Museu de Antiguidades Egípcias de Turim

O que fazer na Itália: Praça San Carlo

O que fazer na Itália? Que tal conhecer um pouco mais sobre o antigo Egito

Sim, a região italiana conhecida como Turim abriga um dos maiores museus de antiguidades egípcias fora do Egito! 

Com mais de 6.500 peças em exposição, o Museo delle Antichità Egizie di Torino está repleto de antigas estátuas, sarcófogos, mumias e jóias raras do antigo Egito. 

Além disso, há muitos outros pontos turísticos interessantes em Turim, como o Museu Nacional de Cinema e a Capela de Santo Sudário, uma verdadeira obra prima barroca. 

Quais são os 3 lugares mais lindos para visitar na Itália?

Ao chegar em algum aeroporto italiano, já é possível notar que a Itália possui um visual diferenciado e muito bonito. 

Assim, também listamos os 3 lugares mais lindos para você visitar quando estiver curtindo suas férias por lá! 

Cinque Terre

O que fazer na Itália: Cinque Terre

Localizada na zona litorânea da Itália, a Cinque Terre é composta por cinco vilarejos medievais: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterrosso al Mare. 

Assim, essa região abriga um grande número de praias e também é conhecida por abrigar famosas vinícolas italianas

Sicília

O que fazer na Itália: Sicília

A Sicília é a maior ilha do Mar Mediterrâneo e também conhecida por ser banhada por belíssimas águas cristalinas

Além de ser rica em belezas naturais, essa região italiana também é bastante popular por sua excelente gastronomia

Costa Amalfitana

O que fazer na Itália: Costa Amalfitana

E para finalizar: a Costa Amalfitana, região litorânea localizada ao sul da Itália disposta a 50 km às margens do Mar Tirreno

Desse modo, as praias paradisíacas praias desse local costumam atrair bastante turistas, principalmente na época do verão. 

Além disso, esse local é considerado patrimônio da UNESCO e é caracterizado por cenários naturais maravilhosos que vão muito além mar de cor azulada. 

Como a Costa Amalfitana é composta por várias cidades, visitar essa região é um ótima pedida para quem gosta de longas caminhadas, sempre acompanhadas de várias paisagens lindas.

Buon viaggio!

Agora que você já sabe o que fazer na Itália, ficou muito mais fácil planejar aquela viagem para o país da bota, não é mesmo? 

Assim, acompanhe também as outras postagens do blog do Cidadania4u para ficar por dentro das principais novidades em relação à cidadania italiana e às curiosidades desse maravilhoso país!