Descobriu que tem algum ancestral europeu e está em dúvida entre a cidadania italiana ou portuguesa? Você veio ao lugar certo!
Tanto a Itália quanto Portugal oferecem processos de dupla cidadania bem acessíveis, além de ambos reconhecerem o direito via ius sanguinis, o famoso direito de sangue (descendência!).
Mas, apesar de parecidos, existem diferenças importantes entre as duas opções, desde o tempo de tramitação e custo até os direitos concedidos após o reconhecimento.
Sendo assim, nosso time de especialistas montou este guia COMPLETO para que você veja as principais diferenças entre os processos, as vantagens e desvantagens de cada um e como escolher a melhor alternativa para o seu caso.
Preparado? Pegue seu café, arrume seus óculos e vamos nessa!

Cidadania italiana ou portuguesa: o que todo brasileiro precisa saber
A busca pela cidadania europeia cresceu muito entre os brasileiros nos últimos anos, e não é por acaso.
Além de abrir portas para morar, estudar e trabalhar legalmente em qualquer país da Europa, a dupla cidadania também oferece a livre circulação dentro do bloco europeu e segurança jurídica em mais de 30 países.
E nem mencionamos as vantagens do passaporte vermelho!
Porém, cada processo possui seus próprios critérios, prazos e tipos de procedimento, o que pode tornar uma das opções mais vantajosa que a outra, a depender da sua situação.
Diferenças entre os processos de reconhecimento
Já que tocamos no assunto, eis a principal diferença entre a cidadania italiana e a portuguesa: o reconhecimento.
Com as recentes mudanças na cidadania italiana, como a Sentença nº142/2025 e o Decreto 36/2025 que foi reconhecido como a Lei 72/2025, o processo ficou mais difícil (veja que não disse impossível).
Claro, agora é necessário pelo menos um dos ascendentes diretos, seja pai ou avô, ter nascido na itália ou vivido no país por pelo menos dois anos antes do nascimento do filho. Mas ainda é possível requerer a sua dupla cidadania.
Ah, vale lembrar que, como ainda não discutiram os últimos detalhes da alteração da lei de nacionalidade, os processos de dupla cidadania italiana só podem ser feitos via judicial na Itália.
Para mais informações sobre o assunto, leia: Cidadania Italiana Vale a Pena? Veja o que mudou no processo e se ainda compensa tirar
Já caminhando para o mundo lusófono, Portugal não ficou atrás no quesito mudanças:
- a forma de reconhecimento via sefardita foi encerrada;
- há possibilidade de perda automática da nacionalidade por condenação em crimes graves;
- o tempo mínimo de residência no país aumento de 5 para 7 anos, quando o país for signatário da CPLP ou da União Europeia;
- há necessidade de comprovar frequência escolar de filho menor (em Portugal); e
- bisnetos passam a ter direito à naturalização de forma direta, se tiverem residência legal em Portugal há pelo menos 5 anos.
Saiba mais sobre as mudanças na Lei de Nacionalidade portuguesa.
Quem tem direito à cidadania italiana ou portuguesa
Bem lembrado! Atualmente, após a conversão do Decreto-lei n.º 36 na Lei 72/25, somente filhos e netos por descendência direta podem reconhecer a cidadania italiana.
Além disso, cônjuges de cidadãos italianos, que cumpram os prazos de casamento exigidos pela lei, podem tirar a cidadania italiana por meio do casamento.
Agora, para conseguir a cidadania portuguesa, você precisa ser filho, neto, bisneto (com as novas alterações da lei de nacionalidade) de um português ou apenas ser casado com lusitano.
Vantagens comuns das duas cidadanias
Embora existam diferenças importantes entre os processos italiano e português, uma coisa é certa: tanto a cidadania italiana quanto a cidadania portuguesa oferecem praticamente os mesmos direitos dentro da União Europeia.
Um exemplo? O direito de viver em qualquer país do bloco.
Com qualquer uma dessas cidadanias, você pode morar legalmente em mais de 30 países europeus, como Alemanha, França, Irlanda, Suécia, Áustria e outros, sem necessidade de visto, autorização especial ou prazo máximo de permanência nesses territórios.
Além disso, como um cidadão europeu você tem livre acesso ao mercado de trabalho de lá, possibilidade de estudar na Europa pagando menos (com direito a bolsas exclusivas, programas de intercâmbio e mobilidade estudantil) e, claro, a todos os benefícios sociais. como sistema de saúde, programas de integração, apoio a empreendedores, aposentadoria… a conta não acaba!
Pode ter cidadania italiana e portuguesa ao mesmo tempo?
Sim! É perfeitamente possível ser brasileiro com cidadania italiana e portuguesa ao mesmo tempo.
Isso acontece pois os dois países, Itália e Portugal, reconhecem a múltipla cidadania e não exigem renúncia da brasileira, o que permite esse acúmulo de duas ou mais cidadanias sem nenhum impedimento legal.
O que não é caso quando falamos da cidadania holandesa, que pede a renúncia da anterior para garantir a nova.
Regras sobre múltipla cidadania na Itália
A Itália é um dos países mais abertos do mundo quando se trata de múltiplas nacionalidades.
As regras por lá são bem claras:
- não existe limite de cidadanias que um cidadão italiano possa ter;
- o país não exige renúncia da cidadania original (como vemos na Holanda);
- se você obtiver outra cidadania, isso não afeta seu status de cidadão italiano.
Além disso, a legislação italiana, como sabemos, é baseada no ius sanguinis, então o foco é apenas comprovar a descendência.
Regras sobre múltipla cidadania em Portugal
Assim como a Itália, Portugal também não coloca restrições na quantidade de cidadanias que uma pessoa pode ter.
A única exigência é que o processo de reconhecimento da nacionalidade portuguesa seja feito conforme a legislação, especialmente após as mudanças recentes relacionadas à comprovação de vínculo efetivo.
Como funciona para brasileiros com dupla descendência
Para brasileiros com ascendência italiana e portuguesa ao mesmo tempo, não há porquê ter dúvidas, a não ser, claro, qual iniciar o processo de reconhecimento, e é por este motivo que estamos aqui.
Digo isso pois os processos são totalmente independentes. Você pode reconhecer sua cidadania italiana e depois a portuguesa, ou vice-versa. É aquele provérbio da matemática: a ordem dos fatores não altera o produto.
Além disso, como vimos, o reconhecimento de uma não cancela a outra, e a transmissão para seus descendentes é preservada em ambos os casos. Ou seja, seus filhos, netos e bisnetos herdarão as suas cidadanias.
Diferença mesmo? Não existe, a não ser que você queira simplificar processos e diminuir tempo de espera.
Desvantagens da cidadania italiana
Assim como qualquer processo, ela também tem desafios que precisam ser considerados antes de iniciar a solicitação.
A seguir, veja as principais desvantagens e como elas podem impactar quem está em busca da tão sonhada dupla cidadania europeia.
Custos e tempo de espera nos processos
Um dos principais pontos negativos da cidadania italiana é que, dependendo da forma escolhida, o processo pode ser burocrático, caro e extremamente longo, e não é brincadeira!
O Consulado Italiano de São Paulo é conhecido por ter filas de espera com mais de 12 anos.
O pior mesmo é quando há necessidade de retificar documentos, pois se não for feito corretamente, seu pedido será negado e você terá de começar tudo novamente.
Já pensou?
Sorte que nós, da Cidadania4u, somos a maior empresa de cidadania europeia da América Latina.
Hoje, nós contamos com mais de 450 especialistas, todos prontos para que o seu processo corra o mais rápido possível, sem nenhum erro. Afinal, a cidadania é sua, e a burocracia, nossa!
Novas restrições legais após a Lei 74/2025
Como mencionado anteriormente, a Lei 74/2025, aprovada pelo Parlamento Italiano este ano, acabou por restringir a linha de transmissão da cidadania italiana.
Agora, somente aqueles que forem filhos e netos de um italiano poderão iniciar o processo.
Uma outra mudança foi o tipo de fila que estão acontecendo esses processos. Hoje, apenas a cidadania italiana via judicial está funcionando.
Essas mudanças na lei vieram para controlar o número de solicitações, vindas principalmente aqui do Brasil e da Argentina. Segundo o país, existem mais italianos no exterior do que no próprio território.
O passaporte europeu, de acordo com um dos defensores da nova lei, servia apenas para comprar passagem aos EUA; brasileiros e argentinos que conseguiram a dupla cidadania não eram vistos como “italianos de verdade”.
Pois bem, agora, além da restrição da linha de transmissão, é necessário comprovar que o pai ou o avô nasceu na Itália ou que o pai viveu legalmente no país por pelo menos dois anos antes do nascimento.
O impacto é grande porque muitas famílias tiveram que rever completamente suas estratégias.
Algumas já estavam reunindo documentos, outras aguardavam agendamento no consulado, mas, com as mudanças, viram o sonho da dupla cidadania italiana ficar mais distante.
Ainda vale a pena tirar a cidadania italiana?
Sim, ainda vale a pena tirar a cidadania italiana. Sabemos que o cenário não está favorável para os descendentes de italianos, contudo, o reconhecimento da cidadania por descendência continua sendo um direito garantido pela Constituição italiana e reforçado pela jurisprudência recente da Corte Constitucional.
O processo continua sendo possível e vantajoso, ainda que agora seja preciso enfrentar um pouco mais de burocracia.
Desvantagens da dupla cidadania portuguesa
A cidadania portuguesa é uma das mais desejadas pelos brasileiros, principalmente pela conexão histórica, pelo idioma e pelo processo relativamente simples para filhos de portugueses.
Mas, como uma moeda, precisamos ver os dois lados para entender suas vantagens e desvantagens. Vamos lá.
Limitações relacionadas à transmissão para descendentes
A cidadania portuguesa sempre manteve sua restrição de limite geracional. Hoje, com as mudanças na lei, filhos, netos e bisnetos de português podem iniciar seu processo de dupla cidadania.
Infelizmente, se o seu parentesco for maior que este, você não poderá reconhecer a sua cidadania.
Questões burocráticas e atualizações de registros
Pois é, Portugal exige que todos os eventos da vida do requerente e da sua linha ascendente estejam corretamente registrados e padronizados, o que pode gerar mais etapas no seu processo.
Já que estamos falando de burocracia e registros, saiba que o país lusófono também pede que pequenas divergências em nomes, datas, locais de nascimento ou grafias em certidões sejam corrigidas, além de existir:
- uma limitação para descendentes de mulheres portuguesas nascidas antes de 1952;
- menor acesso a benefícios educacionais;
- e outros.
Diferenças de benefícios em relação à cidadania italiana
Bem, ambas são ótimas para aqueles que desejam reconhecer sua cidadania europeia, mas ainda sim há diferença entre elas.
A cidadania portuguesa tem um processo menos burocrático, mas a cidadania italiana possui um dos passaportes mais poderosos do mundo.
No quesito saúde, os dois são ótimos: sistema de saúde público, médico da família, benefícios sociais e grande qualidade de vida.
Não são diferenças enormes, mas podem influenciar na sua decisão.
Qual cidadania europeia é mais vantajosa para brasileiros?
Na hora de escolher entre cidadania italiana ou portuguesa, não existe uma resposta que sirva para todo mundo.
Tudo vai do seu grau de parentesco, dos seus objetivos na Europa e, hoje em dia, também das mudanças recentes nas leis de cada país.
Benefícios da cidadania italiana em mobilidade na União Europeia
Do ponto de vista de mobilidade, a cidadania italiana é uma das mais vantajosas do mundo.
Com o passaporte italiano, você tem direito de viver, trabalhar e estudar em qualquer país da União Europeia e Espaço Schengen, acesso facilitado a oportunidades em países como Alemanha, França, Espanha, Irlanda, Holanda, entre outros.
Ah, e claro, entrada simplificada em diversos países fora da Europa, com isenção ou facilitação de visto.
Benefícios da cidadania portuguesa em estudos e trabalho
A cidadania portuguesa continua sendo uma excelente opção, principalmente para quem tem pai ou mãe português, pretende morar especificamente em Portugal, ou quer usar o país como porta de entrada para a Europa.
Assim como a cidadania italiana, a cidadania portuguesa permite que você more, trabalhe e estude em todos os países da UE, tenha acesso ao mercado de trabalho europeu, ingresse em universidades europeias e muito mais.
Contudo, é importante observar o novo cenário legal. Agora, não basta que falemos português, precisamos comprovar vínculo efetivo com a comunidade lusa.
O processo ficou mais criterioso, e a análise do IRN passou a ser mais rígida, o que aumenta o risco de exigências e indeferimentos se a linha de documentos não estiver muito bem estruturada.
Critérios para escolher entre cidadania italiana ou portuguesa
É este o pensamento! Para decidir qual cidadania europeia é melhor para você, veja os principais critérios para se levar em conta:
- Grau de parentesco: qual seu ascendente europeu mais perto, ele é italiano ou português?
- Mudanças nas leis: pois é, aqui devemos olhar todos os requisitos das alterações para entendermos qual vale mais a pena. Para saber tudo sobre a nova lei de nacionalidade portuguesa e italiana, leia nossos artigos completos.
- Tempo e custo: os processos italianos tendem a ser mais caros, principalmente quando falamos via administrativa na Itália ou via judicial. Já em Portugal, costumam ser mais rápidos, não passando de três anos.
Documentos necessários para cada tipo de cidadania
Tanto a cidadania italiana quanto a portuguesa exigem documentos que comprovem a linha de descendência, mas cada país trabalha com um requisito diferente, e saber o que cada processo exige evita atrasos e indeferimentos.
A seguir, veja exatamente o que é necessário para cada tipo de cidadania.
Documentos para cidadania italiana por descendência
A lista de documentos para cidadania italiana é bem curta, sendo eles:
- Certidão de nascimento do italiano (Estratto dell’atto di nascita) até o requerente;
- Certidão de casamento do italiano até o requerente;
- Certidão de óbito do italiano ao requerente (caso existir); e
- Certidão Negativa de Nacionalidade.
Vale lembrar, também, que esses documentos precisam ser em inteiro teor e devidamente traduzidos por um tradutor juramentado italiano.
Todas essas preocupações existem para que o seu processo não seja negado. Que tristeza seria se isso acontecesse depois de 12 anos de espera na fila do Consulado, não é?
Pode ser, também, que você queira ir pela via materna. A lista de documentos pode sofrer alguma alteração, mas você fica a par de todas as alterações no nosso artigo completo.
👉Veja: Documentos para Cidadania Italiana: Saiba quais são!
Documentos para cidadania portuguesa por ascendência
- Comprovação de conhecimento da língua e cultura portuguesa;
- Noções básicas sobre a organização política do país;
- Declaração de adesão os princípios do Estado democrático, em casos de neto de português;
- Comprovação de frequência escolar, quando filho menor;
- Assento de nascimento português (com averbação de casamento);
- Óbito do português inteiro teor digitada, quando necessária;
- Certidão de Nascimento do filho do português, Reprográfica e digitada, quando necessária;
- Certidão de Nascimento do requerente (Reprográfica e digitada);
- Certidão de Antecedentes Criminais do requerente, de todos os países onde residiu após os 16 anos, por mais de 6 meses (exclusivo para os processos de casamento e netos);
- Cópia autenticada do Documento de Identificação do Requerente (RG com emissão até 5 anos ou Passaporte Válido).
- Procuração.
E muitos outros! Tudo vai depender da sua linha de ascendência e a forma que você irá pleitear a dupla cidadania portuguesa. Felizmente, nós já falamos sobre isso no nosso blog.
👉Veja: Quais são os documentos para cidadania portuguesa? Descubra todos neste artigo!
Comparativo de custos e tempo médio de processos
Os valores e prazos variam bastante de acordo com a via escolhida e do tamanho da sua pasta de documentos.
Claramente a cidadania italiana costuma ser mais cara por dois motivos muito claros:
- precisar traduzir todos os documentos para o italiano por um tradutor juramentado;
- apostilamento de haia em inteiro teor.
Ela também costuma demorar mais, mesmo com todas as tentativas do governo italiano em paralisar com o reconhecimento em massa. Um exemplo? A região de Vêneto, na Itália, conta com mais de 10 mil ações de março a setembro de 2025. Faça as contas!
Reconheça sua cidadania italiana com a Cidadania4U
Apesar de todas as burocracias, reconhecer a sua cidadania europeia com a ajuda de especialistas é o caminho mais seguro e confiável para que o seu processo não seja indeferido.
É justamente nesse ponto que a Cidadania4U pode fazer toda a diferença na sua jornada.
Como a Cidadania4U facilita a busca de documentos na Itália
Nós te ajudamos em todas as etapas do seu processo: desde a pesquisa de documentos históricos na Itália, passando pela análise completa das certidões no Brasil, até a tradução juramentada e apostilamento exigidos pelo governo italiano.
Além disso, nossa equipe de especialistas pode te orientar sobre os caminhos alternativos, como naturalização ou casamento, caso a descendência não seja suficiente. Assim você não perde tempo e tem mais clareza sobre suas reais possibilidades.
Segurança e confiança com a maior empresa de cidadania da América Latina
Hoje, nós somos a maior empresa de cidadania europeia da América Latina, às vezes não pelo gráfico, mas pelo suporte!
Nosso coração é do tamanho do Brasil: enooorme. É por isso que estamos presentes em todas as etapas do seu processo, desde a pesquisa de documentos até a emissão do seu passaporte europeu.
Mantenha vivo seu direito histórico e constitucional
Buscar a cidadania italiana ou portuguesa não é apenas um processo administrativo, é um ato de reconexão familiar, de valorização da história dos seus antepassados e de recuperação de um direito que nunca deveria ter sido perdido.
Se está em dúvidas de como pleitear sua cidadania, saiba que nossos especialistas já estão preparados para montar sua pasta e te atender da forma mais transparente possível, graças ao nosso App.
Não deixe seu sonho da cidadania italiana para depois: comece hoje mesmo! Clique no banner abaixo 👇


