Quer aprender italiano para conseguir se comunicar bem quando viajar para Itália ou, quem sabe, até se mudar para o país? Se esse é o seu objetivo, continue a leitura desse artigo, pois reunimos dicas importantes para ajudar quem busca a fluência no idioma.

Comece a estudar o quanto antes e utilize as orientações abaixo para potencializar o seu aprendizado da língua italiana!

5 dicas para aprender italiano por conta própria

Seja para solicitar sua cidadania italiana para morar e trabalhar no país, disputar a vaga para uma bolsa de estudos na Itália ou mesmo reconhecer a cidadania italiana por casamento, compreender o idioma com certeza está entre seus objetivos. Afinal, saber se comunicar com as pessoas é essencial para conseguir se desenvolver. 

Muitos buscam o auxílio de cursos pagos e outros preferem estudar por conta própria. Se este for o seu caso, então veja as dicas abaixo sobre como você pode aprender italiano sozinho.

1. Ouça muitos conteúdos em italiano

Parece óbvio, mas a primeira dica é ouvir, ouvir, ouvir! Para se familiarizar com a pronúncia das palavras em italiano, você precisa consumir diariamente conteúdos nesse idioma. Seja por meio de:

  • músicas;
  • podcasts;
  • filmes;
  • séries;
  • documentários;
  • entre outras obras. 

Ao ouvir o som das palavras, a sua mente registra melhor a pronúncia de cada sílaba e isso ajuda você a aprender o idioma sozinho. É importante que sempre que possível esses conteúdos sejam legendados. Assim, além de se acostumar com o som, você entenderá também o significado das frases.

2. Faça o download de aplicativos de idioma

Com a facilidade que a internet e smartphones proporcionam, você consegue aprender italiano sozinho por meio de aplicativos no celular, tablet ou outro dispositivo móvel. Basta fazer o download de apps como:

  • Duolingo;
  • Memrise;
  • Kultivi;
  • dicionários online de italiano/português;
  • etc.

Muitos desses aplicativos ajudam você a praticar o idioma constantemente, por meio de joguinhos de memorização, completar frases, entre outros métodos.

3. Pratique diariamente

Para aprender italiano sozinho, você vai precisar entrar em contato com o idioma diariamente. Ou seja, você terá que estudar pelo menos um pouquinho todos os dias. Isso significa que mesmo em doses pequenas, é muito importante praticar. 

Seja ouvindo algum conteúdo do idioma, respondendo às perguntas e tarefas dos apps que baixou, pesquisando o significado de uma palavra nova, fazendo anotações, etc. Veja um pouco do italiano na sua rotina e tente reproduzir as palavras.

Isso com certeza vai ajudar o seu cérebro a fixar melhor o idioma na sua mente!

4. Encontre material online para aprender Italiano

O aprendizado de uma nova língua precisa ser baseado também em materiais didáticos de qualidade. Isso porque não basta aprender a pronúncia das palavras e seus significados. Há também regras gramaticais e outros detalhes importantes para você saber. Afinal, todo idioma tem suas particularidades. 

Por isso, se você quer aprender italiano sozinho, vai precisar reunir um bom material para basear seus estudos e para servir de consulta também. 

Na internet, há diversos conteúdos gratuitos (desde pequenos vídeos no YouTube até cursos completos) para apoiar você durante esse aprendizado. 

No site da USP, por exemplo, há um curso de italiano para brasileiros, no qual os conteúdos em vídeo e em PDF estão disponíveis para baixar sem a necessidade de senha ou qualquer tipo de código ou login. Basta acessar o site e ver o material.

No YouTube há uma variedade de canais e vídeos dedicados a ensinar os espectadores a língua italiana. São conteúdos riquíssimos, com várias dicas sobre o idioma, disponíveis para você assistir quando e de onde estiver. 

Mas aí você precisa ter foco e dedicação. Assista, ouça com atenção, faça anotações em um caderno ou no bloco de notas digital, o que for melhor para você, mas estude de verdade. Pois, não adianta ter em mãos todo esse conteúdo, se você não vai de fato colocá-lo em prática. 

Portanto, reúna bons materiais, digitais ou impressos como um dicionário ou livro de idiomas e avante!

5. Fale com italianos

Conversar com pessoas que falam italiano vai te ajudar a praticar o idioma e entender melhor alguns pontos relacionados à pronúncia das palavras. Além disso, pode ser até uma outra forma de te motivar a aprender essa língua. 

Afinal, provavelmente você já tem uma meta de viajar para a Itália algum dia, ou quem sabe estudar em faculdades italianas, trabalhar no país, conseguir a sua cidadania italiana e se mudar para lá. Portanto, fazer amizade com nativos pode ser só mais uma razão para você querer aprender a se comunicar no idioma deles o quanto antes!

Essa dica também é útil para você aprender variações linguísticas, dialetos e gírias que só quem tem contato diário com o idioma consegue aprender. Pode ser que você não encontre isso nos livros didáticos. 

Essas foram as cinco dicas para aprender italiano sozinho. Conheça mais sobre as profissões mais bem pagas na Itália e aproveite as oportunidades!