Está com dúvidas sobre como levar cachorro para Portugal quando se mudar para lá? Quem tem animais de estimação, mas está no processo de mudança para a Europa provavelmente tem essa preocupação. 

Mas fique tranquilo, pois neste artigo você encontrará as principais informações sobre o que fazer para transportar seu bichinho de uma forma segura e tranquila. Assim ambos poderão embarcar nessa viagem tão importante. Continue lendo para entender os detalhes. 

Como levar cachorro para Portugal?

Você sabia que tem como levar cachorro para Portugal? Isso mesmo. Se você vai estudar fora ou ingressar no mercado de trabalho português, não precisa deixar o seu cão no Brasil. O seu pet pode ir junto com você para a Europa!

Essa é uma dúvida comum entre aqueles que têm animais de estimação e estão planejando fazer uma viagem como essas. Porém, é essencial ficar atento, pois há diversas regras que a pessoa precisa seguir para que o animal possa embarcar sem problemas.

Veja abaixo um passo a passo de como levar cachorro para Portugal. 

Reúna toda a documentação exigida

De acordo com o Ministério da Agricultura do Brasil e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária de Portugal (DGAV), o viajante que está levando um animal de estimação precisa apresentar os seguintes documentos:

  • comprovante de vacinação do animal e atestado de saúde;
  • laudo de sorologia antirrábica;
  • Certificado Veterinário Internacional (CVI);
  • comprovante do microchip;
  • formulário de comunicação de chegada no aeroporto de Portugal.

É muito importante fazer os procedimentos necessários para obter esses documentos com antecedência, pois podem levar meses para realizar toda a burocracia. 

Coloque um microchip no animal

Para que o seu animal de estimação possa ir para Portugal com você será preciso aplicar um microchip nele. Leve seu cachorro até um veterinário para fazer o procedimento para inserir o dispositivo. Ele serve para armazenar dados sobre o dono do pet e é totalmente seguro para a saúde dos bichinhos. 

Acesse também:  Carreira: 10 melhores faculdades para estudar em Portugal 

Esse passo é obrigatório e deve ser feito antes da vacinação. Além disso, peça o comprovante de aplicação devidamente preenchido com a data, assinatura e carimbo do veterinário. 

Vacine o seu cachorro

A vacina antirrábica é outro passo obrigatório. É fundamental que seu cãozinho esteja devidamente vacinado e com o certificado de saúde.

É importante se atentar aos prazos, pois a dose deve ser aplicada com, no mínimo, 30 dias de antecedência ao teste para obter o laudo de sorologia antirrábica.

Solicite o Certificado Veterinário Internacional (CVI)

Depois de um período de três meses do laudo da sorologia, o próximo passo é solicitar o Certificado Veterinário Internacional (CVI), emitido pela VIGIAGRO. Mas preste bastante atenção, pois o documento só é válido por 10 dias. Portanto, sua viagem precisa acontecer nesse meio tempo. 

Compre a caixa transportadora (kennel aéreo)

O seu cachorrinho precisa ir confortavelmente para Portugal, portanto é necessário providenciar uma caixa para o seu transporte. Existem modelos específicos para viagens aéreas, para garantir a tranquilidade e bem-estar do animal. 

O tamanho da caixa varia conforme o tamanho do pet e também de especificações da companhia aérea. 

Agora que já sabe como levar seu amiguinho com você na viagem, veja qual é a média do custo de vida em Portugal e comece a planejar o seu orçamento!