O Ministério das Relações Exteriores da Itália autorizou a abertura da agência consular em Vitória. O próximo passo agora é inaugurar uma sede em Santa Catarina. A decisão atende a uma antiga e numerosa demanda dos descendentes de italianos que vivem na região de Vitória e dependiam do consulado do Rio de Janeiro para necessidades burocráticas.

De acordo com Ricardo Merlo, subsecretário da Farnesina, “O objetivo é assegurar rapidamente um incremento quantitativo e qualitativo nos serviços consulares oferecidos à coletividade”.

A abertura da agência consular já tinha sido anunciada em Junho, quando recebemos a visita do Subsecretário no Espírito Santo, mas agora sabemos que a data de abertura está ainda mais perto.

MAIOR CONFORTO PARA OS ORIUNDI COM O CONSULADO ITALIANO EM VITÓRIA

De acordo com o subsecretário, além de Santa Catarina receber um consulado, a América do Norte e a Austrália também terão novos consulados italianos. Esse é o atual olhar que o governo italiano está tendo, procurando melhorar a forma que se relaciona com os italianos que moram fora da Itália.

Além dessas adições, o Brasil já conta com:

  • A Embaixada Italiana, que fica em Brasília;
  • O Consulado Italiano de Belo Horizonte;
  • O Consulado Italiano de São Paulo;
  • O Consulado Italiano de Curitiba;
  • O Consulado Italiano de Porto Alegre;
  • O Consulado Italiano do Rio de Janeiro;
  • O Consulado Italiano de Recife.

PRECISANDO SOLICITAR SERVIÇOS CONSULARES?

Você é cidadão italiano e está precisando realizar algum processo perante o consulado? Quer seja quando o assunto é reconhecimento da cidadania, atualização dos dados perante o poder administrativo (AIRE ou Registro Civil), ou qualquer outra questão consular: você pode contar com o pessoal aqui da Cidadania4u!

Nossos especialistas em Cidadania Italiana estão aqui para ajudar você das mais diversas formas. Quer seja nas questões documentais de seu processo de reconhecimento de cidadania, ou no agendamento de turnos no sistema Prenota.

Converse com um de nossos atendentes no [email protected] e entenda como os nossos especialistas podem te ajudar!

Aguardamos seu contato desde já! Um grande abraço e até mais!