As possibilidades que são abertas ao reconhecer nossa cidadania são inúmeras, desde fixar residência em qualquer país da Zona de Schengen, a conseguir emprego na Itália sendo brasileiro. 

Hoje nós decidimos te dizer como está a situação trabalhista na Itália, assim como quais são os melhores sites para procurar emprego na Europa e outras dicas importantes ao se mudar para outro país.

Como está o mercado de trabalho na Itália

Infelizmente, para os italianos, 2009 não foi a única crise que eles tiveram que enfrentar neste milênio. A Itália foi o primeiro país do ocidente a enfrentar o Covid-19 e encontrar soluções para não aumentar os níveis de contaminação, daí o intenso lockdown que ocorreu logo depois. 

A situação começou a mudar com o Passaporte Covid, válido em toda a União Europeia, que permitiu a (re)abertura de restaurantes, bares, academias e quaisquer lugares com grandes concentrações de pessoas. 

Esse período que foi – e ainda é – um desafio mundial aumentou ainda mais a taxa de desemprego na Itália, mas desde 2021 está acontecendo um movimento contrário à falta de pessoas empregadas. Mulheres e pessoas acima de 50 ainda conseguiram realocação no mercado de trabalho, uma consequência da vacinação e demanda de mão de obra. 

Os melhores setores para brasileiros trabalharem lá são áreas relacionadas à gastronomia e turismo. O governo italiano também sente uma grande necessidade na agricultura, um dos pontos principais de sua economia.

No geral, se você já estiver acostumado com o país e conhecer a língua, os setores que estão sempre caçando novos talentos são: 

  • Engenharia;
  • Software designer;
  • Professor de Matemática e Física;
  • Profissionais do mundo digital.

Visto de trabalho na Itália para brasileiros: como funciona?

Acesse também:  Origem dos sobrenomes italianos: descubra tudo sobre!

É possível trabalhar na Itália com um visto de estudante?

Sim! Atualmente, os vistos que dão o direito de trabalhar na Itália são: 

Tipo de VistoTaxa de emissãoCarga horária permitidaPrazo
Estudo50 euros20h/semanaMesma duração do período de estudo
Residência permanente116 eurosSem validade
Trabalho116 eurosVaria de acordo com o contrato assinadoMesma duração do contrato assinado

Como você já sabe, para solicitar o visto é preciso comparecer à rede consular mais próxima da sua residência, antes da sua viagem. 

Saiba também que é muito difícil estudar e trabalhar ao mesmo tempo. O ritmo das universidades italianas é extremamente alto, o que deixa o costume dos anos de faculdade serem exclusivos para os estudos. Porém, não é impossível! Em cidades menores, é comum ver estudantes trabalhando em cafés, bares, etc; incluso pela noite.

É preciso falar italiano para conseguir emprego na Itália como brasileiro?

Como já mencionamos algumas vezes neste e em outros artigos, a Itália é um país muito patriota, e isso quer dizer que eles possuem um apreço maior a coisas nacionais, não só sua língua materna. 

Você não é obrigado a ser fluente em italiano para trabalhar no país da bota, mas é interessante e extremamente recomendável que você saiba, ao menos, se comunicar na língua latina. 

Na nossa cultura temos o inglês como língua estrangeira com maior importância, e é muito comum pensar que apenas com a fluência dele o mundo estará aos nossos pés, mas esse não é um diferencial para ocupar uma vaga no mercado italiano.

Os principais sites de busca de emprego na Itália

Já sabemos que a Itália está CHEIA de oportunidades para se reinventar economicamente, mas nem todos os trabalhos ofertados são boas opções para você. Dado isso, confira o Top 3 melhores sites para buscar emprego na Itália: 

Trovo Lavoro

Site inteiramente italiano, o Trovo Lavoro possui uma busca simples, direta e objetiva, sendo ela feita com base numa palavra-chave e direcionada a uma região específica. Caso você deseje, pode colocar as opções de “Recentemente Graduado” ou outras características, tornando seu perfil ainda mais completo.

Para situações onde você tem interesse de trabalhar em empresas específicas, basta procurar pelo nome das mesmas e ver se existem vagas abertas.

Acesse também:  8 mulheres italianas que fizeram história!

Gi Group

Já falamos desse aqui em nossos artigos anteriores. Um dos maiores da nossa lista, o Gi Group é uma plataforma conhecida internacionalmente; ela é responsável pela facilidade de buscar empregos em outros países do globo. 

No site você ainda é capaz de colocar alguns filtros de pesquisa como a região, área, tipo de contrato desejado, assim como para qual escolaridade mínima deseja procurar as oportunidades. Outro site bem parecido é o Neuvoo.

Adecco

Fazendo o uso de palavras-chave específicas para o tipo de trabalho e a localidade de interesse, você consegue encontrar facilmente oportunidades de emprego na Itália utilizando o Adecco.

Lá ainda existem oportunidades de aprendizado na hora de procurar emprego, como dicas sobre o curriculum vitae, a entrevista, a carta de motivação e mais.

Claro que além dessas 3 opções existem muitas outras. Hoje em dia, dependendo da sua bolha (como a bolha dev), é possível buscar oportunidades de emprego em sites como Twitter e LinkedIn, que mesmo na fisionomia de redes sociais, ainda existem recrutas atrás de pessoas qualificadas.

Detalhes que você precisa conhecer antes de decidir trabalhar na Itália

Ao se mudar para a Itália a trabalho, saiba que além de ser um novo país, você estará em contato com uma nova cultura e novos costumes. O comportamento e pensamento dos italianos é muito diferente do nosso, e não estou falando sobre a preferência de aplicativos para conversa! 

Você também precisa saber como enviar e receber dinheiro da Itália. Você vai precisar fazer transferências financeiras enquanto estiver fora, então se atente às nossas dicas! 

Com a Remessa Online você consegue fazer todos os tipos de transações que precisar. Até o limite de transferência é vantajoso, chegando até os 100 mil por ano e com um dos menores câmbios comerciais para euro. Vamos combinar que essas casas de câmbio cobram um horror, não é?

O suporte é online e em português, tudo pensado para o seu conforto. Ainda não contamos o melhor: o dinheiro cai na sua conta em até 2 dias úteis! Falando em dinheiro, descubra qual o salário mínimo da Itália na continuação.

Qual o salário mínimo na Itália?

Esse é um assunto complicado. Alguns países da Europa não possuem salário mínimo, e a Itália está entre eles. Quando falamos “não possui salário mínimo” queremos dizer que não existem leis no ordenamento jurídico italiano que discursam sobre o assunto. 

Acesse também:  AS DELÍCIAS DO VERÃO ITALIANO

Mas não pense que isso pode ocasionar desproporções imensas de salário, não. Lá, quem trabalha como agricultor ou um operário qualquer (profissões onde não é necessário muito estudo) não ganha muito menos do que médicos e engenheiros. 

Até o imposto de renda do país é progressivo, além de ser baseado na renda de cada pessoa. O que podemos te dizer é que a média salarial na Itália chega a 1400 euros, variando de região para região. Na data em que esse artigo foi feito, o euro custava 5,63 reais, ou seja, a média salarial da Itália corresponde aproximadamente a 8 mil reais.

Brasileiros precisam de visto para ir à República Dominicana?

Dicas para conseguir um emprego na Itália como brasileiro

Antes de realmente se jogar nessa nova aventura saiba onde está colocando seu caminhão. É um fato que as melhores chances e oportunidades de emprego são para os cidadãos europeus. Ou seja, se possível, reconheça sua cidadania! 

Se não estiver dentro do seu orçamento, não há problema, basta solicitar o visto trabalhista. Contudo, há um, porém: é preciso que você já tenha uma oferta de emprego e a empresa italiana deve enviar o contrato para você, ele é um dos requisitos para conseguir o visto.

Agora, que tal algumas dicas antes de ir para o estrangeiro? Se liga só: 

Tenha um currículo europeu

Pois é, criar um currículo nos padrões europeus é fundamental para suas futuras candidaturas. Nele devem constar sua nacionalidade, idiomas que você domina (nada de “the book is on the table”), experiências profissionais, etc.

Pesquise

A internet é realmente um mecanismo que se usado bem, pode trazer grandes fortunas. O que não quer dizer que você deva confiar em oportunidades inimagináveis com salários altíssimos se você não sabe nada do empregador. 

Leia sempre as letras miúdas, não assine nada se não entender. É nessas horas que podemos contar com amigos, inclusive para boas vagas em condições mais realistas. 

Fica muito mais fácil conseguir oportunidades de emprego na Europa com a cidadania italiana ou portuguesa

Pois é, sendo um cidadão europeu suas oportunidades se expandem drasticamente. Se o seu sonho era trabalhar e viver na Itália, imagine viajando de trem por toda a Europa, desfrutando de vistas incríveis todos os dias! 

Reconheça já sua cidadania europeia, abrace o mundo e todas suas oportunidades, para você e seus filhos. Clique no banner abaixo e aproveite!