Está procurando por opções de destinos no litoral da Europa? Então, as praias da Itália vão te conquistar! Existem diversas áreas com paisagens incríveis e mares para aproveitar. Neste artigo, reunimos algumas das principais regiões praianas do país que podem ser o destino perfeito para você e a sua família. 

Continue a leitura para conhecer a diversidade das enseadas italianas. 

Quais são as melhores praias da Itália?

As praias da Itália são espetaculares, com paisagens lindas e águas cristalinas para que os moradores e turistas possam desfrutar de momentos de lazer no mar e aproveitar o sol. Seja em Nápoles, na Sicília ou em outra região, você com certeza vai encontrar diversas opções para visitar. 

Se você está planejando uma viagem, mas está em dúvida de qual lugar escolher, veja abaixo algumas indicações. 

1.Praia de Favignana

A ilha de Favignana, na Sicília, está entre as melhores praias da Itália e mais bonita que muitas praias do Brasil. Além do litoral incrível para os banhistas, a cidade tem estabelecimentos, como restaurantes e bares, perfeitos para experimentar as comidas e bebidas típicas da região.  

Depois de passar o dia todo na praia, você pode ir andando pelo centro da cidade ou pedalar pelo caminho, aproveitando o ambiente tranquilo e litorâneo.  

2. Ilha de Capri

Capri é uma das praias da Itália mais conhecidas, principalmente pelo seu luxo, elegância e belíssima natureza. O destino é ideal porque une:

  • a gastronomia deliciosa;
  • a cultura italiana;
  • e as lindas e inesquecíveis paisagens.

Localizada em Nápoles, o lugar é ótimo para viajar sozinho ou com a família, aproveitar o mar e obter o máximo dessa experiência. Uma indicação é visitar a Gruta Azul, uma caverna que você pode acessar por meio de passeios de barco e que é uma das principais atrações do lugar. 

3. Praia de San Vito Lo Capo

Mais uma recomendação é a Praia de San Vito Lo Capa, na Sicília, na costa noroeste de Trapani. As praias da região são, muitas vezes, comparadas às enseadas caribenhas. Isso porque a sua água cristalina é de um tom azul esverdeado lindíssimo e a areia é branca e fininha. No geral, é um lugar fascinante para se passar um tempo alegre e relaxante. 

Além de aproveitar o mar, tomar um sol, caminhar pela orla e se divertir nas praias da Itália, você também pode visitar pontos turísticos italianos como o Santuario di San Vito, uma igreja/fortaleza, as lojas e restaurantes da cidade, e quem sabe até o Monte Monaco que fica próximo à região. 

4. Baía do Silêncio

Se você estiver procurando um lugar romântico e inspirador, então a Baía do Silêncio é umas praias da Itália que você vai adorar! O litoral fica em Sestri Levante, uma comuna italiana que fica em Ligúria.

A areia fina e o mar límpido e calmo oferecem um ambiente silencioso e lindo — por isso o nome do local —, que encanta também por suas construções típicas e coloridas. Por esses motivos, esse destino é muito procurado por casais para caminharem juntos ao pôr sol, aproveitarem a maré tranquila e fazerem excursões de barco.

5. Baía dos Sarracenos

Também localizada na Ligúria, a Baía dos Sarracenos é mais um destino encantador do litoral da Itália. Sua areia e águas cristalinas se estendem por um território de 400 metros. Apesar de ser uma praia pequena, ela chama atenção também pela paisagem rochosa e a natureza relaxante.

6. Tonnarella dell’Uzzo

Em Tonnarella dell’Uzzo você encontrará uma praia com trilhas, jardins e bosques, museus, entre outras atrações para visitar. O lugar é um dos mais lindos da Itália e fica na região de Trapani. 

Além de aproveitar as águas cristalinas e a areia da praia, você pode fazer passeios de barco, assim como em outros lugares e se divertir muito.

7. Cala Luna

Por fim, mas não menos importantes, indicamos a praia de Cala Luna. Além do mar maravilhoso e límpido, há grutas e cavernas na beira da praia, cenários paradisíacos para você se apaixonar pelas paisagens. Há também florestas de carvalho, nas quais você pode fazer trilhas e entrar em contato com a beleza da natureza. 
Conheça outros litorais da Europa, como as praias de Portugal, por exemplo, e comece a planejar o roteiro da sua viagem!