Está planejando uma viagem para a Europa e pretende visitar pontos turísticos da Itália? O país tem diversas paisagens incríveis e lugares imperdíveis. Veja neste artigo alguns locais que você não pode deixar de visitar!
Conheça os pontos turísticos da Itália: do histórico ao paradisíaco!
O país é berço de uma das civilizações que mais marcaram a história do mundo — o Império Romano. Portanto, locais como o Coliseu são monumentos icônicos que muitas pessoas desejam conhecer. Mas além da importância histórica, a Itália tem pontos turísticos maravilhosos, elegantes, artísticos, modernos, paradisíacos e que valem muito a pena incluir no seu itinerário de viagem.
Confira a lista que preparamos!
1. Coliseu de Roma
Um dos pontos turísticos da Itália mais emblemáticos é o Coliseu de Roma, símbolo do Império Romano e um dos monumentos mais famosos do mundo. Ele existe desde 72 d.C. e, por décadas, foi palco para a luta entre gladiadores.
A visita às ruínas do Coliseu é um passeio obrigatório a todos os que visitam Roma, não somente por sua grandeza mas por toda a sua história. Estima-se que, anualmente, ele receba cerca de quatro milhões de turistas.
2. Fontana di Trevi em Roma
A Fontana di Trevi é mais um dos pontos turísticos da Itália que mais recebem visitantes. Inclusive, tornou-se uma tradição ir até o local e jogar uma moeda na água da fonte, pois, como diz a lenda, isso faz com que a pessoa retorne à cidade.
Além disso, o mito também diz que, se jogarem duas moedas, as pessoas vão se apaixonar por um italiano ou italiana e, se jogarem três, vão se casar com um nativo.
3. Praça de São Marcos de Veneza
A Praça de São Marcos, também chamada de Piazza San Marco, é um dos locais mais belos da Itália. Localizada em Veneza, ela conta com construções históricas que você não pode deixar de visitar, como:
- a Basílica de São Marco;
- o Palazzo Ducale;
- a Torre do Relógio;
- e a Campinale – torre com os sinos da basílica.
Além disso, a região tem ótimos restaurantes e cafeterias, como o Café Florian, que foi construído no século 18 em estilo neobarroco e é repleto de obras de arte. Ao mesmo tempo em que você alimenta o corpo com as refeições da lanchonete, alimenta a mente com a beleza artística e cultural.
4. Piazza Duomo e Catedral Duomo em Milão
Milão é uma metrópole italiana com séculos de arte e cultura. Por isso, ela tem diversos pontos turísticos incríveis, como a Piazza Duomo, que é considerada uma das principais praças do país.
Lá ocorrem os diversos eventos e manifestações da cidade e é onde se encontra pontos como:
- a Catedral de Milão;
- o Monumento Equestre de Vittorio Emanuele II;
- diversas lojas, bares, restaurantes com ótimos pratos italianos para provar.
5. Igreja Santa Maria delle Grazie
Também localizada em Milão, a igreja Santa Maria delle Grazie é outro ponto turístico da Itália que você deve conhecer, principalmente para apreciar a obra Última Ceia, de Leonardo da Vinci — um Patrimônio Mundial da UNESCO — e que está pintada lá.
Além da arte de Da Vinci, a Igreja é grandiosa e repleta de outras belas pinturas.
6. Torre inclinada de Pisa
Falar da Itália automaticamente leva as pessoas a pensarem também na Torre de Pisa, que é um dos lugares mais visitados do país. Comparecer ao local e tirar uma foto criativa com a torre inclinada ao fundo também se tornou uma tradição dos turistas.
Mas, além disso, se não tiver medo de altura, você ainda pode subir mais de 300 degraus e chegar até seu topo. Esse é um ponto turístico da Itália que você definitivamente não pode perder!
7. Casa de Julieta
A história de Romeu e Julieta é um clássico da literatura, portanto muitas pessoas procuram visitar a Casa de Julieta em Verona. A residência onde ela supostamente morava é um dos pontos turísticos da Itália mais requisitados.
A sua localização é bem estratégica para quem está montando uma lista completa de lugares para ir, pois também é possível adicionar a Piazza delle Erbe e a Piazza dei Signori no itinerário.
Uma das curiosidades sobre este local é que há uma estátua de Julieta e diversos cartões/bilhetes deixados por casais apaixonados na casa. De acordo com a lenda, se você deixar ali o seu bilhetinho o amor florescerá.
8. Grande Canal
Veneza é composta de pequenas ilhas que são separadas por canais e ligadas por pontes. Um dos principais canais, como o próprio nome diz, é o “Grande Canal”. Vale a pena fazer um passeio entre uma estação e outra e aprender a se locomover por meio das gôndolas, o transporte mais comum na cidade.
9. Ilha da Sardenha
Para quem ama destinos paradisíacos, a Ilha da Sardenha é o lugar ideal. Ela fica no mar mediterrâneo ocidental e é uma região autônoma da Itália. Lá, você encontrará praias belíssimas, que atraem muitos turistas no verão e que possuem uma grande carga histórica.
O que achou das sugestões? Qual passeio te deu mais vontade de fazer? Acha que faltou outros pontos turísticos da Itália nessa lista? Deixe nos comentários a sua opinião! E para não passar dificuldades durante a viagem, veja quais são as características da cultura italiana e esteja preparado para visitar o país!