Nos últimos anos, morar em Portugal tem se tornado o objetivo de muitos brasileiros que sonham em fazer a vida pela Europa.  

O país, além de ter um custo de vida mais acessível, quando comparado com o de outras regiões do continente, têm o português como língua oficial, o que facilita a nossa adaptação por lá.   

Contudo, por mais que Portugal tenha essa ligação com o Brasil, ainda assim não é fácil encontrar informações sobre como é morar nas principais cidades do país.   

De antemão, posso afirmar que a primeira impressão de todo brasileiro que pisa em solos lusitanos pela primeira vez é a de que está vivendo no interior.   

Vale mencionar que a população de Portugal é muito menor do que a do Brasil, assim, até mesmo a capital do país tem esse clima mais ameno.   

Pensando nesses pormenores, decidi escrever este artigo sobre como é morar em Portugal e quais são as melhores cidades do país.   

Segue aqui comigo!   

Cidades de Portugal  

Primeiramente, saiba que questões como “melhores cidades” ou “onde morar bem em Portugal” são um tanto quanto subjetivas.   

Isso porque depende de qual é o seu estilo de vida e quais são suas preferências, centros urbanos ou cidades mais interioranas, por exemplo.   

Assim, não há uma resposta exata para essas questões. Mas, para informar todo o tipo de pessoas, compilei aqui cidades portuguesas de climas diversos e que atendem a todos os gostos.   

🧑‍💼 Cidades para trabalhar   

Assim como aqui no Brasil, as capitais e metrópoles são as regiões portuguesas que oferecem as melhores oportunidades de emprego.   

Desse modo, vou destacar 3 cidades próximas à costa do país, mas que possuem um grande fluxo de pessoas e, consequentemente, de trabalho: Lisboa, Porto e Leira. 

Lisboa   

Por ser a capital oficial de Portugal, Lisboa é a região onde se concentra a maioria das empresas de porte nacional e internacional.   

Assim, todos os estrangeiros que desejam entrar no mercado de trabalho do país escolhem a cidade para morar.   

Por outro lado, o custo de vida em Lisboa é o mais alto de Portugal, mesmo levando em conta apenas os gastos básicos.   

Porto   

Porto, considerada a capital do norte de Portugal, também é conhecida por oferecer excelentes oportunidades de trabalho.   

Ultimamente, a cidade ganhou fama por ser a “a região das startups” por sediar mais de 300 empresas em sua região metropolitana.   

O custo de vida em Porto é mais barato do que em Lisboa, mas devido à recente crescente do turismo, o aluguel na região deu uma disparada considerável.   

Leira   

Já Leira, região que fica entre Lisboa e Porto, é a mais pacata das 3 regiões, pois fica longe dos centros turísticos e grandes centros.   

Porém, esse fato não faz com que a cidade fique para trás em relação a oportunidades de empregos. Muito pelo contrário!   

Leira é uma região portuguesa conhecida por abrigar uma zona industrial extremamente influente na economia do país.   

Ou seja, oferece boas oportunidades para estrangeiros entrarem no mercado de trabalho de Portugal.   

🏝️ Cidades para se aposentar   

Depois de falar sobre as melhores cidades para trabalhar, nada mais justo do que falar sobre as melhores cidades de Portugal para se aposentar, certo?   

De acordo com o ranking do Índice Global de Aposentadoria, Portugal é o 2º melhor país do mundo para se aposentar.   

Talvez por conta desse fato, seja muito difícil selecionar apenas algumas cidades de lá como as melhores para se aposentar.    

E é claro que para fazer a escolha, é importante levar em consideração como o aposentado ou aposentada quer curtir sua nova fase de vida.   

Lagos   

Situada na região do extremo sul de Portugal, Lagos é conhecida por ter algumas das mais belas praias do país, o que atrai milhares de turistas para lá.   

Assim, é importante ter em mente que a cidade, apesar de estar nesta lista, é bastante agitada durante o famoso verão europeu.   

Cascais   

Cascais é uma estância balnear que fica a oeste de Lisboa, muito conhecida também por ter belas praias pela região.   

A maior vantagem de aproveitar a aposentadoria em Cascais, é a proximidade da cidade com Lisboa, capital do país.   

Ou seja, morar em Cascais é poder desfrutar das duas melhores características de Portugal: a calmaria das regiões litorâneas e o agito dos centros urbanos.   

👨‍🎓 Cidades para estudar   

Se a fase de trabalhar ou de aposentar ainda não chegou para você, saiba que Portugal é um excelente país para colocar os estudos em dia.   

Isso porque o país possui algumas das universidades mais renomadas do continente Europeu, além de um sistema de ensino de altíssima qualidade.   

E como eu já fui estudante, sei que morar em uma cidade que ofereça lazer, cultura e um custo de vida que caiba no bolso é essencial para essa classe.   

Sendo assim, listei neste tópico 2 cidades que ficam mais de acordo com os planos de um estudante dedicado: Coimbra e Braga.   

Coimbra   

Coimbra, cidade situada no centro de Portugal, recebe muito bem os estudantes, tanto os locais como os estrangeiros.   

Além disso, é a casa de uma das universidades mais renomadas do país: a famosíssima Universidade de Coimbra.   

Morar em Coimbra é uma experiência positiva tanto para o âmbito acadêmico quanto para o pessoal do estudante.   

Isso porque a cidade é movimentada, com grande fluxo de locais e turistas, e possui uma vida cultural bastante agitada.   

Braga   

Braga, situada ao nordeste de Porto, é casa de uma outra universidade de Portugal muito conceituada mundialmente, a Universidade do Minho.   

A cidade, em 2022, foi considerada a 4ª melhor cidade de Portugal para viver, dados como taxa de desemprego, poder de compra e criminalidade foram levados em consideração para eleger a região.   

Assim, fica fácil imaginar que Braga possui uma ótima infraestrutura e oferece conforto e qualidade de vida aos estudantes.   

👩‍👧‍👧 Portugal é um bom lugar para morar com os filhos?   

Já adianto que morar com a família em Portugal é uma excelente escolha, já que o sistema público de lá favorece o cotidiano tanto dos pais quanto dos filhos.   

Ou seja, o país oferece uma boa educação para as crianças, bons serviços de saúde, segurança e opções infinitas de lazer e cultura.   

Funchal, localizada na ilha-da-madeira, foi eleita a melhor cidade da Europa para viver com a família. Já a capital Lisboa foi eleita a terceira melhor cidade do continente para educar crianças.   

Então, não tenha dúvidas, Portugal é o país ideal para viver bem e ao lado das pessoas mais importantes para nós!   

Como morar em Portugal sem visto   

Infelizmente, caso você não seja português, vai precisar de uma autorização de residência para morar em Portugal.   

A única forma de morar não só em Portugal, mas em vários países da Europa sem precisar de visto é tirando a cidadania europeia.   

Vale lembrar que a população do Brasil possui uma parcela considerável de descendentes de portugueses.   

E muitas dessas pessoas têm o direito de requerer a cidadania dos seus antepassados e, assim, torna-se cidadão de Portugal.   

Será que você não é um desses descendentes? Bom, ter um sobrenome português já é um indício de que sua família talvez tenha origens lusitanas!   

Entre em contato com os especialistas da Cidadania4u e descubra suas verdadeiras origens!   

Benefícios e vantagens da cidadania europeia   

  • Facilidade na imigração para a Itália, Portugal, Espanha e outros países que compõem a União Europeia;   
  • Proteção burocrática e diplomática a mais ao proprietário da cidadania espanhola;   
  • Direito ao voto na Europa;   
  • Acesso à justiça europeia (União Europeia);   
  • Facilita a busca por empregos, a abertura de empresas e a realização de investimento não só na Europa, mas em países como os Estados Unidos e Canadá;   
  • Isenção de vistos para entrar e viver em diversos países do continente europeu, como a França, Holanda e Suécia.   
  • Facilidade de entrada em mais de 190 países, como: Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Japão, Austrália e Nova Zelândia. Ou seja, não é preciso apresentar nenhum visto na entrada, pois o passaporte espanhol já é suficiente.    

Você já conhece a Cidadania4u, a maior empresa de cidadania da América Latina?   

Veja o vídeo a seguir:

Clique no banner logo abaixo e receba o orçamento da sua cidadania europeia em até 2 min!