Fazer intercâmbio em Portugal pode ser uma excelente alternativa para quem deseja estudar na Europa e não gastar muito dinheiro.   

Quando comparado a outros países, como a França, por exemplo, os programas de estudos e o custo de vida lusitano costumam ser bem mais em conta, tornando o intercâmbio mais acessível.   

Além disso, estudar em Portugal também possibilita que o estrangeiro conheça outros países da Europa, o que torna toda essa experiência ainda mais enriquecedora.     

Então, se você é estudante, brasileiro e tem vontade de estudar no exterior, siga aqui comigo, porque vou te mostrar outras excelentes razões para fazer intercâmbio em Portugal!   

Intercâmbio em Portugal: como fazer? 

Primeiramente, tenho que relembrar um fato que é um tanto quanto óbvio: em Portugal, a língua oficial é o português, assim como no Brasil.   

Dessa forma, as modalidades de intercâmbio mais comuns por lá são as voltadas para o ensino universitário, pós-graduação e mestrado.   

Contudo, já adianto que também há programas de estudos ideais para alunos do ensino médio, mesmo que não sejam os mais procurados.   

✋ Pausa para informação: Que tal saber o passo a passo para tirar cidadania portuguesa? Veja o vídeo a seguir:

Explicado esses pormenores, vamos ao que realmente importa: Como fazer intercâmbio em Portugal?   

Consultar se a sua Universidade — pública ou particular — possui algum acordo com uma instituição de ensino portuguesa é o ponto de partida.   

Já que é bastante frequente que centros universitários brasileiros e lusitanos façam acordos que facilitam essa parceria de mobilidade acadêmica.    

Contudo, se essa possibilidade não estiver ao seu alcance, é chegado o momento de partir para as próximas opções: tentar uma bolsa de estudo ou utilizar os serviços de uma agência de intercâmbio.   

É claro que se você tiver uma cidadania europeia, apenas a aprovação em alguma instituição de ensino portuguesa é o necessário.   

Mas esse ponto, eu explico melhor nos próximos tópicos!

Intercâmbio em Portugal: brasileiros precisam de visto?   

Brasileiros precisam de visto para fazer intercâmbio em Portugal se o período do programa de ensino ultrapassar 90 dias.   

Intercâmbio Portugal

Vale lembrar que portadores do passaporte brasileiro não precisam de nenhum tipo de autorização para permanecer nos países da União Europeia e do Espaço Schengen por até 3 meses (Portugal faz parte dos dois acordos).  

Por outro lado, se o intercâmbio durar mais de 90 dias, o estudante terá que tirar um visto que corresponda com a sua intenção no país.   

Por exemplo, se a sua intenção for estudar e trabalhar em Portugal por até 12 meses, deverá solicitar um visto de estada temporária, além de notificar a AIMA (Agência para a Integração e Migração e Asilo) sobre sua condição.   

Caso o seu intercâmbio tenha uma duração de mais de 12 meses, o visto de estudante para Portugal é o ideal.   

🚨 IMPORTANTE: o visto é solicitado ainda no Brasil e o pedido deve ser realizado através da VFS Global.   

Quanto custa o intercâmbio em Portugal?

Para estabelecer um valor médio do intercâmbio em Portugal, precisamos considerar dois fatores: o tipo de programa de ensino e o custo de vida lusitano.   

Geralmente, os acordos de mobilidade acadêmica entre as universidades brasileiras e portuguesas isentam o aluguel do pagamento de propinas (mensalidades).   

Ou seja, nesse caso, os gastos durante o intercâmbio serão apenas com alimentação, moradia, transporte e lazer.   

As bolsas de estudos, além de não ter a obrigatoriedade das mensalidades, também podem disponibilizar moradia e alimentação para o estudante estrangeiro.   

Por outro lado, se você vai estudar em Portugal por conta própria, deve considerar os preços da propina das instituições de ensino para ter uma ideia mais clara de quanto vai custar o intercâmbio.   

Custo de vida em Portugal 

Como mencionei anteriormente, fazer intercâmbio em Portugal é muito mais barato, quando comparado a outros países da Europa.   

Isso porque o custo de vida lá não é tão elevado, o que faz com que o país seja mais acessível aos estudantes estrangeiros.   

Assim, posso afirmar que, em média, um estudante gasta 800 euros por mês por lá, incluindo apenas os custos básicos, é claro.   

Para melhor exemplificar, segue alguns valores médios dos custos básicos em Portugal

Aluguel (quarto)  250 a 400 euros   
Alimentação   200 a 300 euros   
Transporte   40 euros   
Lazer   100 euros   

Documentos necessários para fazer intercâmbio em Portugal 

Não há muito o que ser explicado aqui, já que a lista de documentos para fazer intercâmbio em Portugal, geralmente, não é tão extensa assim.   

Ao menos 3 documentos serão necessários:   

  • Passaporte brasileiro válido;   
  • Comprovante do Seguro Viagem (obrigatório);   
  • Visto, caso o intercâmbio tenha uma duração acima dos 90 dias.   

🚨 IMPORTANTE: a lista de documentos para tirar um visto para estudos para Portugal também pode ser encontrada no site da VSF Global.   

Como estudar e trabalhar em Portugal 

Intercâmbio Portugal
Cãozinho estudante e trabalhador 🐶

Sim. É possível estudar e trabalhar em Portugal. Contudo, para conquistar esse direito, há algumas regras que o estrangeiro deve seguir.   

Como já explicado anteriormente, é necessário que o estudante entre em contato com a AIMA (Agência para a Integração e Migração e Asilo) e comprove, por meio da grade curricular e do contrato de trabalho, que ambas as atividades não interferem uma na outra.   

🚨 Lembre-se: o trabalho é apenas uma forma de complementar ou de financiar parte dos seus estudos em Portugal. Ou seja, ele é uma consequência do intercâmbio e não prioridade.  

Como estudar na Europa sem precisar de visto   

Se você quer estudar na Europa sem se preocupar com visto ou com qualquer tipo de autorização, saiba que isso só é possível com uma cidadania europeia, como a italiana, portuguesa ou espanhola.   

Vale mencionar que uma parte considerável da população brasileira tem ascendência europeia e, assim, possui o direito a requerer a cidadania dos seus antepassados.   

Uma pesquisa genealógica é capaz de confirmar o direito de alguém à cidadania europeia, além de reunir os documentos necessários para iniciar o processo.   

A Cidadania4u, além de realizar a pesquisa, também cuida de todos os trâmites burocráticos para que você conquiste a sua dupla cidadania de forma facilitada.   

Então, já pensou se você tem direito à cidadania europeia e pode estudar em vários países da Europa sem precisar de visto?   

Intercâmbio em Portugal: resumo das dicas   

Anota aí as 3 melhores dicas para fazer intercâmbio em Portugal:   

  • Pesquise e entre em contato com a instituição de ensino do seu interesse;   
  • Veja se a sua universidade possui acordos de mobilidade acadêmica com alguma universidade portuguesa;   
  • Acompanhe de perto os editais para bolsas de estudo em Portugal.   

Benefícios da cidadania europeia

  • Simplificação do processo de imigração para países como Itália, Portugal, Espanha e outros membros da União Europeia (UE);    
  • Proporciona uma camada adicional de proteção burocrática e diplomática aos titulares da cidadania europeia;     
  • Garante o direito de participar nas eleições europeias, exercendo o direito de voto na região.     
  • Possibilita o acesso aos tribunais europeus, reforçando a proteção legal;   
  • Elegibilidade para concorrer a concursos públicos em instituições europeias;    
  • Facilita a procura por oportunidades de emprego e a abertura de empresas em diversos países europeus;   
  • Dispensa a necessidade de obtenção de vistos especiais para entrada, residência e estudo na Europa;     
  • Simplifica a entrada em outros países, como Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Japão, Austrália e Nova Zelândia, pois o passaporte europeu é suficiente, eliminando a exigência de vistos.    

Nunca foi tão fácil estudar em Portugal!

Fazer intercâmbio em Portugal também pode te ajudar a compreender os incontáveis benefícios que a cidadania europeia pode oferecer!

E quando esse momento chegar, conte com a Cidadania4u para conquistar a sua dupla cidadania sem ter que enfrentar milhares burocracias!

🌎 Clique no banner logo abaixo e faça parte de um mundo com cada vez menos barreiras!