Ao pensar em se mudar para a Itália, algumas coisas podem passar pela sua cabeça: como é o aluguel na Itália? Vou conseguir morar na Itália? Terão escolas boas para meus filhos? 

Pois é, algumas dessas perguntas nós já respondemos em outros artigos, mas hoje nós iremos te ajudar a saber como funciona o processo de aluguel, se precisa e quais são os documentos necessários e, o mais importante, quanto isso irá custar

Curioso? Não perca nenhum detalhe.

Como é o processo de aluguel na Itália?

casas representando como funciona o aluguel na itália

Se você já chegou nessa etapa, quer dizer que já está decidido que irá morar na Itália. Procurar uma morada é a parte mais importante da vida, ainda mais em outro país.

Alugar um apartamento ou uma casa na Itália pode ser mais trabalhoso do que você pensa, principalmente se tratando de cidades grandes. Não falamos pela alta demanda e pouca oferta de espaços para morar, mas sim pela necessidade de ter um fiador ou comprovante de renda para que o contrato seja devidamente registrado. 

Além do fiador ser algo incomum na Itália, é muito difícil encontrar alguém para ser o seu fiador. O que acontece no país da bota é pagar alguns meses – geralmente 4 – de caução ao alugar um lugar.

Aluguel de apartamento na Itália

Como vimos acima, conseguir alugar um apartamento na Itália pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível. Você consegue encontrar ofertas em sites da internet, imobiliárias, anúncios nos murais das universidades, grupos de Facebook e afins

Os melhores sites para procurar apartamentos são: 

  1. Idealista.it;
  2. Subito.it;
  3. Bakeca.it;
  4. Solo Affitti.it;
  5. Mio Affito.

Esses não são os únicos sites com esse propósito. Vale ressaltar que neles você encontrará ofertas para alugar e negociar diretamente com o proprietário do imóvel, sem ter contato com imobiliárias.

Porém, se preferir com a delegação de imobiliárias, basta ir ao centro da cidade e procurar a imobiliária mais próxima. Geralmente as agências publicam as ofertas em vitrines, trazendo todas as informações importantes: 

  1. Preço;
  2. Especificidades (tamanho do imóvel, classe energética, entre outros);
  3. Localização do imóvel.

Quais os documentos necessários para o aluguel na Itália?

Sim, se você tem a intenção de morar na Itália, deve apresentar alguns documentos para que isso seja possível. Eles são: 

  1. Holerite italiano ou outro comprovante de renda italiano ou válido na Itália;
  2. Cópia da carta d’identità ou passaporte italiano válido;
  3. Codice fiscale.

Além disso, se você não possuir a cidadania italiana, os requisitos e documentos para esse sonho de morar no estrangeiro são maiores. Ademais dos já citados acima, você também precisará de: 

  1. Passaporte brasileiro com o visto italiano;
  2. Permesso di soggiorno;
  3. Comprovante de estadia (como contrato de trabalho ou matrícula em uma universidade italiana);
  4. Comprovante de renda (como imposto de renda brasileiro traduzido ou comprovante de bolsa de estudos, caso seja aluno bolsista).

É importante que você também faça a tradução do seu Imposto de Renda. Caso você vá estudar na Itália, ele pode ser solicitado ao solicitar uma bolsa de estudos no país.

Como funciona o contrato de aluguel?

Aqui no Brasil nós temos o costume de fechar contratos de aluguel por 6 meses ou 1 ano, na Itália o sistema é parecido. Os italianos usam o sistema comumente chamado de “3+2”, sendo 3 anos de aluguel com possibilidade de renovar por mais dois

Lá também existe um tipo de contrato chamado 4+4, quatro anos mais quatro anos renováveis, além do Contratto transitorio, em casos temporários, bem comum entre estudantes.

Falando em estudantes, para os universitários é comum cobrar de uma a três mensalidades como caução, fora os documentos que falamos anteriormente. Da mesma forma que acontece aqui no Brasil, a caução é devolvida para o inquilino no fim do contrato.

Ao firmar o contrato, ele será registrado na Agenzia delle Entrate, órgão parecido com a nossa Receita Federal. Será cobrada uma taxa de 150 euros, mas não se preocupe, esse é um encargo do dono do imóvel, não seu.

E quanto a repúblicas?

Se você está se mudando para a Itália para estudar, trabalhar ou iniciar seu processo de cidadania italiana, existe uma opção mais econômica para você. 

Na Itália, além de alugar casas e apartamentos, você também consegue alugar quartos. A maior ferramenta utilizada na Europa é a Uniplaces, onde é possível pesquisar por quartos, apartamentos inteiros e até assinar contratos já pela plataforma. 

Essa é a ferramenta mais utilizada por lá, pois traz preços acessíveis e é a melhor plataforma para aqueles que buscam uma moradia temporária na Itália. Se você estiver curioso, saiba que ela abrange as cidades de Roma, Bolonha, Milão, Florença, Pádua e Turim.

Uma outra alternativa é usar o HousingAnywhere, um site completo que oferece variadas opções de quartos e apartamentos, especialmente para estudantes. Além de estar presente em mais de 400 cidades no mundo inteiro, ela também tem um alto nível de segurança e confiabilidade.

Claro, se você já tiver costume, plataformas como Airbnb e Roomgo também são ótimas opções.

Quanto custa o aluguel na Itália?

Boa pergunta! O preço médio de um aluguel de apartamento com apenas um quarto fora do centro fica na média de 500 euros. Em contrapartida, um apartamento no centro da cidade sai 200 euros a mais. O valor irá depender de uma enorme quantidade de fatores, esses que já citamos ao longo do texto. 

Cidades maiores como Milão e Roma possuem valores de aluguéis um pouco mais salgados. Abaixo, veja um quadro exemplificativo de custos de aluguel em algumas cidades da Itália.

CidadeApartamento de 1 quartoApartamento de 3 quartos
Palermo500 euros850 euros
Púglia510 euros800 euros
Milão1190 euros2500 euros
Roma1060 euros2200 euros
Florença820 euros1450 euros

Como estamos falando de custos, provavelmente você deve estar pensando como se manter na Itália por muito tempo, ou até se irá conseguir transferir seu dinheiro para o país estrangeiro. Sabendo disso, nós nos adiantamos e escrevemos um artigo somente acerca desse assunto. Veja: 

Como são os imóveis na Itália? Evite surpresas ao se mudar para o país

Mais uma diferença entre os países, aqui no Brasil nós temos o costume de classificar os imóveis pelo número de quartos, já na Itália essa classificação é baseada no número de cômodos, excluindo banheiros e cozinha. Observe:

  1. Monolocale: nosso equivalente a kitnet, é uma espécie de loft, com apenas um cômodo e um banheiro;
  2. Bilocale: apartamentos com um quarto e uma sala, sem contar a cozinha e banheiros;
  3. Trilocale: apartamentos com dois quartos e uma sala, mais banheiro e cozinha;
  4. Quadrilocale: apartamentos com quatro cômodos, mais banheiro e cozinha.

Falar sobre casas é mais complicado, na Itália cada casa é de um jeito diferente. E esqueça de lavanderias em apartamentos, diferente do Brasil, os apartamentos italianos não possuem área específica para máquina de lavar, tanque e varal.

Tenha cuidado ao alugar apartamentos!

Mesmo com todas as dicas, não deixe de prestar atenção, afinal, todo cuidado é pouco! Durante sua busca pelo apartamento perfeito, atente-se a coisas como: 

  1. Preço. Desconfie de valores muito baixos;
  2. Condição do apartamento;
  3. Tipo de contrato: esse é o ponto mais importante, leia todas as linhas e releia se preciso. Nunca assine algo sem entender, muito menos alugue sem assinar um contrato.

Ficou com vontade de morar na Europa e não sabe como? Nos siga nas redes sociais e saiba TUDO o que você precisa para dar esse último passo para o exterior. 

Instagram

Facebook

YouTube