Tá sabendo que lançamos um novo serviço? Pois é, conheça a Investigação Genealógica! Ela veio para te ajudar na etapa inicial rumo à sua cidadania europeia. Quer saber como? Então continue aqui.

De antemão, nesse post vamos te explicar o que é, para quem se destina e quais são os passos deste novo serviço tão esperado. Além disso, trataremos de outras informações relevantes sobre o tema.

Quer saber se tem direito ao reconhecimento de uma cidadania? Vamos lá!

O que é a Investigação Genealógica?

Primeiramente, o nome já diz: é uma investigação, ou seja, uma busca detalhada por informações para construirmos a sua Árvore Genealógica.

Esta é uma etapa inicial de qualquer pedido de reconhecimento de cidadania estrangeira! Isso porque você precisa primeiro saber suas origens, para depois solicitar algum reconhecimento. Faz sentido, não faz?

Em outras palavras, o serviço de Investigação Genealógica vem para buscar as informações, nomes, datas, imigrantes, origem, entre outros dados importantes.

Aqui, o objetivo principal é te auxiliar na reconexão com seus ancestrais. E claro, queremos entender se você possui o direito ao reconhecimento da cidadania italiana ou portuguesa.

como buscar certidões na Itália

Quem precisa de uma Investigação Genealógica?

Às vezes não temos certeza se temos direito ao reconhecimento de uma cidadania estrangeira.

Isso acontece porque é comum ouvirmos histórias de nossos familiares sobre possíveis antepassados imigrantes.

E nessa busca por história, podemos encontrar fotos, cartas, e outros indícios de que a família de fato veio do continente europeu.

Do mesmo modo, às vezes imaginamos que temos o direito simplesmente porque temos um sobrenome italiano ou português. E isso não garante muita coisa, sabia?

Quando é essa a situação, ou alguma parecida, não podemos simplesmente buscar por certidões e iniciarmos o pedido de reconhecimento da cidadania. Isso porque não temos ainda as informações necessárias para comprovarmos nosso direito.

Portanto, se você está nessa etapa inicial, a Investigação Genealógica é a solução para você.

Os passos da Investigação Genealógica

Nesse sentido, vamos entender agora quais os passos deste serviço e como ele é conduzido do início ao fim.

Além disso, você entenderá quais serão os resultados possíveis ao final da Investigação Genealógica.

documentação

1º Passo: Documentação

Antes de iniciarmos a sua Investigação Genealógica, precisaremos receber a documentação necessária.

Para esse início, você terá que nos entregar as suas certidões, bem como as de seus pais e avós.

Com estes documentos, iremos analisar e extrair todas as informações possíveis. Assim, iremos buscar as próximas gerações de sua família e com isso iniciarmos a reconstrução de sua Árvore Genealógica. 

2º Passo: Formulário de Investigação Genealógica

Você também receberá um formulário com perguntas sobre a sua família. Atenção! Suas respostas serão de grande valia para o desenrolar da Investigação Genealógica.

O objetivo do formulário é o de sabermos tudo o que você sabe de relevante sobre a história de seus antepassados.

Você pode ter ouvido informações em conversas, ou visto fotos ou cartas que trouxeram algum conhecimento a mais. É importante que busque na memória e nos passe o máximo de informações possíveis.

Nesse momento, é interessante que você nos encaminhe também fotos antigas, pois estas irão deixar o seu relatório final ainda mais bonito.

pessoa observando documento com uma lupa

3º Passo: Desenvolvimento

Depois de analisados os documentos, daremos início à Investigação Genealógica de fato.

Nosso intuito aqui é o de descobrir quem são os seus antepassados imigrantes que vieram para o Brasil e deram origem à sua família.

A investigação é extensa e bastante detalhada para que possamos descobrir se você tem ou não o direito ao reconhecimento de uma cidadania estrangeira.

No entanto, ainda que a resposta seja negativa, a Investigação irá te trazer informações para te reconectar com suas raízes familiares. E isso, por si só, já é algo de valor imensurável. Não acha?

4º Passo: Elaboração do E-book

Dessa forma, finalizada a investigação, iniciaremos a elaboração do E-book. Ele poderá ser em formato simples, mais sucinto, ou mais completo, a depender do plano contratado.

O E-book simples irá conter a Árvore Genealógica e os dados dos imigrantes encontrados. Já o E-book completo será composto por toda a trajetória histórica pesquisada.

Traremos informações documentais, curiosidades sobre a família e locais por onde passaram seus antepassados. Além disso, você receberá sua Árvore Genealógica e os dados dos imigrantes encontrados.

Este E-book também irá conter a análise do direito ao reconhecimento de uma cidadania estrangeira.

5º Passo: Finalização do serviço

Com o E-book pronto, agendaremos uma reunião de apresentação dos resultados. Nela você receberá o material, que será também apresentado pelo responsável.

Ao final da Investigação Genealógica iremos verificar se o reconhecimento de uma cidadania estrangeira é possível. Se a resposta for positiva, você neste momento já será apresentado às opções de serviço aplicáveis ao seu caso.

Ainda, te apresentaremos suas opções e seus respectivos valores.

A partir daí você poderá seguir diretamente para a contratação de um plano, caso seja esta a sua vontade.

AIRE

Prazos de Pesquisa

Em geral, a Investigação Genealógica leva até 120 dias. No entanto, cada instituição possui seu próprio prazo para pesquisa.

Dessa forma, quando for necessário o contato com acervos ou outros locais, é preciso considerar este fato. Infelizmente nem sempre teremos uma resposta dentro do período que estimamos.

A Investigação Genealógica

Por se tratar de uma investigação, não é possível garantir que todas as informações serão encontradas. No entanto, iremos compilar o máximo de documentos e acontecimentos. Queremos te ajudar a reconstruir a história de sua família e também a verificar o seu direito ao reconhecimento de uma cidadania estrangeira.

O que vamos te entregar

Buscaremos por uma linha genealógica que dê o direito ao reconhecimento de uma cidadania estrangeira. Não sendo válida a primeira linha investigada, partiremos para as próximas, com um limite de 3.

Não havendo o direito à cidadania italiana ou portuguesa, o E-book irá conter as informações das 3 linhas pesquisadas.

Em síntese

Se você sempre quis saber se tem direito ao reconhecimento de uma cidadania estrangeira mas até hoje não sabe, a Investigação Genealógica é para você!

Muitas pessoas que se encontram nessa etapa desistem por não conseguirem informações sozinhas. Fazendo isso, elas abrem mão de um possível direito. Não cometa esse erro!

Agora, você pode de uma vez por todas descobrir um pouco mais sobre seus ancestrais. E quem sabe essas descobertas poderão te tornar um cidadão europeu.

Vamos investigar essa história?

Banner Investigação Genealógica