Sabia que os portugueses possuem um dia para celebrar um de seus maiores escritores e ainda celebrar toda sua cultura e costumes? Pois é! Em 10 de Junho é comemorado o dia de Portugal. Neste artigo vamos te contar um pouquinho mais sobre esse dia tão especial para nossos parceiros.

O que se comemora no dia 10 de junho em Portugal 

O dia de Portugal já foi (e ainda é) o dia de uma grande celebração para o povo português. Desde os primórdios de seus dias, se comemora a morte de Luís Vaz de Camões, autor d’Os Lusíadas, um grande escritor da literatura portuguesa e brasileira. Porém, não é a única coisa que comemoram. Nesse dia também é celebrado o dia da raça portuguesa e de suas comunidades ao longo do globo terrestre. 

Qual é a história por trás do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas 

A verdade é que o 10 de Junho não era um feriado nacional. Com o início da República em 1910, os “municípios” portugueses passaram a escolher uma data para celebrar as suas festas tradicionais, e o 10 de Junho foi a data escolhida por Lisboa em honra a Camões. Ele só passou a ser um evento nacional com o Estado Novo.

Até a Revolução dos Cravos, em 1974, o Dia de Portugal era conhecido como Dia de Camões, de Portugal e da Raça, maneira como se denominavam na época, junto às comunidades portuguesas existentes do colonialismo. 

Como são as comemorações do Dia de Portugal

Diferente de celebrações como o Natal que cada família, cada país comemora da sua forma, durante o dia de Portugal todo o país comemora junto, isso quando a festa não é deslocada para outros lugares presentes na comunidade portuguesa. Por exemplo, nesse ano, as comemorações acontecerão em Braga, e logo depois no Reino Unido. 

Dia de Portugal em Portugal

Uma das maiores festas do país, o dia de Camões de Portugal reúne pessoas de todos os países. Durante o evento você poderá ver desfiles militares, entregas de medalhas de mérito, cortejos, exposições, concertos e muito mais! 

Todos os conceitos da herança portuguesa e, dessa forma, história do Brasil você pode encontrar nos Museus e Monumentos históricos da cidade de Lisboa, como visitar a livraria Bertrand, ou atravessar a Ponte Vasco da Gama, a mais longa de toda a Europa.

Dia de Portugal no Brasil

Você deve estar se perguntando se não comemoramos o dia de Portugal aqui no Brasil, né? Mas comemoramos sim! 

Muitos já devem saber, mas em Abril nós temos o dia da Comunidade Luso-brasileira, um momento durante todos os 365 dias do ano reservado para celebrar semelhanças culturais e para os brasileiros e portugueses manterem uma relação de amizade. 

A data 22 de Abril foi escolhida para marcar um ponto histórico em comum entre os dois países, a data de chegada dos portugueses no território que séculos depois seria conhecido como Brasil. Esse dia foi criado pela Lei nº 5.270.

Isso foi apenas um pouquinho de conhecimento para você que busca a sua cidadania portuguesa, afinal, a cultura também importa!

Se gostou do nosso conteúdo, nos siga nas redes sociais e assine nossa news para não perder nada! Estamos ansiosos para te ver por lá!