Morar na Itália, constituir família ou mesmo levar nosso núcleo do Brasil, fincar raízes e criar algo do zero. Esse é o objetivo de muitas pessoas. Em sendo o seu também, sabia que pode fazer isso após a aposentadoria? Ou mesmo ir trabalhar em solo italiano e se aposentar por lá? Veja mais detalhes abaixo.

Quer seja você aposentado ou estando em idade laboralmente ativa e próximo de se aposentar, a Itália é um dos melhores lugares para se estar recebendo o benefício. Lá você terá acesso à um sistema de saúde de primeiro mundo, assim como uma qualidade de vida incrível! de hoje estamos aqui para falar um pouco sobre como funciona a aposentadoria para brasileiros que reconheceram sua cidadania italiana e decidem ir morar no país da bota. (:

COMO FUNCIONA A APOSENTADORIA NA ITÁLIA?

Bem, em sendo relacionada à idade da pessoa, a aposentadoria é chamada de Pensione di Vecchiaia. Para ter acesso à ela você deverá ter ao menos 20 anos de contribuição ao governo italiano como trabalhador, assim como ser residente do país e ter acima de 66 anos e 7 meses de idade (essa idade pode variar, a depender do setor que tenha trabalhado).

O órgão vinculado a esse teor é o Instituto Nazionale della Previdenza Sociale, ou, INPS. Se tiver mais dúvidas sobre isso, basta se dirigir ao órgão e questionar os especialistas da área.

Mas e se você já é aposentado no Brasil, algo muda?

Sim sim, alguns pontos na verdade. Se quer saber como receber sua aposentadoria na Itália, explicamos aqui como é simples:

  • TRANSFERÊNCIA: Você pode fazer através de transferências bancárias, conversando em sua agência do Banco do Brasil, escolhendo qual o bando da Itália que receberá a aposentadoria, levando em consideração sempre o benefício de termos um acordo com a Itália da Não-bitributação, onde não há porque temer os 25% de IR que via de regra incidiriam quaisquer transferências feitas entre Brasil e países do exterior.

Outras pessoas ainda optam por plataformas como o PayPal, TransferWise e afins para conseguir efetuar essa transação. Recomenda-se que todo e qualquer banco que se faça contas, seja dotado de internet banking, a fim de facilitar os processos.

Que acordo é esse da Bilateralidade da Previdência?

Bem, sabendo que temos uma imensa população de descendentes de italianos em nosso solo, a Itália firmou um acordo com nosso país para que um brasileiro possa se aposentar na Itália, por exemplo, somando o tempo de contribuição de ambos os países. O mesmo vale para italianos ou descendentes que migram da Itália para o Brasil.

Você se enquadra nesse público que o direito cobre?

ESTEJA SEMPRE ANTENADO AOS DIREITOS QUE LHE SÃO CONFERIDOS

Para solicitar a aposentadoria na Itália é necessário procurar o INPS da cidade onde reside na Itália, assim como entrar com todo o processo. A fim de chegar na concessão de sua aposentadoria sem maiores problemas, é indispensável que você esteja com toda a sua documentação em dia, assim como, alinhado documentalmente com tudo o que sua Comune pedirá. A fim de ter certeza de que tudo está correto, que tal falar com uma assessoria de qualidade e renome no mercado? Estamos falando da Cidadania4u! Caso queira trazer seu caso à pauta para análise de nosso pessoal, não hesite! Estamos te esperando no contato@cidadania4u.com.br