Turim: Pista de gelo
Turim possui uma das mais famosas pistas de patinação no gelo da Itália.

Antes de mais nada: Turim é uma cidade capaz de provar que as melhores atrações turísticas da Itália não estão localizadas somente em Roma!  

Situada a noroeste, na bela região de Piemonte, a primeira capital do país da bota é um misto de diversos patrimônios históricos com algumas construções industriais (sabe respeitar o seu passado, mas investe no futuro). 

Dessa forma, é possível curtir várias facetas da vida cultural dessa cidade italiana, como: galerias de artes, bares, monumentos e, claro, a sua excelente gastronomia

O que pode até causar um pouco de confusão nas pessoas que vão turistar pelas bandas de lá desavisadas e sem montar um bom roteiro de viagem

Pensando nisso, a equipe de especialistas em Europa da Cidadania4u preparou este guia apenas com os mais divertidos pontos turísticos e lugares para visitar em Turim.  

Ou seja, este post é o modo mais eficiente para que você conheça (à distância) e aproveite tudo de melhor que essa cidade pode te oferecer! 

Onde fica Turim? 

Como já mencionamos anteriormente, Turim fica no noroeste da Itália, cercada por diversos alpes e morros que compõem a geografia local. 

Atualmente, a região é a quarta maior cidade do país e conta com uma população de quase 10 milhões de habitantes. 

Turim é considerada um local muito privilegiado e estrategicamente posicionado para agradar grande parte dos turistas de plantão que passam por lá. 

E isso porque a antiga capital italiana está apenas a 126 km de distância de de Milão e a 170 km de Gênova (cidade com belas praias 😎). 

Dessa forma, Turim entra facilmente no roteiro de viagem de qualquer pessoa que deseja conhecer a Itália de uma forma mais aprofundada. 

Pois a região é bastante próxima de algumas das principais cidades do roteiro turístico italiano. 

O que fazer em Turim (Itália)? 

Calma, calma!

Não tenha pressa, porque é exatamente aqui que iremos responder à pergunta que não quer calar: Afinal, o que fazer em Turim?  

Bom, de antemão, podemos dizer que a expressão que mais traduz Turim é a que a cidade é uma espécie de “Paris italiana”! 

Dessa forma, se você já realizou um tour europeu e deu um rolê pelas bandas da França, já pode imaginar o que a antiga capital da Itália reserva para os turistas. 

Além de ser uma cidade com ruas para lá de charmosas, recheada de cafés, praças e monumentos históricos, Turim também é uma região universitária que possui uma vida noturna bastante ativa.  

Assim, durante o dia, é possível aproveitar toda a efervescência cultural que a região proporciona e, na parte da noite, curtir divertidos bares ao arredores da cidade.  

Pontos Turísticos em Turim 

Ir a Turim uma única vez, com certeza, não é o suficiente para conhecer uma cidade tão plural quanto esta. 

Por outro lado, temos uma excelente notícia para você

A grande maioria dos principais pontos históricos ficam concentrados em uma mesma região da cidade. 

Ou seja, as atrações de Turim que contam parte da história da Itália ficam bem próximas uma das outras! 

Sendo assim, que tal conhecer a região pelos pontos turísticos, monumentos e construções que compõem o famoso centro histórico da cidade? 

O Palácio Real 

Construído entre os séculos 16 e 18, o Palácio Real de Turim é considerado um Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. 

O edifício está localizado na parte central da cidade, mais especificamente na Piazzetta Reale (praça real, em português), e faz parte de um extenso conjunto de residências reais

Por fora, é possível notar que a arquitetura do Palácio Real é altamente influenciada pelo estilo neoclássico e não aparenta ser uma obra tão luxuosa. 

Contudo, o interior do prédio é composto por cômodos e estruturas gigantescas, decoradas por belíssimas e valiosas peças de época. 

Para maiores detalhes de como visitar o Palácio Real de Turim, basta acessar o site oficial desse monumento histórico italiano e conferir as informações disponibilizadas lá. 

Turim: Palácio Real

A Catedral de Turim e o Santo Sudário 

Não só para os religiosos, mas para todos os turistas de forma geral, visitar o Santo Sudário em Turim é uma tarefa essencial. 

Para quem não está a par do que isso significa, o Santo Sudário é um pedaço de pano de linho que traz a imagem em negativo de um homem, que muitas pessoas acreditam ser o semblante de Jesus Cristo. 

Contudo, hoje em dia, a igreja católica não atesta e nem nega formalmente a veracidade desse artefato e, segundo o Papa Francisco, o Santo Sudário é “um ícone de um homem flagelado e crucificado”.

O tecido está exposto na Catedral de Turim, que fica localizada a poucos metros da Piazza Castello, no centro da cidade. 

Construída entre 1941 e 1948, a igreja possui fortes traços da arquitetura renascentista e sua construção é dedicada a João Batista. 

O Mole Antonelliana 

O Mole Antonelliana é uma das construções mais icônicas e simbólicas da cidade de Turim. 

Construído em 1863 e com 167 metros de altura, o histórico prédio italiano foi projetado inicialmente para ser a sede de uma sinagoga. 

Contudo, hoje em dia, abriga o museu nacional de cinema.

Além de ser um dos pontos turísticos de Turim capaz de oferecer uma bela vista panorâmica da cidade. 

Curiosidade: O Mole Antonelliana era o prédio de alvenaria mais alto da Europa. 

Turim: O Mole Antonelliana 

Praça Carlos Alberto 

Também localizada no centro histórico de Turim, a Piazza Carlos Alberto é famosa por ter sido um importante cenário na vida de um dos maiores pensadores ocidentais

Em 1888, o filósofo Friedrich Nietzsche revelou que foi exatamente nessa praça que ele se entregou de vez à loucura, após ver um cavalo ser açoitado.    

Contudo, esse ponto turístico não é conhecido apenas por histórias um tanto quanto trágicas como a de Nietzsche. 

A Praça Carlos Alberto também abriga importantes prédios de Turim, como o da biblioteca nacional e o do Museu da Unificação Italiana. 

Além disso, no natal, a piazza se torna uma movimentada pista de patinação no gelo

Turim: Praça Carlos Alberto 

Mais lugares para visitar em Turim

Estádio e museu da Juventus 

Para os amantes do futebol, a cidade de Turim também não decepciona e traz algumas excelentes atrações para se curtir por lá!

Por exemplo, o famoso Allianz Stadium, casa do tradicionalíssimo Juventus, fica localizado na região e no seu interior há um museu dedicado à história do time.   

Caffè Mulassano

O Caffè Mulassano é um charmoso café italiano que fica sob os arcos da famosa Piazza Castello. 

O local é perfeito para dar aquela pausa na turistagem e curtir alguns aperitivos acompanhados por uns bons drinks. 

Além disso, o Caffè Mulassano possui um campanário conectado a um mecanismo que move os ponteiros de um estranho relógio (ele não marca as horas) que fica no interior do estabelecimento. 

Mas se o relógio não marca as horas, então serve para quê? 🤔

Como os números do relógio são dispostos aleatoriamente, o sistema serve para grupos de amigos decidirem quem será a pessoa que pagará a conta

Melhor época para ir a Turim 

Turim é uma cidade para ser visitada em qualquer época do ano, já que o seu clima quente e ameno facilita (e muito) o turismo por lá. 

Porém, entre os meses de abril e outubro, acontece o período de fortes chuvas e frio intenso característicos do clima da Itália

Dica importante: Durante a época do Natal, a cidade se enche de luzes, lindos mercados de rua e o clima fica bem frio. 

Ou seja, Turim é o destino perfeito para quem curte cenários clássicos e bem natalinos! 

Fatos curiosos de Turim

Duas curiosidades sobre Turim:

  • A cidade é sede da famosa fabricante de carros FIAT;
  • Turim foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006. 

No mais: Buon Viaggio! 

Agora que você já conhece Turim, temos que concordar em uma coisa: essa cidade é uma parte fantástica que compõe a imensa maravilha que a Itália é! 

E sabia que há uma maneira bem mais fácil de conhecer, não só a Itália, mas vários outros países da Europa? Isso mesmo! E ela se chama cidadania europeia

Dessa maneira, a Cidadania4u é um empresa especializada em tornar o seu processo em busca da cidadania italiana ou cidadania portuguesa menos burocrático e mais rápido. 

Então, caso você sonhe em conhecer, morar, estudar ou trabalhar no velho continente, entre em contato com os profissionais da equipe 4u!