O custo de vida na Irlanda é em torno de 3.365 euros, mas esse valor varia, principalmente, de acordo com o padrão de vida da pessoa e região escolhida para morar.   

Isso porque, assim como em outros países da Europa, os gastos com aluguel são os mais altos e os que mais variam, já que há uma diferença significativa em residir em Dublin e no interior da Irlanda.   

Ou seja, fazer um bom planejamento financeiro para mudar para Irlanda requer um conhecimento mais aprofundado sobre esses pequenos detalhes do país.   

Então, se morar na mundialmente conhecida Ilha da Esmeralda faz parte dos seus planos, segue aqui comigo neste artigo, pois vou comentar todos os pormenores (essenciais) de como é viver por lá.   

Quanto é o custo de vida na Irlanda?   

Como já mencionado anteriormente, o custo de vida médio na Irlanda é de 3.365 euros para 1 pessoa — gastos cotidianos e aluguel inclusos.   

Contudo, a depender da região do país, esse valor tende a ser maior ou menor. Por exemplo, morar em Dublin, cidade capital, é bem mais caro do que no interior.   

Em comparação a Portugal, a Irlanda tem um custo de vida muito elevado. Por outro lado, se o plano for trabalhar no país, é preciso considerar os bons salários oferecidos por lá.   

Só para ter uma breve ideia, é possível ganhar cerca de 1.700 euros por 40 horas semanais trabalhadas. Ou seja, morar na Irlanda não é barato, mas trabalhar no país e receber em euro, cobre o custo de vida tranquilamente, até mesmo em Dublin.   

Principais despesas  

Sem sombras de dúvidas, o aluguel na Irlanda é a maior despesa que uma pessoa tem, com uma média de 1.464 euros gastos por mês.   

Dublin é a cidade com o aluguel mais caro do país, com uma média de 2.011 euros por mês em um apartamento simples no centro.   

Porém, a moradia é apenas uma das despesas da Irlanda, ainda há os gastos com alimentação, transporte e lazer.   

A boa notícia é que fazer compras nos supermercados proporciona uma grande economia mensal e reduz o custo de vida no país. Já o transporte público, que é muito utilizado na Irlanda, tem um valor médio de 82 euros mensais.   

Custo de vida na Irlanda
Pov: você morando na Irlanda

Porém, quando o assunto é lazer, fica mais complicado estimar um gasto médio, pois depende muito do estilo de vida de cada pessoa.   

Mas para melhor exemplificar, o bilhete para o cinema custa cerca de 12 euros e a entrada para os famosos pubs da Irlanda, cerca de 30 euros (com direito a um pint). 🍺  

Qual é o salário mínimo por hora na Irlanda?  

Atualmente, a Irlanda paga um salário mínimo de 11,30 euros por hora trabalhada. Ou seja, fazendo 40 horas semanais é possível ganhar 1.700 euros.   

Sendo assim, o salário médio fica entre 3.100 e 3.700 por mês. Mas vale ressaltar que, de acordo com a profissão e região, esse valor pode aumentar ou diminuir.   

Cidades com menor custo de vida   

1. Leitrim   

Entre as cidades mais baratas da Irlanda, Letrim se destaca, já que o custo de vida por lá é 75% menor que em Dublin.   

Para ficar mais fácil de ser visualizado, saiba que os moradores da cidade gastam em média 103 euros por mês com despesas cotidianas, como luz, refrigeração e gás. Enquanto em Dublin, os valores gastos com as despesas básicas, ficam em torno dos 230 euros.   

Donegal   

Já em Donegal, situada no norte da Irlanda, o custo de vida é 39% mais barato do que em Dublin. Assim, o condado irlandês é ideal para estrangeiros que querem morar e trabalhar no país sem ter que pagar aluguel caro.   

Eletricidade, aquecimento e refrigeração ficam em torno de 170 euros para uma única pessoa.   

Cavan   

Cavan é a cidade Irlandesa conhecida por oferecer baixos custos com serviço utilitário básicos aos seus moradores.   

Além disso, os gastos com o aluguel de imóveis costumam ser muito mais baratos do que em outras regiões do país.   

As despesas com luz, aquecimento, refrigeração e o aluguel de um apartamento de 1 quarto no centro da cidade ficam em torno dos 1.100 euros.   

Vale ressaltar que o valor médio dos salários em Cavan é 2.227 euros, o que faz com que o custo de vida por lá seja bem em conta.   

Para morar na Irlanda é preciso visto?   

Para morar na Irlanda, estrangeiros que não possuem cidadania europeia precisam tirar um visto. A autorização pode ser emitida tanto para estudar como para trabalhar no país, mas só é necessária, caso o período de estadia no país for ultrapassar os 90 dias.   

É possível viver na Irlanda apenas com um salário mínimo?   

Sim, é possível viver na Irlanda apenas com um salário mínimo. Como já comentado aqui, há regiões no país que possuem um custo de vida bem mais em conta, principalmente, quando comparado com o de Dublin.   

Contudo, para viver na Ilha da Esmeralda apenas com um salário mínimo, é preciso ter um padrão de vida que esteja de acordo com a realidade local.   

Ter cidadania europeia facilita morar na Irlanda?   

Não é novidade para ninguém que ter a cidadania europeia, como a italiana, portuguesa ou espanhola facilita a estadia de qualquer pessoa em vários países da Europa.   

Por exemplo, a Irlanda e a Itália fazem parte da União Europeia (UE), bloco econômico que concede o benefício do livre trânsito dos cidadãos dos países que o compõem.   

Ou seja, cidadãos da Itália podem morar e trabalhar na Irlanda sem precisar de visto ou de qualquer outro tipo de autorização.   

Então, sim! Ter a cidadania europeia facilita morar não só na Irlanda, mas em todos os países que fazem parte do bloco econômico.   

Além disso, a dupla cidadania também reduz de forma considerável o custo de vida na Irlanda, já que o estrangeiro passa a ter acesso a benefícios exclusivos dos cidadãos da Europa.   

Outras vantagens da cidadania europeia   

  • Facilidade na imigração para a Itália, Portugal, Espanha, Irlanda, França e outros países que compõem a União Europeia;       
  • Proteção burocrática e diplomática a mais ao proprietário da cidadania espanhola;       
  • Direito ao voto na Europa;       
  • Acesso à justiça europeia (União Europeia);       
  • Facilita a busca por empregos, a abertura de empresas e a realização de investimento não só na Europa, mas em países como os Estados Unidos e Canadá;       
  • Isenção de vistos para entrar e viver em diversos países do continente europeu, como a França, Holanda e Suécia.    
  • Facilidade de entrada em mais de 190 países, como: Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Japão, Austrália e Nova Zelândia. Ou seja, não é preciso apresentar nenhum visto na entrada, pois o passaporte espanhol já é suficiente.    

✨ Qual escolha vai transformar o seu futuro? ✨  

Morar na Europa vai transformar o seu presente e futuro para melhor! Então, que tal fazer com que essa escolha seja mais fácil de ser alcançada?

Conquiste agora mesmo a SUA cidadania europeia com a ajuda da Cidadania4u! Nosso objetivo aqui é tornar o seu processo da dupla cidadania cada vez mais simples.

Dúvida? Veja o vídeo a seguir:

👆 Clique no banner logo abaixo e dê o primeiro passo para a conquista da sua cidadania europeia!