Não é nenhuma novidade que fazer intercâmbio na França é o sonho de muitos estudantes estrangeiros, incluindo os brasileiros, é claro.   

Isso porque, além de terem a oportunidade de aprimorar ou aprender outro idioma, todos que vão estudar no país também querem entrar em contato com uma das culturas ocidentais mais ricas e prestigiadas do mundo.   

De antemão, informo que o primeiro passo para conquistar esse objetivo é entender como os programas destinados aos estrangeiros funcionam e quanto é o custo de vida de lá.   

Já que é muito importante planejar cada detalhe da sua ida à França, para que as experiências adquiridas durante o intercâmbio sejam todas positivas.   

Pensando nisso, decidi escrever este artigo para listar os principais pontos que devem ser levados em consideração antes embarcar nessa oportunidade única de aprendizado.    

Segue aqui comigo!   

Intercâmbio na França: como fazer?  

Primeiramente, devemos destacar o seguinte tópico: brasileiros que querem fazer intercâmbio na França por até 3 meses, não precisam de visto.   

Por outro lado, se a ideia é estudar no país por um período acima dos 90 dias, é necessário que o estudante tire uma autorização de permanência.  

 

Intercâmbio França

Assim, saiba que a França disponibiliza uma série de vistos aos estrangeiros que querem estudar por lá.   

Vale ressaltar que cada permissão de estadia atende a uma motivação específica: por exemplo, se a ideia do estrangeiro é estudar e trabalhar, entrar no programa Férias-Trabalho é uma excelente opção.   

Dito tudo isso, resta responder à questão mais importante: o que é preciso para fazer intercâmbio na França?   

Bom, de forma resumida, vou listar o passo a passo aqui:   

  • Escolher o programa de intercâmbio ideal;    
  • Contactar a instituição de ensino;    
  • Dar entrada no pedido de visto, caso seja necessário;    
  • Organizar a documentação obrigatória para entrar no país;    
  • Comprar as passagens (de ida e volta);    
  • E, por fim, viajar.    

Documentos obrigatórios   

Então, além de ter em mente a necessidade de tirar um visto ou não, um outro detalhe importante para se atentar é a documentação.   

É claro que para cada programa de intercâmbio, principalmente os que exigem que o estrangeiro tire um visto, há uma lista específica de documentos que precisam ser apresentados.   

Mas, para simplificar a sua pesquisa, vou listar aqui os documentos que são obrigatórios para os estudantes que querem ficar até 3 meses na França:   

  • Passaporte com validade superior a 3 meses, levando em consideração a partir da saída do estrangeiro da área Schengen;  
  • Passagem de volta com a data já marcada;  
  • Seguro saúde (valor mínimo de 30 mil euros de cobertura);  
  • Comprovante de hospedagem ou carta convite;   
  • Comprovantes de capacidade financeira para se manter no país durante o tempo de estadia;   
  • Comprovante de matrícula em alguma instituição do país.   

Programas de intercâmbio   

Alguns programas de intercâmbio possuem regras específicas e tempo de duração pré-determinados.   

O já citado programa Férias-Trabalho, por exemplo, é destinado para jovens de 18 a 30 anos e tem duração de apenas 1 ano.   

Nos próximos tópicos, falo em detalhes sobre algumas das principais modalidades de intercâmbio na França.   

Idioma 

Será que é preciso ter um conhecimento prévio em francês para participar de um intercâmbio de idioma?    

Bom, saiba que não é preciso ter um nível de proficiência, contudo, se a ideia for se desenvolver no idioma local, os intercâmbios de longa duração são os mais recomendados.   

Diversas instituições do país oferecem cursos, intensivos e semi-intensivos, tanto para estudantes comuns, quanto para quem irá realizar alguma prova de proficiência (DELF, DALF e TCF) em francês.   

Se for preciso tirar um visto para a realização do intercâmbio de idiomas (cursos com mais de 3 meses de duração), o curso de francês deve ter, obrigatoriamente, uma carga mínima de 20 horas semanais.  

Além disso, o estabelecimento também deve ser reconhecido pelo Ministério Francês da Educação Nacional

Acadêmico   

Estudantes do ensino superior (graduação, mestrado ou doutorado) também podem participar de intercâmbios na França.   

Atualmente, há duas maneiras de participar dos programas de intercâmbio acadêmico: ou por meio de uma parceria entre as universidades (do Brasil e da França) e ou projetos financiados por órgãos governamentais brasileiros, como o CNPQ.  

Férias-Trabalho

Como já mencionado anteriormente, o programa de intercâmbio Férias-Trabalho é voltado para jovens entre 18 e 30 anos e permite que estrangeiros trabalhem na França por até 1 ano.   

O projeto é fruto da parceria estabelecida entre o governo francês e brasileiro e tem como objetivo fazer com que o estudante conheça o mercado de trabalho da França e, assim, aprimore o seu currículo.   

Como o tempo de duração do programa Férias-Trabalho ultrapassa os 3 meses, brasileiro precisa de visto para participar. Além de comprovar renda de, no mínimo, 2.500 euros para se manter durante os primeiros meses.   

Au Pair  

Está com pouco dinheiro para estudar na França? Então, você precisa conhecer o programa Au Pair, um dos intercâmbios mais baratos de lá!   

Com duração de 1 ano, essa modalidade de intercâmbio contempla jovens de 17 a 30 anos que querem estudar francês e trabalhar em casas de família cuidando de crianças.   

Dessa forma, a moradia, a alimentação e, em alguns casos, o curso de francês do estrangeiro são garantidos pelas famílias que fazem parte do programa.   

Vale mencionar que para participar do programa é preciso solicitar um visto e apresentar a carta de aceite da família francesa e o comprovante de matrícula em alguma instituição de ensino do país.   

Quanto custa fazer um intercâmbio na França? Preço e valores atualizados 2024 Principais   

Para estimar o preço de um intercâmbio na França é preciso levar em consideração alguns valores e gastos, como: visto (caso necessário), passagens, matrícula, hospedagem, alimentação, transporte, entre outros.   

Por outro lado, se levarmos em consideração o custo de vida do país e o valor médio das instituições de ensino é possível estimar quanto custará o intercâmbio. Veja:   

💰 Intercâmbio com duração de 1 mês: entre R$18.000 e R$20.00.   

Universidades da França para fazer intercâmbio   

  • Université Toulouse-I-Capitole;  
  • Aix-Marseille Université;  
  • Université de Strasbourg;  
  • Université de Bordeaux;   
  • Sorbonne Université;  
  • Université Paris-Saclay;  
  • École Normale Supérieure;  
  • Université Grenoble Alpes.  

Vale a pena fazer um intercâmbio cultural na França para aprender francês? 

SIM! Viver uma experiência de intercâmbio internacional sempre é enriquecedora, tanto no quesito aprendizagem, quanto pessoal.   

Dessa maneira, recomendo que todo aluno que deseja ampliar os seus horizontes e vivenciar de perto a cultura de outro país como forma de aprender mais, faça um intercâmbio o quanto antes!   

Como estudar na França sem precisar de visto?   

Fazer intercâmbio na França é uma experiência única e capaz de enriquecer a bagagem cultural de qualquer pessoa com vários aprendizados diferenciados.   

Contudo, os programas de intercâmbio franceses possuem prazo determinado e, na maioria dos casos, não permitem que o estrangeiro conclua os estudos no país.   

Mas nem tudo que é bom precisa durar pouco, porque há uma forma de estudar não só na França, mas em vários países da Europa, de forma definitiva e sempre precisar de visto.  

Sabe como?

Conquistando a cidadania europeia!✨ 

Devido à grande imigração nos séculos passados, milhares de europeus desembarcaram no Brasil e elegeram o país como novo lar.     

Dessa maneira, uma parcela considerável da população brasileira é descendente de europeus, como italianos, portugueses e espanhóis, por exemplo.    

E assim, possuem o direito de requerer a cidadania dos seus antepassados e, consequentemente, se tornar um cidadão da Europa.     

Dito isso, saiba que quem possui a cidadania europeia pode estudar, trabalhar e até mesmo morar em todos os países da União Europeia (UE), como a França, sem tirar nenhum tipo de autorização.     

E o melhor, a cidadania é uma herança que vai sendo passada de geração a geração.   

👉 Ou seja, você, seus filhos, netos, bisnetos e todos os futuros descendentes poderão usufruir dos benefícios que o continente oferece.    

Benefícios e vantagens da cidadania europeia   

  • Simplificação do processo de imigração para países como Itália, Portugal, Espanha e outros membros da União Europeia (UE), como a França.   
  • Proporciona uma camada adicional de proteção burocrática e diplomática aos titulares da cidadania europeia.   
  • Garante o direito de participar nas eleições europeias, exercendo o direito de voto na região.   
  • Possibilita o acesso aos tribunais europeus, reforçando a proteção legal.   
  • Elegibilidade para concorrer a concursos públicos em instituições europeias.   
  • Facilita a procura por oportunidades de emprego e a abertura de empresas em diversos países europeus.   
  • Dispensa a necessidade de obtenção de vistos especiais para entrada, residência e estudo na Europa.   
  • Simplifica a entrada em outros países, como Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Japão, Austrália e Nova Zelândia, pois o passaporte europeu é suficiente, eliminando a exigência de vistos.    

Com a cidadania europeia, estudar na França é fácil, fácil!   

A Cidadania4u tem como principal objetivo te ajudar a conquistar a sua cidadania europeia! Dúvida? Então, assista o vídeo a seguir:

🌎 Faça parte de um mundo com cada vez menos fronteiras, conquiste a sua cidadania europeia agora mesmo!