Conhecer as principais faculdades da Itália é imprescindível para quem deseja se mudar para o país e se desenvolver em uma determinada área de estudo. Seja para fazer graduação, pós-graduação ou intercâmbio de idiomas: morar na União Europeia traz muitos benefícios, principalmente se você conquistar a cidadania italiana. 

Quer saber mais sobre as instituições de ensino mais prestigiadas do país? Então, continue acompanhando esse artigo para ver mais detalhes. 

Ensino superior: conheça 5 exemplos de faculdades da Itália

Estudar no exterior é uma ótima maneira de obter destaque na sua carreira acadêmica e profissional, assim como melhorar o seu desempenho em outros idiomas, desenvolver suas habilidades e competências, fazer networking e conhecer novas culturas.

Por isso, neste artigo, reunimos algumas das principais faculdades da Itália para que você veja possíveis opções de onde estudar no futuro e se inserir no mercado de trabalho italiano. Veja os exemplos a seguir.  

1. Universidade de Bolonha

Sabia que a Universidade de Bolonha é considerada a primeira e mais antiga universidade do mundo? Fundada em 1088, a instituição histórica é muito conhecida e visitada por turistas, além de, claro, ser uma das principais escolhas dos estudantes que desejam fazer algum curso na Itália. 

Esta é uma das universidades mais populares do país e conta com:

  • 67 mil alunos inscritos;
  • mais de 6 mil estudantes internacionais por ano;
  • mais de 200 cursos;
  • 33 departamentos;
  • 11 faculdades;
  • diversos campi em regiões italianas como: Cesena, Ravenna, Forli, Rimini, entre outras.

2. Universidade Politécnica de Milão

A Universidade Politécnica de Milão, de 1863, é uma das maiores faculdades da Itália. A instituição técnica e científica oferece cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. 

Entre as disciplinas que mais se destacam estão a de moda e artes. Ela também é considerada uma das melhores em Engenharia e Arquitetura. 

Há cerca de 40 mil estudantes matriculados nos diversos cursos dessa Universidade. 

3. Universidade de Pádua

Outra faculdade da Itália de grande destaque é a Universidade de Pádua. Fundada em 1222, ela conta com 60 mil alunos matriculados e é considerada precursora em cursos como:

  • Astronomia;
  • Direito;
  • Filosofia; 
  • Medicina.

A Universidade tem nove museus e um jardim botânico incrível voltado à pesquisa acadêmica.

4. Universidade Sapienza de Roma

A Universidade de Roma Sapienza é mais uma faculdade da Itália de muito prestígio. Fundada em 1303, ela é a mais antiga de Roma e conta com vários campi espalhados pela cidade. A instituição recebe estudantes italianos e internacionais tanto para cursos de bacharelado, quanto para mestrado e doutorado.

De acordo com o portal da universidade, há cerca de 120 mil alunos no ano acadêmico de 2021-2022. Além disso, o corpo docente conta com mais de 3,5 mil professores e mais de 2 mil profissionais administrativos, técnicos e bibliotecários.

Segundo o Center for World University Rankings, ela está entre as melhores instituições de ensino superior do mundo. 

5. Universidade de Trento

Diferentemente dos outros exemplos citados acima, a Universidade de Trento é uma das faculdades da Itália mais recentes, tendo sido fundada no ano de 1962.  Segundo o ranking da Times Higher Education, a instituição é uma das melhores universidades modernas do mundo. 

Aliás, a região onde está localizada, em Trento, é atualmente um local considerado como o “Vale do Silício dos Alpes”, ou seja, é um grande polo de tecnologia.

Entre os principais cursos da instituição, estão:

  • Economia;
  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia da Computação;
  • Direito;
  • Física;
  • entre outros.

Qual área do conhecimento você pretende seguir? Pesquise cada uma dessas entidades para saber se o seu curso dos sonhos faz parte da grade curricular. 

Estudar em qualquer uma dessas faculdades da Itália é um grande privilégio, afinal a infraestrutura e o ensino são muito prestigiados. E há um detalhe muito importante: mesmo as instituições de ensino públicas cobram uma taxa de anuidade. Por isso é fundamental participar de processos seletivos para conseguir descontos e recursos financeiros para custear os estudos.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as faculdades da Itália? Existem muitas outras as quais você pode se candidatar! Leia nosso artigo sobre bolsas de estudos na Itália