A Itália é realmente um país surpreendente, mesmo com tão pouco espaço. Antigamente o território italiano foi o palco de grandes acontecimentos históricos. Assim, para relembrarmos e, quem sabe, aprender mais sobre esse país tão particular, decidimos fazer um tour virtual pela Itália.

Conheça mais a cultura italiana, continue a leitura e saboreie o conhecimento e as curiosidades que encontramos. 

Vamos começar pelo mais memorável?

Coliseu

Um dos monumentos mais conhecidos do mundo antigo, o Coliseu atraiu – e ainda o faz – muitas pessoas ao longo da sua existência. Desde batalhas de gladiadores e lutas entre animais, dizem que o monumento também fazia shows de batalhas navais. 

Ele também é conhecido como Anfiteatro Flaviano, em homenagem à Dinastia presente em sua data de inauguração. Reza a lenda que o nome “Coliseu” surgiu por conta da casa de Nero, que continha uma grande estátua do imperador chamada “Colosso”. 

Para os amantes de datas históricas, o Anfiteatro foi construído em 70 d.C, no século I. Seus primeiros blocos foram construídos no governo do Imperador Vespasiano, e só foi finalizado no governo de seu filho, Tito. 

No dia de sua inauguração, Tito, o Imperador da época, oficializou o feito com 100 dias de jogos nas arenas. A maioria dos espetáculos contava com cenários ricos, e muitos deles eram baseados na mitologia romana. 

Séculos mais tarde ele foi usado como base militar. Devido a diversos saques ao longo de sua história, o Coliseu perdeu grande parte de seus itens, saques que ocorreram principalmente no período da Renascença, no século XV

Curiosidades

Contamos um pouquinho da história desse incrível prédio, mas se esse é um verdadeiro tour, não podemos nos esquecer de curiosidades sobre o local, não é? Veja só: 

  1. A ideia original era que o Coliseu tivesse apenas 3 andares, mas mais um foi adicionado ao longo dos 5 séculos em que ele ficou ativo;
  2. Durante os Jogos Inaugurais, estima-se que mais de 9 mil animais selvagens e 2 mil gladiadores morreram entre as lutas e caças que ocorriam para entreter a população romana;
  3. A Arena do Coliseu media 87,5m por 55m;
  4. As arquibancadas eram divididas conforme o poder econômico das pessoas, o pódium era para as classes mais altas, a maeniana para a classe média e os pórticos para as classes mais baixas;
  5. Além de passar por um terremoto, o Coliseu foi construído num local que passou por um grande incêndio durante o governo de Nero.

Ficou curioso, confira nosso artigo sobre o essa obra prima:

Coliseu: a atração mais popular do mundo – Cidadania4u

Museus do Vaticano

Como alguns já sabem, além de conter um Banco, a Igreja Católica também é a dona – e a razão – de diversas manifestações de arte que temos hoje. Sejam esculturas ou pinturas, os Musei Vaticani abrigam grande parte dessa história. 

 No total são 26 sessões, desde a Antiguidade Oriental do Egito à Arte Contemporânea. Se você se interessar, conseguirá fazer um verdadeiro tour virtual pelas seguintes exibições: Sala Alessandrina, Museo Profano, Cappella Sistina, Sala dei Chiaroscuri e muitas outras!

Além de poder visitar as exposições da sua própria casa, cada uma delas disponibiliza um vídeo onde você poderá ter um contato visual com as obras expostas. Também poderá contar com explicações das obras, disponíveis em italiano, alemão, francês, inglês e espanhol. 

Museu Egípcio de Turim

Um Museu totalmente dedicado ao estudo e exposição da Antiguidade Egípcia, o Museu Egípcio de Turim foi fundado em 1824, contendo mais de 37 mil peças arqueológicas divididas em quatro andares. No ranking de museus egípcios, ele perde apenas para o Museu do Cairo. 

O tour virtual por esse museu começou durante a pandemia do Covid-19. Essa iniciativa teve o nome de “Le Passeggiate del Direttore”, ou “Os passeios do diretor” numa tradução livre. 

Para acompanhar essas visitas virtuais guiadas é muito fácil. Elas acontecem ao vivo às quintas e aos sábados, às 11h da manhã. Caso você não consiga participar, você pode acessar as gravações passadas no canal de Youtube do Museu. 

Outro recurso que o museu disponibiliza para nós é de ver e estudar o conteúdo dos papiros que fazem parte do acervo, por meio de imagens em alta definição. Os manuscritos presentes no museu fazem parte de uma das coleções mais importantes da egiptologia.

Galleria Borghese

Localizada dentro da Villa Borghese, em Roma, a galeria abriga algumas das obras que marcaram a expressão pictórica e escultórica. Dentro de suas paredes você encontra obras de grandes nomes, como Canova, Raffaello e Tiziano. 

Seu acervo é bem completo. Partindo de esculturas, baixos-relevos e mosaicos antigos, a galeria também conta com pinturas e esculturas dos séculos XV ao XVIII. Se você busca encontrar um lugar que tenha o mesmo apreço por Bernini e Caravaggio que você, este é o lugar.

A coleção começou pelo cardeal Scipione Borghese, em meados do século XVII. Diferente do Museu que acabamos de ver, a galeria não possibilita visitas virtuais, apenas disponibiliza o acervo digitalizado das obras que abriga, com algumas informações em italiano e inglês, apenas. Você pode conferir o acervo por aqui: Galleria Borghese.

Melhores países e cidades na Europa para morar

Galleria dell’Accademia

Foi Grão-Duque Pietro Leopoldo que reorganizou toda a Academia de Artes e do Desenho, fundada em em 1563 por um membro da família Medici, grandes monarcas italianos da época. 

O marco da história da Galeria ocorreu quando, em 1873, a estátua de Michelangelo, que antes estava na Piazza della Signoria, passou a viver entre as paredes do local. A estátua esperou 9 anos para que seu pedestal fosse concluído. 

Hoje em dia a Galeria contém diversas peças importantes da história, desde a Idade Média, passando pela Renascença e chegando ao início do século XVII. Existe também uma sala especial reservada para os pertences das famílias Medici e Lorena.

E aí, já decidiu qual lugar irá conhecer primeiro?

É fato que a pandemia do Coronavírus mudou e muito nossa forma de viver, e a tecnologia está sendo uma grande aliada nesse “novo normal”, como muitos gostam de falar. Esses não são os únicos lugares que você pode visitar virtualmente. Suas opções são incrivelmente vastas, você consegue até visitar a Torre de Pisa se quiser, por exemplo.

Nos siga nas redes sociais para não perder nenhuma informação acerca da Itália, Portugal e muitos outros assuntos!

Instagram

Facebook

YouTube