Na última vez que conversamos sobre um caso de sucesso, falamos sobre a Família Zanella, que já estava no final do processo e tinha grandes planos de visitar a Itália para conhecer a história de toda a família. 

Hoje, nós contaremos a história do Renan (e da família Trevisano), um mineiro ferrenho que também foi atrás da sua cidadania italiana e conseguiu seu reconhecimento em tempo recorde, aproximadamente 5 meses. E o melhor: foi pelo Consulado Italiano de Belo Horizonte! 

Vamos conhecer a história dele?

O motivo para reconhecer a cidadania europeia

Renan, assim como muitos, já tentou viajar para fora do país, especificamente para os Estados Unidos. Infelizmente, nessa tentativa, em 2019, o visto de turismo de Renan foi negado

Ele tinha tudo planejado: ficaria hospedado com a família na casa de amigos, visitaria parques temáticos com o filho pequeno e tinha planos para outras façanhas turísticas. 

Foi aí que ele decidiu reconhecer a cidadania italiana, em forma de vingar todos os vistos negados da história.

Renan já sabia que tinha descendência italiana nos dois lados da família, e para facilitar ainda mais, uma prima que era muito próxima já tinha feito o mesmo processo anos antes, então a fase de encontrar os documentos foi bem simples. 

Case de sucesso: família Trevisano

“Essa parte de documentação foi bem tranquila, eu já tinha todas as datas. Meu avô é vivo, […] conversando com ele ficou fácil localizar as datas. As certidões são bem difíceis de encontrar, principalmente lá na Itália.” 

Renan Trevisano já conseguiu o reconhecimento da sua cidadania. A notícia veio por uma carta, ele diz que não avisaram e muito menos estava esperando chegar dessa forma, pois com outros conhecidos a mensagem foi por e-mail. 

O novo cidadão italiano também diz que ao ler a carta que recebeu, ficou super feliz e foi contar para todos os membros da família. Hoje, a carta está emoldurada num porta-retrato.

Benefícios do passaporte europeu

Sim! O passaporte vermelho é cheio de regalias, sendo aceito em mais de 180 países do globo terrestre. 

Foi por esse motivo que Renan já solicitou o seu, e irá apresentar a documentação em Março, já com planos de viagem para conhecer a Europa sem a obrigação de voltar depois de passados os 90 dias que o brasileiro tem para permanecer sem visto. 

Durante a conversa, nosso entrevistador perguntou quais eram os planos de Renan após a obtenção do passaporte italiano e o que iria mudar, qual seria a transformação após ter o passaporte já em mãos. Ele respondeu da seguinte maneira: 

“Espero essa facilidade né, tenho vontade de conhecer a Europa, ficar lá por mais tempo, não ter a preocupação de ir e voltar muito rápido. Futuramente pode ser que eu vá mudar para lá, meu filho de 4 anos pode estudar lá também. É uma coisa que beneficia a gente pelo resto da vida.”

Como Renan conheceu a Cidadania4u

Pode parecer brincadeira, mas não é! 

Renan estava na academia, indo malhar com amigos e conhecidos, quando um deles mencionou que já estava fazendo o processo de cidadania italiana conosco.

Renan já tinha os documentos, todas as certidões, e queria justamente dar entrada ao seu processo. 

Foi esse amigo que nos indicou, e agora ambos podem comemorar o reconhecimento da cidadania italiana juntos, já que o processo do amigo finalizou um mês antes do pleito de Renan. 

“Procurei vocês porque precisava traduzir, apostar… De cara já confiei. Não lembro quem me informou na época, mas vocês prestam esses serviços pra outras empresas, de tão referência que vocês são.” 

E ele está certo! Esse é o nosso sistema de Parceiros, onde oferecemos uma assessoria para a parte burocrática, assim conseguimos ajudar ainda mais pessoas a reconhecer o sonho da cidadania europeia.

A experiência de uma assessoria especializada em Cidadania Italiana

A Cidadania4u é uma empresa nova, e mesmo assim já somos consideradas uma das melhores empresas no contexto de cidadania europeia. Tudo isso graças aos nossos mais de 150 colaboradores e o grande amor e carinho de nossos clientes, como o Renan e toda a família Trevisano.

“Equipe sempre atenciosa. Cada parte tem uma pessoa designada muito bem competente. Tudo que você pergunta, as dúvidas, é bem rápido as respostas. Porque a gente fica muito curioso, né? Quer saber tudo de uma vez só. Bem transparente, tem até um aplicativo que mostra tudo que está sendo movimentado.”

Renan não imaginava que seria tão fácil conseguir reconhecer a cidadania italiana. Ele explicou que devido a massiva quantidade de informações na internet dizendo que o processo é difícil, beirando o impossível, tinha muito medo de não dar certo. 

Também nos confiou que a incerteza veio da quantidade de matérias sobre as vias para conseguir o reconhecimento, que o processo pelos Consulados é pouco falado e que a ideia de ser caro também é bastante prejudicial. 

“A gente acha que é uma coisa impossível de acontecer. Você fica lendo tanta coisa na internet, tanta informação que você tem ir na Itália, alugar uma casa…Ou a forma judicial, que você precisa falar com um advogado. Também o preço, que não foi uma coisa exorbitante, foi um preço acessível.”

Case de sucesso: família Trevisano
Renan e sua família

Renan ainda brinca que será um Parceiro4u: 

“Quando eu postar meu passaporte aí que vai bombar mesmo, mando todo mundo procurar vocês. Fiquei muito satisfeito.”

Essa é a experiência que nós da Cidadania4u buscamos. Ter esse sentimento de dever cumprido e que realizamos o sonho de várias pessoas, não só do Renan, mas como da Carla – que mencionamos anteriormente -, mas você também!

Planos para o futuro

Agora, com sua cidadania reconhecida e o passaporte já solicitado, Renan possui alguns planos para o ano de 2023

Ao perguntarmos o que gostaria de fazer após conseguir o passaporte vermelho, ele diz que gostaria de fazer o mesmo caminho que a prima: visitar a Itália e conhecer alguns parentes que moram na Itália, tanto por parte de pai quanto por parte de mãe. 

Renan brinca e diz não haver muitos planos, todos os seus parentes relacionados ao Dante Causa ainda estão vivos, então, pretende visitar todos e aproveitar um pouco do país da bota com o filho e a esposa. 

Também disse que já possui a intenção de ir atrás da cidadania italiana por casamento, uma das variadas formas de se conseguir a cidadania italiana, para a esposa.

Renan nos conta que seu filho de 4 anos teve a cidadania reconhecida junto a dele, e só falta ela.. 

“Depois de pegar o passaporte já vou procurar vocês pra dar andamento ao processo da minha esposa também, porque ela também vai precisar”.

Veja mais aqui:

Sua história sendo contada com a cidadania italiana

São histórias como essa que motivam a Cidadania4u a continuar a realizar sonhos. Se você, assim com o Renan, quer ter o reconhecimento da sua cidadania e descobrir ainda mais sobre a sua família, entre em contato conosco e tenha essa experiência imbatível com o melhor atendimento em todo o Brasil! 

Clique no banner abaixo e comece já.