A pandemia de COVID 19 mudou por completo a vida de todos. Há pouco mais de um ano, tudo teve que se adaptar ao ‘novo normal’. Nossa vida mudou por completo, tivemos de reinventar muitas coisas, nossa forma de lazer, nossa atividade profissional, a escola das crianças, e tudo o mais. O mundo não parece mais o mesmo de um ano atrás. Embora muitos países estejam lidando melhor com a pandemia, como aconteceu em Portugal e na Itália, o Brasil ainda se encontra em uma fase delicada, muitos serviços foram interrompidos, outros continuaram funcionando parcialmente, o que afetou também os serviços nos consulados italianos, hoje nenhum consulado no Brasil está fazendo atendimento ao público para entrega de documentos para o reconhecimento da cidadania, e nem para a emissão de passaporte, caso que haja uma emergência comprovada por meio de documentos específicos, os consulados estão emitindo passaportes em caráter emergencial. Mas somente nesses casos

É possível tirar a cidadania italiana presencialmente durante a pandemia?

Infelizmente, durante a pandemia do coronavírus o serviço nos consulados italianos no Brasil mudou drasticamente. Alguns continuaram a funcionar parcialmente, recebendo os requerentes à cidadania italiana aos poucos, outros como o consulado de São Paulo estava solicitando os documentos dos requerentes virtualmente para análise e outros como o Consulado de Belo Horizonte estavam com as portas fechadas para os atendimentos e somente o trabalho interno estava sendo realizado.
Atualmente nenhum consulado italiano no Brasil está recebendo os requerentes à cidadania italiana. Protocolo adotado por causa da contaminação por COVID 19, causando desconforto e até frustração em quem já estava com seus documentos todos prontos aguardando somente chegar a data de entrega. Quem já entregou os documentos e precisa cumprir exigências feitas pelo consulado, deve entrar em contato para verificar como será feita essa entrega de documentação, se por correio ou por e-mail. O importante é não deixar o prazo dado pela instituição se esgotar sem uma manifestação, pois o processo de cidadania pode ser arquivado, e uma vez com o processo arquivado o requerente deve voltar para a fila de espera ou fazer um novo agendamento via Prenota Online.

Posso cancelar o processo de cidadania durante a pandemia?

Caso o seu processo esteja em andamento em um consulado brasileiro, ele tramitará normalmente, a princípio, pois a rede consular no Brasil somente suspendeu o atendimento ao público, mas o trabalho interno continua. (Por isso ressaltamos a importância de manter a comunicação com o consulado, mesmo neste momento, caso você já tenha apresentado os documentos e haja alguma adequação a fazer.) É comum vermos notícias de pessoas que receberam a tão sonhada carta do consulado onde informa que o requerente já é um cidadão italiano, e essas pessoas já enfrentaram longas filas de espera, às vezes maiores de 10 anos para serem finalmente reconhecidas italianas e poderem usufruir dos benefícios do passaporte vermelho. Entretanto sabemos que junto com a pandemia criou-se um estado de insegurança financeira muito grande para muitas pessoas, sendo necessário adiar o sonho do reconhecimento mais um pouco. Se este foi o seu caso e você já tinha uma data agendada no consulado para a entrega dos documentos, fique tranquilo pois as atividades consulares no Brasil, também estão paradas para a recepção de novos documentos e provavelmente os consulados devem considerar a questão da pandemia na hora de avaliar a validade da documentação.

É possível tirar a cidadania italiana online?

Para estas pessoas que estão com os documentos prontos aguardando o retorno dos consulados, ou aqueles que não querem esperar ainda mais para o reconhecimento da cidadania podem recorrer à via judicial de reconhecimento, contra a demora excessiva nos consulados brasileiros ou pela via judicial materna. Apesar da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o tribunal civil de Roma, que julga essas ações, não está parado, as audiências estão correndo de forma escrita possibilitando o andamento dos processos. Esta é a única via que está funcionando para reconhecimento de cidadania de requerentes brasileiros.
Para utilizar a via judicial, não é necessário ir á Itália e nem sair de casa, todos os trâmites da ação judicial são feitos pelo advogado italiano remotamente, e caso haja a necessidade de busca e preparação dos documentos, nós da Cidadania4u, podemos te ajudar com isso para que você fique em casa, sem se preocupar com nada! Fazemos todas as pesquisas e buscas necessárias, seguidas das traduções e apostilamentos de documentos brasileiros, mesmo na pandemia, em qualquer lugar do Brasil, graças aos nossos escritórios nos principais estados brasileiros, conseguimos dar continuidade ao processo de preparação da documentação mesmo neste momento delicado.
Mas se você quer agilizar o seu processo, e ter um plano B quando tudo isso acabar, conte conosco! Estamos prontos para lidar com toda a burocracia de documentos, cartórios, retificações etc., para que você fique em segurança e possa desfrutar de tudo que um passaporte europeu pode oferecer quando tudo isso passar. Entre em contato conosco!