Quando começam a pesquisar sobre o processo de dupla cidadania, os descendentes de italianos no Brasil certamente começam também a imaginar como é a cultura italiana e como eles vivem. Em alguma medida, é possível saber, pois os membros da família transmitem o estilo de vida italiano por meio de costumes e tradições em núcleos familiares. 

Conhecemos famílias italianas por meio das famosas macarronadas, ou taiadela, nos almoços de família, ao chamar os avós de nono e nona, ou até mesmo pela forma com a qual se expressam por meio de gestos e de falas muito expressivas.

Caso já tenha tido a oportunidade de conhecer a Itália, você provavelmente já reparou como os italianos valorizam e celebram todos os aspectos da vida. Desde reservar um tempo para comer e beber bem, passar tempo com a família, apreciar a bela arquitetura e design até  aproveitar o verão nos locais de praia.

A cultura italiana é permeada por um estilo de vida que tem muito a nos ensinar. Aqui estão 8 características da cultura italiana e estilo de vida.

1 – Pausa para descansar

cultura italiana

Não se trata apenas de uma pausa funcional, eles realmente valorizam esse momento de congraçamento e descanso. é um hábito do italiano realmente parar para desfrutar do horário de almoço. 

É comum encontrar o comércio fechado no horário do almoço nas cidades menores da Itália. Eles se programam para tirar mais de duas horas de almoço. Assim, todos têm tempo para fazer uma refeição decente e até mesmo cochilar um pouco antes de voltar ao trabalho. Na Itália esta é uma prática comum que os italianos acreditam ser muito civilizada e benéfica para uma sensação de bem-estar.

2 – Adoram boas conversas

cultura italiana

Os italianos adoram conversar. Sabemos que expressar suas emoções em vez de reprimi-las é sempre melhor para sua saúde, dizem os estudiosos da mente humana. Neste quesito os italianos se parecem conosco, brasileiros. Suba a bordo de um trem italiano e você verá que quem está sentado por perto vai querer trocar algumas palavras. 

Como sabemos, os italianos falam com as mãos e também com a voz. Por isso são conhecidos pela expressividade gestual. Mas não é só isso, italianos também gostam de contato humano e, muitas vezes, durante uma conversa pode surgir uma mão amiga no ombro ou uma bagunçada no cabelo de uma criança. O que para nossa cultura brasileira não é nada estranho, pois somos muito parecidos neste quesito. 

Estudos científicos apontam que o contato físico pode ser benéfico para nós humanos, pois ajuda na liberação do hormônio ocitocina, responsável pela sensação de bem-estar. 

O estilo de vida italiano valoriza sobremaneira aproveitar os pequenos momentos da vida. Eles raramente estão ocupados demais para parar para bater um papo rápido.

3- Alimentação é coisa séria!

cultura italiana

Uma grande quantidade de pesquisas sobre a dieta mediterrânea provou que ela é boa para nossa saúde, especialmente pela ingestão de tomates, azeites, frutas e vegetais frescos, peixe fresco e uns dois golinhos de vinho tinto de boa qualidade. 

Na verdade, a comida mediterrânea italiana foi reconhecida pela UNESCO como sendo “Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”. A comida é um componente chave do estilo de vida italiano e é uma das principais razões pelas quais todos nós amamos tanto o país.

Mesmo se você estiver simplesmente comendo uma massa com um simples fio de alho e azeite de oliva, na Itália a refeição deve ser uma ocasião, o que significa que deve ser feita com outras pessoas, sentados à mesa e com o devido respeito pela comida e por você . 

Comer enquanto está caminhando, sentado sozinho ou em frente ao computador é considerado um pecado mortal. Adote o respeito italiano pela comida e você certamente sentirá uma melhora em sua vida.

Uma dica interessante é aprender a cozinhar pratos italianos autênticos para desfrutar com seus amigos e família. Esta é uma maneira de se sentir transportado para a Itália.

4 – Amam um cafezinho

cultura italiana

Ainda que esse costume frequente não seja uma recomendação da maioria dos médicos, italianos são famosos por tomar doses frequentes de café expresso com alto teor de cafeína, Não é à toa que a Itália é também famosa por seu café, expondo nomes em italiano de modos de se beber café para o mundo inteiro como, por exemplo, café lungo, ristretto, entre outros. 

5 – Sentem orgulho da cultura local

cultura italiana

Qualquer que seja a cidade italiana ou vila que você visite, caso pergunte a qualquer morador local eles lhe dirão que a sua é a melhor. Os italianos têm muito orgulho de seu lugar de origem e contarão a você tudo sobre suas tradições e comida. 

Outra característica da cultura italiana é o comércio local sempre vende as especialidades da região, e os lojistas estão sempre muito informados sobre cada item. 

A Itália possui em sua história o protagonismo de trabalhadores aguerridos que conquistaram tudo o que possuem hoje pela força de seu trabalho. Esse amor pela própria história e pela cultura que se estende à  comida local, fazendo com que os mercados de rua prosperem na Itália, assim como as pequenas lojas comerciais. 

Ir buscar suas compras diárias em um mercado ao ar livre movimentado e vibrante é infinitamente melhor do que vagar para cima e para baixo de fileiras iluminadas de um supermercado coberto. 

6 – Italianos celebram as artes e a beleza

cultura italiana

Além de tudo que pontuamos, a Itália é conhecida pela sua arte. Foi o berço do movimento renascentista e abrigou importantes personalidades artísticas como Leonardo da Vinci, Michelangelo e muitos outros. 

Não só as artes plásticas se destacam, mas também as construções arquitetônicas. As igrejas renascentistas foram preservadas imaculadamente. Os edifícios e obras de arte em toda a Itália são alguns dos mais ornamentados e deslumbrantes do mundo e temperam a cultura italiana. 

CIDADANIA DIRETO NA ITÁLIA

A arquitetura italiana foi capaz de conceber centros de cidades inteiras de mármore. Além disso, os italianos são conhecidos pela qualidade da alta costura e realmente fazem roupas maravilhosas, observe que Milão é considerada a capital da moda. 

7 – Adoram uma Passeggiata Noturna

cultura italiana
Cena do filme “Em Roma com amor”

A passeggiata noturna significa um passeio vagaroso feito à noite com o propósito de socialização. Pode ser uma desculpa para fazer um exercício, exibir uma roupa nova, saborear uma bebida ou sorvete no bar local ou simplesmente desfrutar de uma noite quente com amigos.

8 – Priorizam tempo de qualidade em família

documentos familiares

Todo italiano ama sua nona e qualquer bambini em sua família. Leve um bebê para a Itália e ele será apreciado por todos a sua volta, terá suas bochechas apertadas e receberá muito carinho. 

Os italianos amam suas famílias verdadeiramente e tendem a viver mais perto de seus parentes. É claro que alguns parentes podem ser irritantes às vezes, mas se estiverem por perto, serão alimentados com a incrível massa feita pela nona no domingo. Mesmo com todos os desafios familiares, acaba por ser um relacionamento mais saudável em todos os aspectos.