Já se questionou qual a diferença entre Dante Causa ou Antenato? Se deparou com esse tipo de nomenclatura em algum blog ou mesmo em um processo de reconhecimento de cidadania e não sabe o que os termos significam? Bem, nós da Cidadania4u sabemos que esse tipo de palavra pode confundir, e por isso criamos esse artigo explicativo.

A língua italiana, assim como o governo da Itália não costumam ajudar muito quando o assunto é “palavras burocráticas”. Sempre que estamos lidando com algum processo administrativo ou mesmo com questões relacionadas ao consulado ou comune, nos deparamos com essas expressões estranhas.

A confusão entre Dante Causa e Antenato é extremamente comum, e hoje procuraremos explicar a principal diferença entre esses dois termos para que você nunca mais tenha qualquer problema em identificar o significado deles!

ANTENATO É SINÔNIMO DE DANTE CAUSA?

Não mesmo! A palavra antenato significa simplesmente “Ancestral”, ou seja, qualquer ascendente seu em linha reta como: pai, mãe, avô e etc. Todos os que vieram em sua linhagem antes de você são conhecidos como “antenati”. O Dante Causa se refere a outra coisa!

Esse termo significa “Aquele que dá causa”, nesse contexto, causa para pleitear a cidadania italiana! A expressão Dante causa e Antenati passaram a se confundir principalmente depois do advento da internet e da troca de conhecimentos em fóruns e redes sociais.

Em resumo, podemos falar que: todos os seus ancestrais, quer sejam nascidos no Brasil, Alemanha ou Paraguai, são seus Antenati, mas no que concerne ao pleiteio de cidadania italiana, apenas os seus Antenatis nascidos na Itália são considerados Dante Causa!

E O QUE É IMPORTANTE SE SABER SOBRE O DANTE CAUSA?

Existem alguns dados que são importantes ter conhecimento de para solicitar a certidão de nascimento a fim de dar entrada em seu pedido de cidadania italiana, sobre esses pontos, falaremos logo abaixo:

  • SOBRENOME E NOME DE CADASTRO: É indispensável que se tenha conhecimento do sobrenome raiz de sua família, sem nenhum erro de grafia ou de cadastro que tenha ocorrido com o passar do tempo. Muitos sobrenomes sofreram alterações ao chegar no Brasil. É importante saber se o de sua família foi um deles;
  • DATA DE NASCIMENTO: Se souber a data de nascimento de seu Dante causa já ajuda bastante. Principalmente porque, quanto mais informações você tiver, melhor! Isso ajuda bastante na hora de fazer pesquisas na Comune;
  • LOCALIDADE DO NASCIMENTO: Um dos dados mais importantes, quiçá o mais importante de todos. Saber a província na qual o seu Dante Causa nasceu é quase como saber qual cartório procurar o documento aqui no Brasil, só que na Itália!

Entendeu agora as principais diferenças entre Dante Causa e Antenato?

CONTE COM A CIDADANIA4U PARA QUALQUER PROCESSO QUE DESEJE

Como deu pra perceber, tão somente nesse texto, os consulados e os processos administrativos italianos podem ser realmente muito complexos. Nessas horas é sempre bom ter uma assessoria de qualidade lado a lado conosco!

Por isso, não hesite em mandar um e-mail para contato@cidadania4u.com.br, onde você poderá entrar em contato com nossa hábil equipe de agendantes e atendentes que podem, não somente tirar suas dúvidas do processo, quanto direcionar você para a melhor resolução de sua lide!

Estamos aguardando seu contato ein?! (:

Até breve, aqui no blog, com maiores dicas e respostas sobre o processo de cidadania e manutenção frente ao consulado italiano! Abração!