A Cidadania Italiana é uma das metas de muitas pessoas. Conseguir a mesma envolve um processo de reconhecimento perante o consulado italiano, e para que o mesmo seja feito, uma coletânea de documentos deve ser levantada e preparados para a entrega no órgão de representação italiana aqui no Brasil. Entenda mais detalhes sobre os documentos cidadania italiana abaixo.

Nós aqui da Cidadania4u estamos sempre trabalhando lado a lado de todos os nossos clientes, para que os mesmos consigam alcançar o sonho do reconhecimento da cidadania italiana. Para isso, sempre lembramos que um dos pilares indispensáveis é a documentação, que deve estar completa e correta, apresentando as mesmas apenas no dia da convocação, e nunca antes.

Uma das perguntas mais frequentes que recebemos sobre os documentos cidadania italiana é a questão da tradução e do apostilamento. Sim, toda a documentação, que não tenha sido emitida na Itália, precisa ser apostilada e traduzida.

A tradução, lembramos, deve ser feita por tradutor juramentado.

DOCUMENTOS CIDADANIA ITALIANA NECESSÁRIOS

pessoa assinando documentos para reconhecimento de cidadania italiana

O processo de Reconhecimento da Cidadania Italiana tem por foco e escopo a comprovação de que você, mesmo que nascido no Brasil, descende diretamente de um italiano. E, que nessa linha de descendência, nenhum dos italianos se naturalizou brasileiro ou com outra nacionalidade.

Por isso, documentos como Certidões de Casamento, de Óbito, assim como a Certidão Negativa de Naturalização são indispensáveis para o processo. Como cada caso evoca um desdobrar diferente, os documentos para cidadania italiana variam.

Portanto, se você quer saber os documentos necessários para cidadania italiana, fale com um de nossos especialistas aqui da Cidadania4u e receba em detalhes uma relação com os documentos que você precisa ter em mãos para a apresentar ao consulado.

Abaixo, vamos te passar uma listinha geral, que pode lhe ajudar a ter uma visão mais clara dos documentos necessários para cidadania italiana. Veja só:

  1. Registro de Nascimento em original do antepassado italiano que deu origem ao direito à cidadania – ou, em italiano, estratto dell’atto di nascita;
  2. Certidão(ões) negativa(s) de naturalização;
  3. Certidão(ões) de casamento;
  4. Certidão(ões) de óbito (caso haja) originais recentes e em inteiro teor.

Todas as certidões acima devem ser emitidas em Inteiro teor, e antes de serem apresentadas ao poder administrativo italiano, deverão passar por um processo de revisão, a fim de ter certeza que todos os dados estão de acordo com a realidade, e que, também, estão harmônicos uns com os outros.

Isso é um requisito para que, depois de analisados, os documentos não apresentem inconsistências que possam fazer com que seu processo seja negado.

ALGUMAS PECULIARIDADES

 pessoa preocupada com o reconhecimento de cidadania italiana

Sim, o processo de reconhecimento da sua cidadania italiana é complexo, mas não desista ainda, continue lendo!

O processo poderá exigir mais documentos para cidadania italiana em alguns cenários peculiares (ou nem tanto peculiares). Por exemplo:

  • Se o seu ascendente se casou duas vezes, é preciso apresentar a certidão do primeiro casamento, o óbito da primeira esposa (ou mesmo o eventual divórcio) e posteriormente, o segundo casamento;
  • Caso o seu ascendente tenha se casado na Itália, é necessário apresentar o estratto dell’atto di matrimonio, ou em português, o “Registro de Casamento” que é expedido pelo Comune;
  • Se algum casamento, óbito ou nascimento tiver acontecido em outro país que não o Brasil ou na Itália, é necessário conseguir a certidão junto às autoridades do respectivo país. Tudo, em inteiro teor, e traduzido perfeitamente.

Como deu para perceber, algumas peculiaridades podem mudar o curso do levantamento dos documentos para cidadania italiana, certo? Portanto, todo cuidado é pouco. E por isso, é extremamente importante ter ao seu lado uma assessoria de qualidade, capaz de lhe guiar no decorrer do processo com imensa maestria e perfeição.

CONTE COM UMA ASSESSORIA PARA CIDADANIA ITALIANA DE QUALIDADE

Fale com um de nossos especialistas através do e-mail contato@cidadania4u.com.br e tenha a certeza de contar com uma equipe de profissionais capacitados ao seu lado, para te ajudar em todos os passos de sua requisição para reconhecer sua cidadania italiana.

Pode apostar que nossos profissionais vão te ajudar em todos os passos de levantamento e ajuste dos documentos cidadania italiana. Contamos com um aplicativo, que não somente é capaz de lhe dar todas as informações que você precisa a respeito de seu processo de reconhecimento da cidadania italiana, como também lhe põe em contato direto com nossos especialistas.

Você fica sabendo, na palma das mãos, todos os passos que são dados aqui no escritório. Conforto, transparência e carinho! Esse é o modo de agir da Cidadania4u! Esperamos seu contato desde já!

Nos falamos em breve (: