Uma vez que você descobriu que tem direito à cidadania europeia, o próximo passo é reunir todos os documentos para a cidadania italiana.

Existem duas formas de começar a buscar essa documentação para obter a cidadania italiana. A primeira delas é partindo de você e a segunda é partindo do imigrante, caso você já saiba quem é o italiano da sua família, o Dante causa é uma boa ideia começar pelo segundo. Mas lembre-se, faça o que achar mais fácil. 

Caso não saiba quem é o italiano imigrante, o mais indicado é começar o processo por você mesmo. Assim é mais fácil saber quem é pai, avô, bisavô e assim por diante. Durante a investigação para saber quem é o italiano, muitos descendentes contratam o serviço de genealogia.

Dessa forma, contam com ajuda especializada para descobrir a origem daqueles que ainda não sabem. Além disso, a genealogia facilita a pesquisa e a emissão dos documentos necessários.

Montando sua árvore genealógica 

A genealogia é um estudo que tem por objeto a pesquisa da origem e da filiação das famílias, estirpe, linhagem. Quando bem feita, a genealogia nos permite saber em ordem cronológica a filiação de alguém e ainda auxilia no processo te obtenção da cidadania italiana.

As investigações feitas na genealogia possibilitam o conhecimento de sua descendência a partir de seus ancestrais. Além disso, permite encontrar documentos para a cidadania italiana.

É por isso que o primeiro passo durante sua busca, é montar a árvore genealógica da família. Em um primeiro momento a busca ocorre dentro do núcleo familiar, por meio de conversas com seus pais, tios, avós e outros familiares. Eles certamente poderão contribuir com a sua pesquisa.

Por qual documento devo iniciar?

pesquisa de documentos

Comece pela sua certidão de nascimento, nela você encontrará informações sobre seus pais, o lugar onde casaram, onde nasceram, e continue pesquisando,  dessa forma até chegar no anteato italiano

Você também pode fazer um cadastro no Family Search e procurar montar a árvore genealógica italiana por lá. Ou você pode contratar uma empresa especializada e contar com o auxílio de pesquisadores especialistas nesse tipo de busca, bem como historiadores. 

A procura por documentos não é simples, muitas vezes é preciso ter o conhecimento de paleografia para compreender documentos antigos, por vezes escritos à mão. 

Documentos para cidadania italiana – Certidões

Sem dúvidas, as certidões de nascimento são essenciais durante a pesquisa e fundamentais para o processo de cidadania italiana. Mas é preciso considerar também as certidões de óbito e casamento. É importante lembrar que todas as certidões devem ser emitidas em inteiro teor, do contrário o consulado não aceitará.

CNN – Certidão Negativa de Naturalização

Trata-se de um documento essencial no processo. A Certidão Negativa de Naturalização prova que o italiano imigrante, o Dante causa, não aderiu à cidadania brasileira por meio de naturalização, portanto, não abriu mão de ser italiano. 

Pode parecer estranho, mas existe a possibilidade de um italiano declarar que não deseja mais a nacionalidade. Se assim o fizer, a pessoa que faz esse tipo de declaração perde o direito à cidadania italiana, bem como a sua linhagem.

Assista ao vídeo explicativa acerca dos documentos necessários: