Registrando menos de 440 mil partos em 2018, a taxa de natalidade na Itália caiu 4% no citado ano, e este é o maior recorde negativo desde 1861, quando houve a unificação do país. Mas, o que isso significa para a Itália?

A Itália está encolhendo cerca de 0,2% por ano. Em janeiro desse ano, a Itália possui 60.359.546 indivíduos, sendo que 8,7% destes são estrangeiros. O que isso significa? Bem, o mesmo padrão que vemos em todos os países desenvolvidos – a taxa de natalidade está crescendo, enquanto a de mortalidade cai.

Por isso, vimos em data recente o governo italiano realizar uma reforma da previdência. A população do país está se tornando mais velha e menor, e essa queda tende a crescer ainda mais.

TAXA DE NATALIDADE NA ITÁLIA EM 2008 NÃO ERA 100% ITALIANO

A última vez que houve um crescimento da taxa de natalidade na Itália foi em 2008, quando possuía um grande número de partos vindo de mulheres estrangeiras. Hoje, a queda não tem mais freios, já que o país tem fortes políticas contra a imigração de estrangeiros.

E o que será do país em encolhimento? De acordo com o governo, algumas das principais medidas são:

  • Procurar atrair os descendentes de italianos para o território;
  • Trazer para solo italiano as “grandes mentes” do país;
  • Estimular programas de estudo e empreendedorismo na região;
  • Alimentar e fomentar o comércio local.

Esses 4 pilares são os principais fundamentos do governo italiano, e estes têm sido seguidos à risca nos últimos anos, a fim de manter a chama da cultura italiana vívida e próspera.

VOCÊ É PARTE DO FUTURO DA ITÁLIA

Nós, enquanto descendentes de italianos, somos os responsáveis por manter a cultura de nossos ancestrais vivas e em constante prática. Isso pode ser feito através da participação em eventos de cultura tipicamente italiana, ou mesmo da celebração das tradições que correm em nossas famílias.

Não devemos, em momento algum, baixar ou deixar cair as tochas que sustentam o fogo dessa nossa nação do outro lado do oceano. Uma das formas de manter a chama acesa é reconhecendo a cidadania que é nossa por direito.

Por adotar o sistema ius sanguinis, a Itália permite que você reconheça a cidadania, ainda que tenha apenas um ancestral distante em sua família. Fale conosco da Cidadania4u caso queira entender mais como esse processo funciona!

Nossa equipe está esperando seu e-mail no contato@cidadania4u.com.br! Faça um orçamento conosco e tenha a certeza de que o seu processo está nas mãos de profissionais especialistas (:

Um grande abraço e até mais!