Atualmente, o interesse pelo reconhecimento da cidadania italiana, por parte dos brasileiros, passa por uma significativa e constante crescente. 

Esse fato se dá por dois motivos bem específicos: 

  • O grande número de ítalos descendentes nascidos no país; e 
  • Maior compartilhamento de informações sobre as reais vantagens de se tornar um cidadão italiano. 

Dessa forma, se você já sabe que tem direito à cidadania italiana, mas ainda não se convenceu totalmente se deve ou não pleiteá-la, recomendamos que nos acompanhe até o fim desta leitura.  

Neste artigo, decidimos trazer o top top dos benefícios e vantagens da cidadania italiana para que você se convença de vez a requerê-la para sua família!

Toda a União Europeia como a sua casa

Sim, é isso mesmo! 

A cidadania italiana te permite transitar por quase toda Europa, além de que você também pode morar em todos os 27 países integrantes da União Europeia (UE) pelo tempo que quiser! 

Tudo isso pelo simples fato de que, com a cidadania italiana, você também é reconhecido como um legítimo cidadão europeu, com todos os seus direitos e deveres assegurados. 

A força do passaporte italiano

Muitos não sabem, mas o passaporte italiano está entre os 3 mais fortes do mundo. Ou seja, ele dá acesso a uma quantidade considerável de outros países. 

Assim, o passaporte italiano te ajuda a entrar em mais de 180 países e perde apenas para o visto conduto da Alemanha, Espanha e Singapura. 

Se você quer a cidadania italiana para fazer uma viagem aos Estados Unidos e não solicitar o visto, fez a decisão certa de reconhecer sua cidadania. 

Você não precisará de visto para entrar em países como Canadá e Japão também. Basta que apresente o passaporte europeu.

Estudar nas universidades da Itália e da Europa

Da mesma forma que não é exigido nenhum tipo de visto para circular dentro do território da União Europeia, com a cidadania italiana você não precisará de nenhuma autorização para estudar nas melhores universidades e escolas de lá! 

Se o seu sonho for iniciar ou concluir o ensino superior na Europa, reconhecer a cidadania italiana é um dos caminhos mais fáceis para conquistá-lo. 

Também vale lembrar que o país da bota possui excelentes universidades e um sistema de ensino com qualidade reconhecida mundialmente. 

Dessa maneira, reconhecer a sua cidadania italiana pode ser uma forma de ter acesso a outras fontes de conhecimento e, consequentemente, a novas oportunidades de vida. 

Vale ressaltar que estudar na Itália também é um primeiro passo para conseguir um trabalho não só por lá, mas por vários lugares na Europa. 

Principais Universidades da Itália 

Universidades Italianas

  1. Politecnico di Milano;
  2. Sapienza Università di Roma;
  3. Alma Mater Studiorum/ Università di Bologna;
  4. Università di Padova;
  5. Politecnico di Torino;
  6. Università Statale di Milano;
  7. Università di Napoli – Federico II;
  8. Università di Pisa;
  9. Università di Firenze;
  10. Università di Torino;

Austrália e Nova Zelândia: oportunidades de trabalho

Por conta de um projeto muito conhecido, o Working Holiday Visa, o governo australiano promove essa espécie de visto, incentivando os europeus a explorarem e contribuírem com a economia do país. 

Esse visto permite que os cidadãos europeus trabalhem por jornadas de até 40h semanais, e a Nova Zelândia oferece opções bastante parecidas com o país vizinho.

Trabalhar nos países europeus 

Hoje, o sonho de várias pessoas é trabalhar para empresas de fora e ganhar o seu suado salário em dólar ou euro. 

Não é que esse sonho não se tornaria realidade se você não tivesse a cidadania italiana, mas com ela os trâmites burocráticos ficam bem mais suaves. 

Com pouquíssima burocracia, suas oportunidades de trabalho são ainda maiores. Existem empresas que preferem contratar pessoas locais (ou manter o quesito europeu) a contratar estrangeiros. 

É claro que as empresas dão espaço para a mão de obra estrangeira, mas contratam menos. 

Está procurando trabalho fora do país? Veja esse artigo: 

Além disso, você também seria beneficiado com as leis trabalhistas da Europa, ou seja, poderia se aposentar por lá e usufruir de uma série de direitos e vantagens.  

Curtir a aposentadoria na Itália

Então (aproveitando o gancho do tópico anterior), se você já está perto de se aposentar ou pensa em ter uma aposentadoria tranquila, preste bastante atenção! 

Até os dias de hoje, um acordo bilateral entre Brasil e Itália que trata sobre previdências é vigente. Isso abre portas para você se aposentar somando as contribuições dos dois países. 

Empreender na Itália 

Os benefícios da cidadania italiana valem também para quem deseja empreender no país ou até mesmo em outras regiões fora do velho continente, como nos EUA, por exemplo. 

Isso porque a cidadania italiana facilita que você expanda os seus negócios, através de incentivos do próprio governo italiano. 

E vamos concordar: receber em euro ou em dólar com certeza é uma baita de uma vantagem, não é mesmo? 

Investir com menos dinheiro

Como já mencionado, os Estados Unidos permitem que estrangeiros invistam no país, o que é ótimo para a economia, mas também impõe certos limites de valores para que isso ocorra. 

Com o passaporte brasileiro esse valor é altíssimo, mas com o passaporte italiano esse valor diminui consideravelmente!

Veja só: Enquanto um brasileiro precisa expor um planejamento de investimento de no mínimo 500 mil

dólares, para o italiano esse valor cai para 100 mil.

Direito a voto nas eleições italianas 

A partir do momento que você é reconhecido como um cidadão italiano através da conquista da cidadania, passa a ter os mesmos direitos que um cidadão italiano nascido no país. 

Assim, todos que possuem a dupla cidadania e moram tanto na Europa quanto na América do Sul têm o direito de participar das eleições para o parlamento da Itália

Possibilidade de estudar nos EUA e na União Europeia

Uma das vantagens de reconhecer a cidadania italiana e possuir o passaporte europeu é poder desfrutar do ensino não só das Universidades de lá, mas também das melhores escolas, em todos os níveis de educação. 

Como mencionado anteriormente, o sistema educacional italiano é visto como um dos melhores do mundo, sendo referência para muitos países.

O valor para as inscrições e mantimentos durante o ano letivo também fazem muita diferença. 

Processos seletivos ainda existem, mas no lugar de concorrer com estrangeiros por menos vagas, você terá a chance de pleitear uma vaga como um cidadão local.

Como cidadão europeu você terá direito a bolsas de estudos, programa de descontos e, dependendo do local onde você escolher continuar seu aprendizado, educação gratuita!

Saúde pública gratuita

Exatamente o que você acabou de ler: a Itália possui um sistema público de saúde! 

Com a cidadania italiana, você tem direito a saúde pública de qualidade não só na Itália, mas na Europa inteira.

Um fato curioso é que na Itália cada família possui um médico próprio, o que forneceu ao país em 2019 o título de país mais saudável da União Europeia. 

É possível entender mais sobre o assunto pelos artigos: 

Cidadania italiana como herança

O direito à cidadania possui transmissão automática para os filhos, um dos maiores fatores que motiva as pessoas a reivindicarem esse valor. 

Seguindo a Lei Italiana de Nacionalidade, basta que você atualize seu AIRE para que seus filhos tenham direito à cidadania italiana, se forem menores de idade. 

Por isso é comum dizer que a cidadania é também uma herança, passada de pai para filho.

Visitas aos EUA e Canadá sem necessidade de visto

O que vemos normalmente é que o tempo para estrangeiros ficarem nesses países não passa de 90 dias. Contudo, através do ETA (Electronic Travel Authorization) ou ESTA, como também é conhecido, o cidadão italiano consegue entrar tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá dentro de um espaço de 5 anos. 

Resumo dos benefícios e vantagens da cidadania italiana 

  • Maior facilidade na imigração para a Itália e outros países europeus;
  • Proporciona uma proteção burocrática e diplomática ao proprietário;
  • Assegura o direito de voto na Itália;
  • Viabiliza o acesso à justiça europeia;
  • Possibilita a participação em concursos públicos;
  • Simplifica a procura por empregos e a abertura de empresas na Itália e na Europa em geral;
  • Elimina a necessidade de vistos especiais para entrar e residir no continente europeu, bem como para estudar lá;
  • Facilita a entrada em outros países, como Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Japão, Austrália e Nova Zelândia, onde o passaporte europeu é suficiente, dispensando a apresentação de vistos na entrada.

Agora que você conheceu as vantagens que a cidadania italiana pode oferecer, ainda está na dúvida se deve reconhecê-la ou não? 

Apostamos que não! 

Conquiste a SUA cidadania italiana e se torne um cidadão do mundo! 

E aí, o que achou de todos esses benefícios e vantagens que somente a cidadania italiana pode oferecer? 

Bom, se você é descendente de italiano ou casado com um, comece já o seu processo e garanta essa oportunidade para seus filhos e netos! 

Clique no banner e fale agora mesmo com um de nossos especialistas e consiga seu orçamento personalizado em menos de 2 minutos