Fazer ou não fazer faculdade na Espanha? Questão à parte, o certo é que a Europa tem se tornado cada vez mais popular como destino de estudo para os brasileiros.  

Também pudera, com sistemas educacionais renomados, universidades de prestígio e países com um custo de vida acessível, o Velho Continente se apresenta como uma opção atraente para aqueles que desejam ampliar seus horizontes acadêmicos e culturais.  

Dessa maneira, neste artigo, vou falar sobre como e porque fazer faculdade na Espanha, mesmo sendo brasileiro, pode ser uma escolha certeira! 

Faculdade na Espanha para brasileiros: como aplicar e fazer?

Estudar em outro país pode ser uma experiência transformadora, não é mesmo? Afinal, essa vivência permite que você tenha contato com diferentes culturas, perspectivas e oportunidades. 

A Espanha, em particular, é um dos países da Europa que mais tem atraído estudantes e intercambistas estrangeiros.  

No entanto, para garantir uma vida acadêmica de sucesso em solo espanhol, é importante estar ciente dos requisitos e procedimentos necessários para estudar no país.  

Assim, veja a seguir algumas informações fundamentais para garantir uma vaga em uma faculdade na Espanha para brasileiros.

Melhores faculdades da Espanha 

Antes de tudo, para estudar na Espanha, você precisa conhecer primeiro as opções de faculdade de lá, já que sem esse dado em mãos, não será possível selecionar aquela que melhor atende os seus objetivos profissionais.  

Nesse sentido, uma boa dica é conferir quais as instituições mais prestigiadas do país e seus respectivos programas de ensino.  

Dessa maneira, basta selecionar os mais interessantes e montar uma lista de opções possíveis e que se encaixem no seu orçamento. 

Agora que você já sabe o primeiro passo, que tal conferir algumas das melhores faculdades da Espanha, segundo o ranking QS World University 2024?  

Documentos para fazer faculdade na Espanha  

Se estudar em terras andaluzas está nos seus planos, é provável que você já esteja pensando em morar na Espanha, certo?  

Para isso precisará estar atento à documentação necessária para permanecer no país, especialmente se não possuir a cidadania espanhola.  

Nesses casos é preciso ter um visto de estudante para a Espanha, em que será necessário apresentar, por exemplo:  

  • uma carta de admissão da universidade onde pretende estudar; 
  • um certificado de proficiência em espanhol ou inglês (dependendo do curso escolhido);  
  • um comprovante financeiro de que você pode arcar com o custo de vida
  • entre outros. 

Além disso, existem outros documentos que você deverá ter em mãos ao fazer sua matrícula na faculdade na Espanha para brasileiros, como:  

  • diploma ou certificado do ensino médio validado pela Embaixada da Espanha; 
  • histórico escolar do ensino médio; 
  • o passaporte válido
  • etc. 

Lembrando que para o histórico escolar ou diploma do ensino médio será necessário fazer o apostilamento de Haia.  

A cidadania europeia facilita estudar na Espanha? 

Sim, ter a cidadania europeia facilita o ingresso de pessoas nascidas em outros continentes nas faculdades da Espanha.  

Isso porque a cidadania europeia, como a espanhola, italiana e portugueses confere ao seu portador os mesmos direitos que os cidadãos nascidos na Europa têm.  

Outros benefícios da cidadania europeia  

  • Confere maior facilidade na imigração para a Itália, Portugal, Espanha e outros países que compõem a União Europeia;      
  • Proteção burocrática e diplomática a mais ao proprietário da cidadania espanhola;      
  • Direito ao voto na Europa;      
  • Acesso à justiça europeia (União Europeia);      
  • Facilita a busca por empregos, a abertura de empresas e a realização de investimento não só na Europa, mas em países como os Estados Unidos e Canadá;      
  • Isenção de vistos para entrar e viver em diversos países do continente europeu, como a França, Holanda e Suécia.  
  • Facilidade de entrada em mais de 190 países, como: Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Japão, Austrália e Nova Zelândia. Ou seja, não é preciso apresentar nenhum visto na entrada, pois o passaporte espanhol já é suficiente. 

Custo de vida da Espanha

Para poder aproveitar ao máximo uma faculdade na Espanha para brasileiros, é preciso saber qual o custo de vida espanhol.  

A boa notícia é que ele é relativamente baixo em comparação com outros países europeus, como o do Alemanha e Irlanda.  

As despesas variam de acordo com a cidade em que você mora. Madrid e Barcelona, por exemplo, elas tendem a ser mais altas do que outras cidades menores. Isso envolve gastos com: 

  • Alimentação; 
  • Transporte; 
  • Aluguel; 
  • e lazer. 

Acomodação

As universidades espanholas geralmente oferecem acomodação para estudantes internacionais, incluindo dormitórios e apartamentos compartilhados.  

Porém, essas opções podem ser limitadas. Por esse motivo, é importante pesquisar e reservar seu espaço com antecedência.  

Além disso, muitos estudantes estrangeiros optam por encontrar locais fora do campus em apartamentos compartilhados com outros estudantes. 

É possível fazer faculdade na Espanha de graça?  

Então, será que é possível estudar em uma faculdade na Espanha sem ter que desembolsar nada para pagar a mensalidade?  

A resposta é possível estudar na Espanha de graça sim, uma vez que existem alguns programas de bolsas de estudos disponíveis a estrangeiros.  

Veja a seguir algumas das entidades que oferecem bolsas de estudo para o país

Faculdades de medicina em Espanha e outros cursos  

Assim como aqui no Brasil, medicina é um dos cursos superiores mais concorridos na Espanha, o que faz com que ele também seja um dos principais do país.   

Dessa forma, a única forma de estrangeiros, incluindo brasileiros, ingressarem nesse curso é por meio da média global do ensino médio e do vestibular (Selectividad).    

Nesse caso, para ter acesso à universidade de medicina espanhola, a nota média obtida pesará 60% na seleção do estudante. Os 40% restantes vêm da tradicional prova de vestibular.   

Vale lembrar que esse modelo de processo para estudar medicina na Espanha só é destinado para alunos que têm até 25 anos.    

Para quem tem mais de 25 anos, o processo de ingresso na faculdade de medicina acontece somente por meio das Puebras Libres de Acceso, o vestibular da Espanha.

Faculdade na Espanha com nota do ENEM, é possível?  

Sim, é possível ingressar em uma faculdade na Espanha usando a nota do ENEM, contudo, será necessário solicitar a homologação da nota do ensino médio diretamente ao Ministério da Educação espanhol.  

De antemão, informo que o processo de homologação pode ser longo, sem levar em consideração que o estudante tem acesso apenas aos cursos menos concorridos.  

Ou seja, para concorrer a uma vaga em cursos como medicina e engenharia, o estudante brasileiro, além de ter uma nota alta no ENEM, também terá que realizar uma prova de vestibular.  

Vale a pena estudar em uma faculdade na Espanha?

Sem dúvida, estudar em uma faculdade na Espanha vale a pena, especialmente se você considerar o fato de que muitas instituições espanholas oferecem programas de alta qualidade, com professores renomados.  

Além disso, a Espanha é um país acolhedor e receptivo aos estudantes internacionais, assim, mais do que as oportunidades acadêmicas, quem decide estudar no país pode aproveitar para aprender uma nova língua e mergulhar em uma nova cultura

No entanto, é importante lembrar que estudar em outro país pode apresentar desafios, como a adaptação a um novo ambiente, além dos custos de vida e de estudar no exterior.  

Portanto, é fundamental pesquisar bem as opções e planejar com antecedência antes de tomar uma decisão sobre estudar em uma faculdade na Espanha. 

Qual será a sua próxima grande escolha?  

Para tornar o sonho de fazer faculdade na Europa mais simples de ser realizado, que tal contar com a cidadania europeia?  

Essa conquista costuma ser burocrática, mas a Cidadania4u, empresa especialista nesse tipo de requerimento para nacionalidades europeias, pode ajudar você! 

Nossa equipe é extremamente capacitada para acompanhar você durante esse processo e garantir que o seu processo corra com muita segurança. 

Clique no banner logo abaixo e dê o primeiro passo para a conquista da sua cidadania europeia!