De forma bem direta, existem apenas duas maneiras de trabalhar na Europa legalmente: ou com a cidadania europeia ou tirando um visto.   

Caso você não se enquadre na primeira opção (a de ser um cidadão europeu), mas ainda assim pensa em ganhar a vida no Velho Continente, continue aqui comigo!   

Neste post, falo sobre tudo o que é preciso para trabalhar na Europa; os tipos de vistos disponíveis, quais são os requisitos para tirá-los e outras cositas más que todo estrangeiro precisa saber antes de partir nessa jornada.   

Vamos lá?   

Como trabalhar na Europa legalmente sendo brasileiro?  

Não há outra saída para nós brasileiros, para trabalhar na Europa o visto é requisito obrigatório, menos para quem já possui a dupla cidadania europeia, é claro.   

🛂 O visto europeu para trabalho permite que estrangeiros possam trabalhar, morar e usufruir de outros benefícios do continente por determinado tempo.   

O processo para tirar uma permissão para trabalhar lá acontece de forma variada, ou seja, a legislação de cada país possui suas próprias regras e particularidades.   

Contudo, vale mencionar que os países que fazem parte do Espaço Schengen e da União Europeia são mais abertos aos estrangeiros e dão uma facilitada na emissão desse visto.  

Por exemplo, a Itália, Portugal, Espanha e França emitem juntas quase 70% das autorizações de trabalho solicitadas em toda a Europa.   

Por outro lado, países como a Alemanha, Noruega e Irlanda, de acordo com pesquisas recentes, possuem um número de vistos concedidos bem menor, quando comparados às regiões anteriormente citadas.   

Em resumo, cidadãos de outros países que têm oferta de trabalho na Europa e preenchem todos os requisitos básicos, devem entrar com um pedido de visto para obter a autorização necessária para assumir o cargo.   

🤷‍♂️ Bom, agora você deve estar se perguntando: “mas tem visto para procurar trabalho na Europa?  

A resposta é sim! Também há a possibilidade de tirar um visto para procurar trabalho no Velho Continente. Logo mais falo sobre esse tópico.  

Como conseguir visto para trabalhar na Europa: quais são os requisitos? 

Para tirar um visto para trabalhar na Europa é preciso que o estrangeiro esteja de acordo com as exigências básicas do país que ele solicitou a permissão .   

Porém, como cada país do continente possui regras próprias quanto à concessão de vistos, fica um pouco complicado falar sobre os requisitos de cada um.   

Assim, vou fazer um apanhado geral do que é preciso para que estrangeiros possam tirar um visto de trabalho europeu:   

  • Possuir um passaporte (do seu país de origem) válido;   
  • Apresentar comprovante de registro criminal. Ou seja, o requerente não pode ter cometido nenhum ato ilícito nos últimos 5/10 anos;   
  • Possuir um contrato de emprego em uma empresa europeia. O contrato deve ser assinado tanto pelo contratante quanto pelo contratado e especificar qual será a atividade realizada e o salário;   
  • Apresentar comprovante das qualificações profissionais;   
  • Apresentar comprovante de residência local, ou seja, onde irá morar na Europa;   
  • Possuir seguro médico (plano de saúde).   

🚨 Friso mais uma vez que, em cada país, os requisitos podem mudar. Assim, consulte o consulado da região que você deseja trabalhar para saber como funciona o processo de forma detalhada.   

Visto de trabalho na Europa  

Primeiramente, não existe um visto para trabalho que permita que o estrangeiro trabalhe em qualquer país do continente.   

Como já disse anteriormente, cada país possui os seus vistos, mesmo que pertençam ao mesmo bloco econômico ou tratado.   

Contudo, 25 dos 27 países membros da União Europeia disponibilizam a autorização conhecida como Cartão Azul (menos a Dinamarca e a Irlanda).   

Esse tipo de visto é ideal para estrangeiros que precisam ir à Europa para realizar trabalhos que exigem a experiência de profissionais altamente qualificados.   

Mas, de modo geral, cada país possui os seus tipos de visto para trabalho, nos quais atendem demandas e motivações específicas.   

Para melhor exemplificar, a Alemanha disponibiliza um visto para estrangeiros que querem ir ao país procurar emprego. Já a Polônia possui um visto destinado aos estrangeiros que desejam ir para lá realizar um trabalho sazonal.   

Preços dos vistos 

Acho que já está óbvio que os vistos para trabalho da Europa também não possuem um preço único, variam de região para região.   

💰 Mas posso afirmar que os vistos mais baratos são do Chipre (60 euros), Alemanha (75 euros) e (80 euros) Eslovênia. Os mais caros são os da Irlanda (500 euros) e Noruega (650 euros).   

Visto para trabalhar na Europa como nômade digital   

Além do Cartão Azul, diversos países europeus, como Portugal, Espanha e a Alemanha, disponibilizam visto para nômades digitais.   

👩‍💻 Para quem não estar a par, nômades digitais são trabalhadores que não precisam trabalhar de modo presencial e por isso vão morar por algum tempo em outros países.   

Geralmente, o processo para adquirir esse tipo de visto é menos burocrático e mais rápido, porém, a validade da permissão é menor.   

Será possível trabalhar na Europa com o ETIAS?   

Trabalhar, no sentido estrito da palavra, não. Contudo, será possível usar o ETIAS para outras finalidades que não seja o turismo.   

🛫 O ETIAS é um formulário de viagem, criado pela União Europeia (UE), que facilitará a ida de turistas que não precisam de visto para ir à Europa.   

O Brasil, ainda bem, será um dos beneficiários desse novo sistema, já que não precisamos de autorização para ficar até 90 dias como turista nos países que compõem a UE.   

Desse modo, também será possível utilizar os benefícios do ETIAS para procurar emprego na Europa e, assim, entrar com o pedido de visto para trabalho.   

Dica de ouro, não é mesmo?   

Trabalhar na Europa

Como são tratados os trabalhadores imigrantes na Europa?   

Não só na Europa, mas a questão de imigração é vista com diferentes olhos por cada país e cultura.   

Ou seja, há países europeus que são mais abertos e receptivos, enquanto outros são mais fechados aos estrangeiros.   

📰 De acordo com a revista IstoÉ, a Itália e Espanha são conhecidas por serem países bem receptivos com os trabalhadores estrangeiros.   

Já a Bélgica e França têm uma postura dura com a questão dos imigrantes, fazendo com que a população seja mais fechada e menos receptiva.   

Trabalho voluntario na Europa   

Trabalhar como voluntário na Europa é possível, sim. Basta que o interessado preencha os requisitos básicos, como idade e escolaridade, por exemplo.   

Além disso, há sites que divulgam vagas relacionadas a trabalhos voluntários de cunho social e ambiental, como o Portal Europeu da Juventude.   

Como trabalhar na Europa por tempo ilimitado?   

Tirar um visto de trabalho é uma excelente maneira para que estrangeiros possam construir uma nova vida na Europa. Contudo, não é a melhor.   

📆 Isso porque a maioria dos vistos possuem uma validade de 12 meses e, assim, devem ser renovados anualmente.   

Ou seja, todo ano é preciso enfrentar o mesmo processo burocrático para atualizar a autorização de trabalho europeia.   

Assim, a única forma de brasileiros trabalharem na Europa sem precisar de visto ou ter uma data limite para desempenhar suas funções é CONQUISTANDO A CIDADANIA EUROPEIA.   

Vale mencionar que, devido à grande imigração, uma boa parcela da população brasileira é descendente de europeu— italianos, portugueses e espanhóis, principalmente; e possui o direito de requerer a cidadania dos seus antepassados.   

Assim, com a cidadania europeia em mãos, é possível não só trabalhar, mas morar e estudar na Europa sem precisar de nenhum tipo de visto ou autorização.   

Outros benefícios da cidadania europeia   

  • Simplifica a imigração para países da União Europeia, como Itália, Portugal, Espanha e outros;   
  • Oferece uma camada adicional de proteção burocrática e diplomática ao proprietário da cidadania europeia;   
  • Assegura o direito de voto na Europa;   
  • Possibilita o acesso à justiça europeia;   
  • Permite a participação em concursos públicos para instituições europeias;   
  • Facilita a busca por empregos e a abertura de empresas na Europa em geral;   
  • Elimina a necessidade de vistos especiais para entrada, residência e estudo no continente europeu;   
  • Simplifica a entrada em outros países, como Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Japão, Austrália e Nova Zelândia, onde o passaporte europeu é suficiente, dispensando a apresentação de vistos.  

A Europa é logo ali!   

Se o seu sonho é trabalhar na Europa, o melhor caminho para conquistá-lo é tirando a sua dupla cidadania europeia.   

Sendo assim, que tal conhecer um pouco mais sobre os serviços da Cidadania4u? Veja o vídeo a seguir:   

➡️ Clique no banner logo abaixo e dê o seu primeiro passo rumo à cidadania europeia!