Você sonha em conhecer a Torre Eiffel, mas ainda não sabe se para ir a Paris precisa de visto? 

Para responder essa questão, decidi escrever este artigo e explicar detalhadamente o que é preciso para visitar a Cidade Luz. 

A verdade é que para certas situações, brasileiros NÃO precisam de visto para ir para lá, como em uma simples viagem a turismo, por exemplo.  

Contudo, se a sua intenção de ir à França for um tanto mais elaborada, tipo para morar ou estudar, aí SIM é necessário emitir alguns documentos obrigatórios. 

Dessa forma, falo aqui também sobre como e onde é possível tirar o visto para passar longas temporadas em Paris. 

Além de tudo isso, tenho uma dica IMPORTANTE para dar: a forma mais fácil de ir não só para França, mas para mais de 180 países, é conquistando a cidadania europeia

Hum… Interessante, né? Prometo que mais adiante eu conto melhor como isso funciona. 

Vem comigo! Ou melhor, viens avec moi

Afinal, brasileiro precisa de visto para viajar a Paris? 

Como já disse anteriormente, para ir a Paris a fins turísticos e de forma legal, brasileiros não precisam de visto. 

Ou seja, se a sua ideia é passar até 90 dias pela capital da França, não é necessário emitir nenhum tipo de autorização prévia. 

Contudo, tenha em mãos um passaporte brasileiro dentro do prazo de validade (no mínimo 3 meses)!

E isso acontece porque, assim como a Itália e Portugal, nossos amigos franceses também fazem parte do tão conhecido Espaço Schengen

Por outro lado, se o plano é passar mais de 3 meses por lá, seja para fazer um curso de idioma ou para tirar um ano sabático, você terá que tirar um visto. 

Felizmente, a França disponibiliza variados vistos e alguns até podem ser emitidos sem que seja preciso pagar algum valor.

Paris precisa de visto

Como funciona o visto para Paris 

Antes de mais nada, é de conhecimento geral que Paris é a capital da França, certo? 

Dessa forma, as leis de imigração que vigoram por lá servem para todas as regiões que compõem o país. 

Então os vistos exigidos para passar mais de 90 dias em Paris também valem para todas as outras cidades francesas. 

Assim, é possível tirar visto para quem deseja estudar, trabalhar, morar, passar longas temporadas ou até mesmo empreender no país. 

Documentos obrigatórios para emitir um visto para Paris

Antes de falar em detalhes sobre os principais vistos para Paris, que tal sabermos quais são os documentos exigidos para tirá-los? 

Bom, a boa notícia, é que a França possui mais de 10 modalidades diferentes de vistos

A notícia já não tão boa assim é que, na realidade, cada tipo de visto possui uma lista específica de documentos e requisitos obrigatórios a serem devidamente preenchidos. 

Porém, há também a presença de alguns documentos básicos para que brasileiros possam conquistar sua estadia em Paris. 

Assim, de acordo com as informações disponibilizadas pelo Consulado Geral da França do Estado de São Paulo, são eles:

  • Formulário de visto devidamente preenchido e assinado;
  • Passaporte válido emitido nos últimos 10 anos, com pelo menos 3 meses de validade restante após a data planejada de estadia na França, e contendo no mínimo 2 páginas em branco para a aposição de vistos, acompanhado de uma cópia das três primeiras páginas;
  • Duas fotografias recentes no tamanho 3,5 × 4,5;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência no Brasil;
  • Comprovante da capacidade financeira (aplicável a empregos não remunerados ou com salários inferiores à média estipulada pela Embaixada; os valores variam conforme o tipo de visto);
  • Comprovante de residência ou hospedagem na França, que pode ser fornecido pela empresa que contratou o requerente, respaldado por contrato de locação ou carta de convite com compromisso de acomodação, incluindo a comprovação de residência do anfitrião e uma cópia de seu documento de identidade;
  • Seguro de viagem internacional com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares, válido pelo período mínimo de três meses de estadia.

Por outro lado, dependendo da região do Brasil, a lista de documentos obrigatórios pode ser um pouco diferente. 

Assim, recomendo sempre consultar o Consulado Francês que realiza os processos de emissão de vistos no seu estado. 

Tipos de visto para Paris

Agora que você já tem uma pequena ideia de quais documentos são exigidos para tirar um visto para Paris, que tal conhecer quais são as suas principais modalidades? 

Visto de estudante 

Visto ideal para quem deseja iniciar ou concluir o ensino superior, estudar francês ou apenas participar de algum curso livre (como culinária, por exemplo) na França. 

O pedido deste visto custa algo em torno dos 50 euros e exige uma lista de documentos específicos, como: 

  • Número do processo no Campus France (se aplicável) devidamente concluído;
  • Comprovação de pré-inscrição ou inscrição em uma instituição de ensino superior, com especificação das datas de início e término do curso, ou inscrição em um curso de língua francesa reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional da França, com uma carga horária mínima de 20 horas semanais;
  • Declaração de apoio financeiro dos pais ou comprovação de autofinanciamento no valor de 615€ por mês, devidamente autenticada em cartório (os valores estão sujeitos a alterações, portanto, é aconselhável verificar as informações mais recentes no site oficial e no serviço público francês);
  • Comprovante de acomodação para um período mínimo de 90 dias, que pode ser uma reserva de hotel, um contrato de aluguel de imóvel ou uma carta-convite de um residente na França, acompanhada do respectivo comprovante de residência e cópia da carteira de identidade ou do passaporte do anfitrião, bem como das documentações do visto e do título de residência, se aplicável.

Visto de trabalho 

Agora se o sonho for embarcar para Paris, ou outra cidade da França, para trabalhar e, assim, fazer a vida por lá, você terá que tirar um passaporte de trabalho. 

O pedido deste visto custa 99 euros e os documentos exigidos para emiti-lo são os mesmos citados no tópico anterior mais alguns outros, como: 

  • Carta de Emprego (que especifica horas de trabalho, salário, benefícios e período de contratação – fornecida pelo empregador);
  • Cópia do diploma mais recente.

Visto Visiteur 

Pensando em passar uma temporada para relaxar ou visitar algum parente em solo francês? O Visto Visiteur é o ideal para você! 

Este visto custa em volta dos 99 euros e não permite que o estrangeiro trabalhe no país. 

Já os documentos necessários para emiti-lo são: 

  • Carta explicando a razão do pedido de residência;
  • Declaração de não pretender exercer atividades remuneradas na França, redigida à mão e devidamente assinada;
  • Documento que descreve a situação socioeconômica no Brasil, incluindo informações sobre férias sabáticas, aposentadoria, vínculos empregatícios, entre outros;
  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento;
  • Atestado de conduta e antecedentes criminais favoráveis;
  • Justificação dos meios de subsistência, que inclui a declaração completa do imposto de renda, comprovantes de pensão ou aposentadoria, informações sobre investimentos, entre outros recursos financeiros;
  • Declaração de idoneidade financeira junto a instituições bancárias;
  • Comprovação de cobertura médica durante todo o período de estadia na França. 

Visto para empreendedores

Para levar o seu empreendimento ou negócio para Paris também precisa de visto específico para isso. 

O preço desse visto pode variar de acordo com o tipo de negócio, contudo, a lista de documentos não é tão extensa. 

Além dos documentos básico já citados, o visto para empreendedores exige que o requerente comprove os seguintes requisitos: 

  • Certificado de Mestrado ou evidência de pelo menos cinco anos de experiência profissional;
  • Comprovação de solidez financeira junto a instituições bancárias;
  • Plano de negócios viável. 

Tenho cidadania europeia, é preciso visto?

Como prometido, é chegado o momento de explicar como funciona a forma mais fácil de viajar para diversos lugares do mundo! 

Assim: 

Não! Paris NÃO precisa de visto, caso você já possua a cidadania europeia, como a italiana, portuguesa e espanhola, por exemplo. 

Ou seja, se você tem o passaporte vermelho, poderá ficar na capital da França por mais de 90 dias de forma legal e sem precisar apresentar visto. 

Além disso, todas as etapas burocráticas e documentos obrigatórios para brasileiros emitirem um visto francês se tornam totalmente dispensáveis. 

Aliás, será necessário apenas realizar a solicitação de um documento chamado de Carte de Séjour, que é uma espécie de carteira de identidade para estrangeiros.  

Com esse documento em mãos, você também terá acesso a todos os benefícios que o país oferece a seus cidadãos, como seguro saúde e auxílio moradia. 

Paris precisa de vista: cidadania europeia

E agora: Paris, lá vamos nós! 

Em resumo, Paris precisa de visto para determinadas situações, como para quem deseja morar, estudar ou trabalhar por lá! 

Já os brasileiros que desejam apenas turistar (até 90 dias) na França não precisam de visto. 

Contudo, agora que você já conhece uma forma mais fácil de entrar em mais de 180 países (incluindo a França) sem precisar de visto, que tal investir na conquista da SUA cidadania europeia

A Cidadania4u é uma empresa que une a tecnologia e a experiência de mais de 500 especialistas para que você possa conquistar o sonho da cidadania de forma mais fácil, rápida e sem burocracia!  

Entre em contato e passe a fazer parte de um mundo cada vez mais sem fronteiras!